JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Jovem voce decide



1 MOMENTOS DE LOUVOR E ORAÇÃO





2 APRESENTAÇÃO





Boa tarde! O tema de nosso culto jovem Você Decide, foi inspirado no famoso programa de mesmo nome exibido pela Rede Globo nos anos 90. O programa apresentava uma história polêmica onde o personagem principal era sempre obrigado a fazer uma escolha, os telespectadores, através do telefone decidiam pelo personagem, e conseqüentemente definiam o final da história. O programa obtinha altos índices de audiência e permaneceu no ar por muitos anos. Hoje vocês terão a oportunidade de decidir o final de uma história que iremos narrar e encenar. Fique atento por que aqui VOCÊ DECIDE!









3 NARRATIVA - parte I

Esta é a história de Jairo Alves, o J.A.

J.A freqüenta uma igreja regularmente, uma vez por semana, apesar desta igreja ter outros 4 encontros durante a semana. Mas tudo bem, maioria dos membros da sua Igreja só aparecem uma vez por semana mesmo, o que o deixa a impressão que as outras reuniões não são importantes. O que nos interessa mesmo, é que J. A é membro desta igreja desde pequeno, e provavelmente, ele seguiu o bom exemplo dos seus pais, como ainda em muitos aspectos ainda segue. J.A vive um conflito consigo mesmo, pois acredita que o estilo de vida que sua igreja ensina é o meio para se livrar da condenação do juízo final, mas não é o estilo de vida que lhe agrada! Vou tentar explicar. Jairo quer viver como vivem os jovens do mundo, mas sem perder ua vaga no céu. Então o que J.A faz:



No culto ele canta a música MAIOR QUE TUDO do ministério Está Escrito, mas urante a semana só escuta AMOR MAIOR do Jota Quest, um grupo de música pop.



Quando está com seus amigos fala sem parar, conversa sobre udo, o tempo todo, diversão, amor, prazer e problemas, menos sobre a sua fé, mas na igreja na hora em que pode falar, fica quieto, pois não tem nada a dizer.



A oração que devia ser algo constante na vida de um jovem que deseja ser de fato cristão, são raras em sua vida. Tirando as três orações que ele participa na Igreja, deveriam ser quatro, mas ele sempre chega depois que é feito a primeira, ele faz suas orações decoradas para as refeições e para levantar e para dormir, isto quando não está com muita fome ou muito cansado.



Ele tem uma Bíblia que nunca lê. Se você pedir para ele encontrar uma passagem qualquer, que não esteja em Gênesis ou apocalipse, você vai precisar de paciência. Mas não é falta de capacidade, pois ele sabe centenas de coisas de

cor, dê a ele um celular, um computador,e ele vai remexer tanto neles até aprender tudo sobre eles; ou pergunte o enredo deste ou daquele filme, e ele irá lhe contar em todos os detalhes.



J.A é jovem e disposto, peça para ele participar de uma competição, e ele fará qualquer coisa, nada parecerá difícil. Convide para ir a uma festa em um lugar bem distante, e se a galera estiver lá, ele irá, mesmo que esteja chovendo. Só não o convide para servir a Cristo, pois ele não se sentirá capaz nem disposto.



Este é Jairo Alves, o nosso J. A, um membro de igreja, que está cumprindo um papel terrível, pois seu modo de vida está sendo copiado pelos novos conversos.

Seu modo de vida ao invés de inspirar os outros a serem fiéis ao Senhor leva as pessoas a se afastarem de Cristo. Jairo é um jovem indeciso, não se decide em ser um cristão de verdade ou se abandona tudo e vai viver a vida dos seus amigos. Hoje J.A deverá tomar uma decisão quanto a sua vida espiritual, pois continuar vivendo assim é um perigo para si e para toda a Igreja. Hoje deverá escolher entre se tornar um verdadeiro cristão ou se desviar de uma vez. Mas lembre-se que hoje VOCÊ DECIDE!







4 PARA REFLETIR

1. Mas se os cristãos o são apenas de nome, são como o sal que perdeu o sabor. Não exercem nenhuma influência para bem no mundo. São, pela falsa representação de Deus, piores que os incrédulos.



2. DTN, pág. 306.



3. Muitos se têm na conta de cristãos, simplesmente porque concordam com certos dogmas teológicos. Não introduziram, porém, a verdade na vida prática.

