JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Vivendo um ano de Enoque

Abertura: (2 minutos)-

Música: (5 min.)-

Oração: (2 min.)-

Introdução: (5 min.)-

Biografia de Enoque: (4 min.)-

1º, 2º e 3º Passos: (10 min.)-

Música ‘especial’: (5 min.)-

Envolvimento: (5 min.)-

Louvor: (10 min.)-

4º, 5º e 6º Passos: (10 min.)-

Momento OI: (5 min.)-

7º Passo (Conclusão): (5 min.)-

Música congregacional: (5 min.)-

Oração:

********************************************************************



 Abertura: (Pode-se fazer em forma de jogral)

Começa mais um novo ano.

Novos desafios,

novos projetos,

novas oportunidades.

FP 3:12

Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.

FP 3:13

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,

FP 3:14

Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Neste ano serão 365 dias com Jeová

365 nos quais as misericórdias do Senhor se renovarão a cada manhã.

365 para comunhão com Jeová e para a pregação do evangelho

365 dias para salvar do pecado e guiar no serviço

JS 1:9

Esforça-te, e tem bom ânimo;

não temas,

nem te espantes;

porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.



 Música congregacional – de invocação: (Teu Poder, Vem habitar em nós...)



 Oração (Por uma pessoa convidada com antecedência)

 Introdução: este é o ano do discipulado, ano da conexão com Deus, tempo de declarar: Já fiz minha escolha: Sou de Jesus. Isto nos faz lembrar de uma pessoa que podia e pode dizer isto com toda certeza: Enoque.

A comunhão de Enoque com Deus era tão intima que Deus o tomou para si.



E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. GN 5:24



Que maravilhosa dádiva esta comunhão proporcionou a Enoque. Ele escolheu viver com Jeová e Ele o tomou para si. Ele pôde declarar: Sou de Jesus.

Devemos tomar como meta andar com Deus assim como Enoque andou. Nesta tarde refletiremos sobre a vida deste abençoado homem, a partir do seguinte texto:



Enoque escutou dos lábios de Adão a dolorosa história da queda e a preciosa promessa da condescendente graça de Deus em oferecer o dom de Seu Filho como Redentor do mundo. Creu nela e sobre ela repousou. Enoque era um santo homem. Servia a Deus com singeleza de coração. Compreendeu a corrupção da família humana e separou-se dos descendentes de Caim, reprovando-os por sua grande maldade. ... Sua alma se agitava ao testemunhar diariamente como pisavam a autoridade de Deus. ... Decidiu separar-se deles e gastar muito de seu tempo em solidão, devotando-se à reflexão e oração. Esperava diante de Deus e orava para conhecer mais perfeitamente a Sua vontade, a fim de poder realizá-la. Deus comunicava-se com Enoque por intermédio de Seus anjos, dando-lhe instrução divina. Fez-lhe saber que não suportaria para sempre a rebelião do homem - que Seu propósito era destruir a raça pecadora pelo derramamento de um dilúvio de água sobre a Terra. A Verdade Sobre os Anjos pág. 66.

(Seria interessante projetar este texto na parede para que todos os irmãos possam lê-lo. E a cada passo apresenta-lo novamente)



Podemos encontrar nesta passagem 7 passos pelos quais Enoque andou e obteve comunhão plena com Jeová. Enoque viveu 365 anos, que nestes 365 dias que temos em um ano, fazendo um paralelo com os anos de Enoque, possamos nos aproximar do Senhor. É-nos possível seguir estes passos e assim termos a maior e mais importante bênção que podemos alcançar neste ano: viver em comunhão com Jeová.



 Biografia de Enoque:

Poucas porém profundas são as informações contidas na Bíblia sobre Enoque.

O que A Bíblia diz sobre Enoque?



E viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque. GN 5:18

E viveu Jerede, depois que gerou a Enoque, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. GN 5:19

E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém. GN 5:21

E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas. GN 5:22

E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. GN 5:23

E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. GN 5:24

Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus. HB 11:5

E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; JD 1:14





 1º Passo: Enoque escutou dos lábios de Adão a dolorosa história

Como Enoque nós devemos crer em nossos profetas. Deus inspirou nossos antepassados, homens santos, a fim de nos transmitir Sua Palavra. Podemos encontrar na Bíblia e nos inspirados escritos do Espírito de Profecia a perfeita vontade de Deus para a nossa vida. Assim poderemos nos preparar para o breve encontro com Jesus.

