JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Compromissos

Inicie como de costume, com música, oração feita por alguém mais velho, ou algum jovem que tenha se voluntariado.



Introdução



Encenação, conversa entre 2 jovens:



- O que vc vai fazer amanhã?



- Amanhã eu vou ajudar meu irmão, depois vou conversar um pouco com a minha mãe, por que eu sei que ela gosta disso, afinal ela fica sozinha todos os dias...

Depois vou terminar de ler um livro, telefonar para um amigo que disse que precisava falar comigo e a noite eu vou a igreja com meu pai, ele gosta muito da minha companhia, o faz não se sentir só.



- Que legal! Você tem muitos compromissos. Gosta de todos eles?



- Gosto sim, pois sei que é certo ajudar ao próximo, sei que é fundamental para uma amizade a presença constante, o interesse e o diálogo, por isso sempre falo ou me encontro com meus amigos, eles sabem que podem contar comigo pois eu os escuto quando estão com problema, e os aconselho às vezes.



- É, e da mesma forma é com Deus, afinal Ele é como um amigo. Devemos demonstrar interesse conversando com Ele, contando das alegrias, tristezas, por que Ele também nos consola, nos ajuda. Igual um amigo mesmo!



- Você é um jovem de sorte pois sabe dar valor às coisas certas, aos relacionamentos e tem um compromisso com eles, e também um compromisso de amizade com Deus!



AMIGOS



Quais eram as ilustrações que Jesus usava para ensinar ao povo acerca do Seu reino? A que se assemelhava o Seu Reino? Sua ênfase não era no que havia para comer, usar, cultuar. Nenhuma dessas coisas. Ele incentivou ao povo a viver da

maneira como Ele vivia, e a tratar as pessoas como Ele as tratava.



Os relacionamentos representavam a fachada e o miolo da vida cristã. Jesus afirmou que a maneira como uma pessoa trata as outras revelaria ao mundo se ela era ou não cristã. Ele ensinou que a espécie de amor que Ele demonstrou, quando viveu aqui na Terra, é modelo para como devemos amar os outros.



João, um dos discípulos mais achegados a Jesus, realmente colocou essa mensagem em seu coração. Tempos depois, ao escrever as cartas da Bíblia, ele disse que na verdade ninguém consegue amar a Deus mas não ama as pessoas, e se alguém diz que ama a Deus mas não ama as pessoas, está proferindo uma mentira.



(I João 4:20)



Se existe alguma coisa em que você deve investir, é em um relacionamento. Na verdade, eles podem ser o que você irá somar de melhor, talvez a sua maior riqueza. Mas se lembre que eles devem ser cultivados e aprimorados. Isso só é

possível com atitudes sinceras e que mostrem interesse pelos outros.



FAMÍLIA



“Há um círculo sagrado em torno de cada família, que deve ser preservado. (...)

O círculo do lar deve ser considerado como um sagrado lugar, símbolo do céu, espelho em que nos refletir a nós mesmos. Podemos ter amigos e associações, mas na vida do lar não devem eles interferir. Deve ter-se um forte senso de

propriedade, experimentando-se sentimentos de tranqüilidade, repouso, confiança.” – O Lar Adventista, pág. 177



É na família que encontramos apoio quando tropeçamos. É com o pai que ganhamos orientações, conselhos. E é a mãe quem consola. Os irmãos trazem alegria com sua amizade verdadeira. A família é o tesouro mais precioso que Deus poderia nos dar aqui na Terra. Devemos cuidar dela. Dar atenção a todos os membros e trabalhar para que ela permaneça unida por muito tempo.



É desejo de Deus que encontremos no lar um pedacinho do Céu, portanto devemos fazer nossa parte para alcançar esse desejo divino.



Selar um compromisso com a família. É importante que os membros da família orem juntos para que Deus também faça parte deste lar.



ESTUDOS



Ellen White disse: “É no lar que a educação da criança deve iniciar-se. Ali está sua primeira escola” – Orientação da Criança, pág. 17.



“A verdadeira educação significa mais que um certo curso de estudo. É vasta.

Inclui o harmônico desenvolvimento de todas as aptidões físicas e das faculdades mentais. Ensina o amor e o temor de Deus, sendo o preparo para o fiel desempenho dos deveres da vida.”- Orientação da Criança, pág. 293.



Pablo nunca freqüentou a faculdade, mas desde que se tornou cristão já leu a Bíblia mais de 50 vezes. Hoje ele tem uma posição de autoridade dentro de uma empresa. Os homens que trabalham sob sua direção têm formação acadêmica mais

avançada, mas nunca imaginariam que ele estudou menos. Eles pedem sua ajuda em complicadas questões jurídicas, e acham seus conselhos sábios e inteligentes.



Faça um compromisso firme com os estudos, mas nunca os coloque na frente do compromisso que deve ter com Deus pois Ele é a maior fonte de sabedoria.



LAZER



Lembre-se: o tempo é precioso; use-o com sabedoria.



O lazer é algo que traz prazeres, faz você esquecer o resto do mundo e os problemas por um tempo. Mas deve ser bem administrado pois é algo sem muita importância.



O lazer não é para você se isolar das pessoas, é para ser praticado com os amigos pois fortalece o compromisso que tem com eles.



Você deve ter o lazer como um compromisso pois a vida não é só estudos e trabalho. Mas é no lazer que você mistura todos os outros compromissos que tem: os amigos, a família, os estudo e Deus.



Pois enquanto você caminha por um parque pode meditar em tudo de bom que Deus tem feito em sua vida. Ou então praticar um esporte com seus amigos. Ajuda nos estudos pois se exercitando você estará descansando a mente, assim terá mais facilidade de concentração e memória para o hora de estudar.



DEUS



O relacionamento com Deus interfere e alerta todos os outros relacionamentos que você constrói durante a vida. Portanto, leve-o a sério para que tudo fique em seu devido lugar e sua existência tenha sentido.



Quem sobre a Terra pode provar que Deus existe? Mas e daí? Querer que tudo se prove é um exagero! Vamos supor que você queira que tudo na vida seja provado, sem deixar espaço para a confiança e a fé. Então você nunca mais

despacharia correspondência pelo correio. Você diria ao balconista da loja do correio “prove-me que esta carta chegará ao destino, senão não pagarei os selos!” Você também não compraria nada no supermercado. Quem sabe se um

terrorista colocou veneno naquela inocente caixa de cereais matinais? E voar?

Precisa-se de ter fé para voar. Como é que você confiaria em um piloto que nunca viu, e entraria num avião usado desde a segunda guerra mundial? Vamos falar francamente, não há como viver querendo provas de tudo porque a fé faz

parte de quase todas as nossas atividades.



É estranho que as pessoas exercem fé para fazer sua vida funcionar, e, no entanto acham que é impraticável exercer fé quando o tema é religião. Nem o sistema judiciário exige prova absoluta. Tudo que se precisa ter é “algo mais

que uma dúvida razoável” para prender alguém por décadas.



Se você tem fé no motorista do ônibus então tenha fé em Deus porque existe uma diferença enorme: Deus é muito mais poderoso e te ama de mais!

Aproveite os momentos a sós e renove sua amizade com Deus. Este é o verdadeiro compromisso e é que vai sustentar todos os outros.


Colaborador: Júlia