Não creram nela nem a amaram; não receberam, portanto, o poder e a graça que advêm mediante a santificação da verdade. Os homens podem professar fé na verdade; mas, se ela não os torna sinceros, bondosos, pacientes, dominados, tomando prazer nas coisas de cima, é uma maldição a seu possuidor e, por meio de sua influência, uma maldição ao mundo. DTN , PP 309,310



5 CONSULTANDO DEUS

1.. Não estamos sendo radicais demais com o Jairo? Afinal de contas ele está tentando ser cristão, ainda é tão jovem, com o tempo ele se tornará um verdadeiro crente. Por que ele tem que decidir agora?





2.. Deixe citar algo que li no o livro parábolas de Jesus:

Alguns há, que parece sempre buscarem a pérola celestial. Não renunciam, porém, completamente a seus maus hábitos. Não morrem para o próprio eu, para que Cristo viva neles. Por este motivo, não acham a pérola valiosa. Não venceram sua ambição profana e seu amor às atrações do mundo. Não tomam a cruz e não seguem a Cristo no caminho da abnegação e sacrifício. Quase cristãos mas não plenamente, parecem estar perto do reino do Céu, mas não podem ali entrar. Quase, mas não completamente salvos, significa estar não quase, porém completamente perdidos. PJ, pág. 118





6 CONCURSO



7 ELES TAMBÉM DECIDIRAM:



1. Daniel: decidiu não se contaminar com a comida do rei da Babilônia, mesmo correndo risco de vida! Que coragem!



2. José: Decidiu ser fiel a Deus, mesmo longe de casa, onde não haveria ninguém para o condenar, preferiu honrar ao Senhor a si mesmo. Estamos com falta de Josés hoje em dia



3. Pilatos: decidiu condenar Jesus para não perder seu cargo e seus amigos.

Como vemos isto hoje em dia! Quantos jovens fazem coisas estranhas a um cristão, só para não perder os amigos!



4. Judas: decidiu trair Jesus, pois não podia viver sem as 30 moedas, e acabou não aproveitando uma sequer! Traímos Jesus, para aproveitar os prazeres do mundo, e não aproveitamos a vida que ele oferece!





8 NARRATIVA PARTE II



Vamos voltar a nossa história. Jairo participou de um culto especial e ficou impressionado, quando o pastor fez um apelo para os jovens viverem a vida cristã de verdade, que era necessário tomar uma decisão.Ele se levantou com os demais e o pastor orou com ele. Isto foi num sábado à noite. Mas eis que chega o dia seguinte e ele tem de decidir como vai viver daqui em diante Ele tem que decidir:



Opção 1

1. Continuar vivendo do jeito que está, até que o Espírito de Deus o transforme milagrosamente, sem ter que abandonar seus prazeres, seus amigos sua namorada que não é cristã.



ou



Opção 2



2. Viver a vida cristã em totalmente, dedicando tempo em seu relacionamento com Deus através da oração estudo e testemunho, evitando tudo o que for proibido e prejudicial à vida espiritual, romper seu relacionamento com sua namorada e testemunhar de Cristo para seus amigos, mesmo que seja motivo de zombaria.



O que vocês decidem? Escrevam no papel que vocês receberam a opção que vocês julgam melhor para Jairo Alves o nosso J.A.





9 RESULTADO

Bem já temos o resultado



Jairo decidiu se tornar um verdadeiro cristão. Perdeu alguns amigos. Mas ganhou outros. Defez o namoro. Mas encontrou uma jovem cristã que o ama de verdade. Resolveu estudar medicina e se tornou um médico missionário.



É muito fácil tomarmos decisão espiritual pelos outros. Mas a decisão de ser fiel a Deus é pessoal e intransferível, ninguém pode faze-la por nós. Muitos sabem que precisam se decidir, mas adiam, para aproveitar as coisas que terão de abandonar para serem realmente cristãos. Mas só existem dois lados no conflito, não decidir por Cristo é decidir-se pelo Diabo, não ser de Cristo, é pertencer ao inimigo.



Entregamos o coração a Cristo, no altar muitas vezes, mas o pedimos de volta a saída da Igreja.



Esta decisão se torna real a partir das escolhas que fazemos em nos aproximar de Deus através da comunhão. Abrir o coração a Deus, nada mais é do que abrir a sua Palavra e estudar, abrir a boca para cantar testemunhar e orar. Como diz o hino:

Hoje tu tens a escolha, vida ou morte qual vai aceitar.



10 DEVOCIONAL



11 HINO FIEL A TODA PROVA

Colaborador: Mark