Desde os dias de Enoque, a promessa foi repetida por meio de patriarcas e profetas, mantendo viva a esperança do aparecimento de Jesus. O Desejado de Todas as Nações pág.31

Enoque, o sétimo depois de Adão, sempre estava profetizando a vinda do Senhor. Este grande acontecimento lhe fora revelado em visão. Abel, embora morto, está sempre falando do sangue de Cristo que, unicamente, pode tornar perfeitas nossas ofertas e dádivas. A Bíblia acumulou e juntou os seus tesouros para esta última geração. Todos os grandes acontecimentos e solenes realizações da história do Antigo Testamento estão se repetindo na Igreja nestes últimos dias. Moisés ainda está falando ali, ensinando a renúncia de si mesmo ao desejar ser riscado do Livro da Vida por causa de seus semelhantes, para que pudessem salvar-se. Davi está dirigindo a intercessão da Igreja pela salvação de almas até aos confins da Terra. Os profetas ainda estão testemunhando dos sofrimentos de Cristo e da glória que se seguiria. Ali, todas as verdades acumuladas nos são apresentadas vigorosamente, para que possamos tirar proveito de seus ensinos. Estamos sob a influência do todo. Que pessoas nos convém ser, tendo-nos sido concedida como herança toda esta rica luz? Concentrando toda a influência do passado com a nova e crescente luz do presente, maior poder é dado a todos os que seguirem a luz. Sua fé aumentará e será posta em ação no tempo presente, suscitando uma energia e um fervor intensamente ampliado e, pela confiança em Deus e Seu poder de reabastecer o mundo e enviar a luz do Sol da Justiça até os confins da Terra. Mensagens Escolhidas - Volume 3, pág. 339

"Homens santos falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo." II Ped. 1:21.



 2ºPasso: Enoque creu nela (Palavra de Deus) e sobre ela repousou.

Não basta conhecer a Palavra de Deus. É preciso que creiamos nela e a sigamos. Pois nela encontramos o caminho para a vida eterna.

A alma que comunga com Deus por meio das Escrituras, que ora pedindo iluminação e abre a porta do coração ao Salvador, não terá más cogitações, desígnios mundanos ou desejos ambiciosos de honra ou distinção em qualquer setor. Aquele que procura a verdade como a tesouro escondido, encontrá-la-á no meio de comunicação de Deus com o homem, Sua Palavra. Disse Davi: "A revelação das Tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples." Sal. 119:130. Isto não se refere aos que são fracos no intelecto, mas aos que, seja qual for sua posição, têm um verdadeiro senso de sua necessidade de comungar com Deus como o fazia Enoque. A Palavra de Deus enobrecerá a mente e santificará o instrumento humano, habilitando-o para tornar-se um cooperador com os instrumentos divinos. A elevada norma da santa lei de Deus significará muitíssimo para ele, como norma de toda sua vida prática. Significará santidade, que é a integridade para com Deus. A Palavra é espírito e vida, e, se for introduzida na prática diária, enobrecerá toda a natureza do homem. Abrir-se-á para sua alma uma visão tal do amor do Salvador, como descrita pela pena da Inspiração, que sua alma se desfará em ternura e contrição. Medicina e Salvação pág. 124

 3º Passo: Servia a Deus com singeleza de coração. Enoque ocupava seu tempo em pregar a mensagem de Deus aos homens.

Enoque, o sétimo depois de Adão, olhou antecipadamente, pelo espírito de profecia, para o segundo advento de Cristo em poder e glória, e exclamou: "Olhem! O Senhor virá com muitos milhares dos Seus anjos." Jud. 14, BLH.

O infinito, insondável amor de Deus mediante Cristo, tornou-se dia e noite o objeto de suas meditações. Com todo o fervor de alma, procurava revelar esse amor ao povo no meio do qual vivia. Patriarcas e Profetas, pág.19

O andar de Enoque com Deus não era em transe ou em visão, mas em todos os deveres da vida diária. Não se tornou eremita, isolando-se inteiramente do mundo; pois tinha no mundo uma obra a fazer para Deus. Obreiros Evangélicos pag. 53



Aquele que na verdade ama e teme a Deus, esforçando-se, com sinceridade de propósito, a cumprir a Sua vontade, colocará ao serviço de Deus, corpo, espírito, coração, alma e forças. Foi isto que se deu com Enoque. Ele andou com Deus. ... Os que estão resolvidos a fazer da vontade de Deus a sua própria, têm de servir e agradar a Deus em tudo. Então o caráter será harmonioso e bem equilibrado, coerente, animoso e verdadeiro. Mente, Caráter e Personalidade (Vol. 1) pág. 51.

Enoque se tornou um pregador da justiça, tornando conhecido do povo o que Deus lhe revelara. Aqueles que temiam ao Senhor procuravam este santo homem, para partilharem de sua instrução e orações. Trabalhavam publicamente também, apregoando a mensagem de Deus a todos os que desejavam ouvir as palavras de advertência. Seus labores não se restringiam aos setitas. Na terra em que Caim procurara fugir da presença divina, o profeta de Deus tornou conhecidas as maravilhosas cenas que haviam passado ante a sua visão. "Eis", declarou ele, "que é vindo o Senhor com milhares de Seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade." Jud. 14 e 15. Patriarcas e Profetas, pág.86







 Envolvimento: Poderá ser feito nesta parte uma reflexão sobre a História Folha em branco. Depois de contada a história, entregar-se-á uma folha para cada pessoa da igreja ( poderá ser entregue também pala manhã, e dizer aos irmãos que tragam a folha à tarde, assim cria-se uma expectativa para o culto da tarde). Os irmãos terão dois minutos (ou menos) para escrever sete passos que ele quer dar neste ano (planos, projetos...)



 Louvor:



 4º Passo: Compreendeu a corrupção da família humana e separou-se dos descendentes de Caim.



Em meio de uma vida de ativo trabalho, Enoque mantinha firmemente sua comunhão com Deus. Quanto maiores e mais urgentes eram seus trabalhos, mais constantes e fervorosas as suas orações. Ele perseverava em excluir-se a certos períodos, de toda sociedade. Depois de permanecer por certo tempo entre o povo, trabalhando para o beneficiar por meio de instruções e exemplos, costumava retirar-se, a fim de passar um período em solidão, com fome e sede daquele conhecimento divino que só Deus pode transmitir. Obreiros Evangélicos pag. 52

Enoque era um santo homem. Servia a Deus com singeleza de coração. Compreendeu a corrupção da família humana e separou-se dos descendentes de Caim, reprovando-os por sua grande maldade. Existiam na Terra aqueles que reconheciam a Deus, e O temiam e adoravam. Mas o justo Enoque era tão afligido pelo crescente mal da impiedade, que não se associava com eles diariamente, temendo ser afetado por sua infidelidade e que seus pensamentos não considerassem a Deus com a santa reverência que era devida ao Seu exaltado caráter. História da Redenção, pág. 57



 5º Passo: gastar muito de seu tempo em solidão, devotando-se à reflexão

[Enoque] escolhia certos períodos para retiro, não desejando que as pessoas o encontrassem, pois elas interrompiam sua santa meditação e comunhão com Deus. Spiritual Gifts, vol. 3, pág. 56.

Comungando assim com Deus, Enoque chegou a refletir mais e mais a imagem divina. Seu semblante irradiava santa luz; a mesma que brilhava no rosto de Jesus Cristo. Ao sair dessa divina comunhão, os próprios ímpios contemplavam com respeito o cunho celeste estampado em sua fisionomia. Obreiros Evangélicos pag. 52



Angustiado pela crescente iniqüidade dos ímpios, e temendo que a deslealdade deles pudesse diminuir sua reverência para com Deus, Enoque evitava a associação constante com os mesmos, e passava muito tempo na solidão, entregando-se à meditação e oração.

Enoque, separando-se do mundo, e gastando muito de seu tempo em oração e comunhão com Deus, representa o leal povo de Deus nos últimos dias, que se há separar do mundo. História da Redenção (Português) pág.60





 6º Passo: e orava para conhecer mais perfeitamente a Sua vontade, a fim de poder realizá-la.

Enquanto empenhados em nosso trabalho diário, devemos erguer a alma ao Céu em oração. Essas silenciosas petições ascendem como incenso perante o trono da graça; e o inimigo é confundido. O cristão cujo coração é assim firmado em Deus, não pode ser vencido. Nenhuma arte maligna pode destruir-lhe a paz. Todas as promessas da Palavra de Deus, todo o poder da graça divina, todos os recursos de Jeová, estão empenhados em garantir-lhe o livramento. Foi assim que Enoque andou com Deus. E Deus era com ele, um socorro presente em todas as ocasiões de necessidade. ... Mensagens aos Jovens, pág.249



Era assim que Enoque andava com Deus. Essas orações silenciosas sobem para o trono da graça qual precioso incenso. Satanás não pode vencer aquele cujo coração deste modo se firma em Deus. Caminho a Cristo pág. 99

Eu quisera impressionar o espírito de todo obreiro da causa de Deus com a grande necessidade de contínua, fervorosa oração. Eles não podem estar constantemente de joelhos, mas podem erguer o coração a Deus. Assim foi que Enoque andou com Deus. Review and Herald, 10 de novembro de 1885.



Irmãos, orai no lar, em família, de noite e de manhã; orai ferventemente em vosso retiro; e enquanto empenhados em vosso labor diário, erguei a alma a Deus em oração. Foi assim que Enoque andou com Deus. A oração silenciosa e fervente da alma elevar-se-á como incenso ao trono da graça e será aceitável a Deus como se oferecida no santuário. A todos que assim O buscam, Cristo Se tornará um auxílio presente em tempo de necessidade. Serão fortes no dia da adversidade. Testimonies, vol. 4, pág. 616.



 Momento OI:

Momento da oração intercessória. Uma pessoa apresenta uma lista de nomes de pessoas que precisam de intercessão e dá oportunidade para alguém apresentar um nome. Após isto, convida-se a congregação para se ajoelhar e orar durante um minuto, em oração silenciosa. O condutor deverá dizer amém no microfone depois de decorrido o minuto de oração. (Pode-se variar o modo deste momento, porém não se deve ultrapassar o tempo de 5 minutos).



 7º Passo: Deus comunicava-se com Enoque por intermédio de Seus anjos, dando-lhe instrução divina.

Enoque continuou a crescer celestialmente enquanto se comunicava com Deus. ... O Senhor amava Enoque porque Ele firmemente O seguia, aborrecendo a iniqüidade, e fervorosamente buscava conhecimento celestial, para fazer com perfeição a Sua vontade. Anelava unir-se ainda mais estreitamente a Deus, a quem temia, reverenciava e adorava. Signs of the Times, 20 de fevereiro de 1879.

Se a Jeová nos achegarmos com fé, transmitir-nos-á pessoalmente os Seus mistérios. Nosso coração arderá muitas vezes dentro de nós ao aproximar-Se Alguém para comungar conosco como fez com Enoque. Os que decidem não fazer, em qualquer sentido, coisa alguma que desagrade a Deus, depois de Lhe apresentarem seu caso, saberão a orientação que hão de tomar. E não receberão unicamente sabedoria, mas força. O Desejado de Todas as Nações, pág. 668.



Enoque representa os que ficarão sobre a Terra e serão trasladados sem experimentarem a morte. Representa o grupo que deverá viver entre os perigos dos últimos dias, aqueles que serão rodeados de toda corrupção, vileza, pecado e iniqüidade, mas ainda assim se manterão imaculados. Podemos proceder como Enoque. Foi tomada provisão em nosso favor. ... Anjos de Deus, excelentes em poder, são enviados para ministrar aos herdeiros da salvação. A Verdade Sobre os Anjos pág. 66.



Almeje cultivar toda graça do caráter para a glória do Mestre. Deveis agradar a Deus em cada aspecto da formação de vosso caráter. Isto podeis fazer, porque Enoque Lhe agradou, embora vivesse num século degenerado. E há Enoques em nosso tempo. Mensagens aos jovens pág, 100



Assim como Enoque declare você também : Já fiz minha escolha : Sou de Jesus



 Música congregacional: tema “Sou de Jesus” ou Hinário adventista Nº 404



 Oração:



















FOLHA EM BRANCO



Certo dia eu estava aplicando uma prova, os alunos em silêncio tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade. Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, se dirigiu a mim e disse:

- Professor, pode me dar uma folha em branco ?

Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu:

- Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo fiz uma confusão danada e queria começar outra vez.

Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele. Aquela sua atitude causou-me simpatia.

Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só tem feito rabisco, confusões, tentativas frustradas e uma confusão danada...

Acho que agora seria um bom momento para se pedir a DEUS uma folha em branco, uma nova oportunidade para ser feliz.

Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção que demos aos ensinamentos do professor nosso DEUS. Não importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc... Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10 (dez), ser o melhor, preocupe-se apenas em ter a simpatia do Mestre. Ele está mais interessado em quem pede ajuda, portanto, só depende de você.



(Autor Desconhecido)






Colaborador: Enia Dias Gonçalves