JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Quem é Deus?

INTRODUÇÃO



Você já parou para pensar quem é Deus?

Na reverência e respeito que Ele merece?



Deus é santo e digno de nosso total respeito. Ele nos criou a sua imagem, nos deu a vida, o alimento, o ar que respiramos vem Deus, somos totalmente dependentes Dele, basta uma palavra e tudo se transforma.



Resumindo Deus é tudo. Tudo o que há de melhor no mundo. Deus é amor, bondade, misericórdia, sabedoria, perfeição, santo, digno de todo o louvor que nós podemos dar...Ele é digno da mais perfeita adoração.



Agora eu pergunto a vocês, nos como membros dessa igreja, estamos dando a Deus a perfeita adoração?



Como Deus fica triste quando um ancião ou qualquer outra pessoa tem que pedir silêncio na sua santa casa, chegar ao ponto de entregar papelzinho como se aqui fosse um lugar qualquer.

Deus é digno de total reverência e Ele esta nos vendo a todo momento. Ele presencia as nossas conversas, risadas, enfim, Ele vê tudo o que estamos fazendo na sua casa e isto esta sendo anotado por um anjo de glória.



No JA dessa tarde, vamos aprender um pouco mais sobre Deus.

E para começar nosso culto jovem ao nosso Deus, nada melhor que um LOUVOR.



Louvor:



Encenação: Deus ainda fala com as pessoas?



(antes de começar a peça uma pessoa vai a frente e diz): Será que Deus ainda fala com as pessoas? Preste atenção na cena a seguir:



Narrador: Em uma noite de quarta-feira, um jovem ouviu o pastor pregando sobre ouvir e obedecer a Deus. Já eram 10 horas da noite e ele estava confuso e queria saber se realmente Deus ainda falava com as pessoas, então começou a conversar com Deus.



Jovem: Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo. Eu irei ouvi-lo. Farei tudo para obedecê-lo...



Narrador: Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:



Voz de Deus: Pare e compre um galão de leite.



Jovem(balança a cabeça e fala alto): Deus é o Senhor?



Narrador: Ele não obteve resposta e continuou dirigindo-se para casa. Porém, novamente, surgiu o pensamento.



Voz de Deus: Compre um galão de leite.



Narrador: O jovem pensou em Samuel e como ele não reconheceu a voz de Deus, e como Samuel correu para Eli.



Jovem: Muito bem, Deus! No caso de ser o Senhor, eu comprarei o leite.



Narrador: Isso não parecia ser um teste de obediência muito difícil. Ele poderia também usar o leite. O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa. Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido.



Voz de Deus: Vire naquela rua.



Jovem: Isso é loucura, não posso, vou passar direto e fazer o retorno.



Narrador: Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua. No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua. Meio brincalhão, ele falou alto:



Jovem: Muito bem, Deus. Eu farei.



Narrador: Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia parar.

Ele brecou e olhou em volta. Era uma área misto de comércio e residência.

Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança. Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se

as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.

Novamente, ele sentiu algo:



Voz de Deus: Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua.



Jovem: O que eu faço agora? Deus o Senhor quer que eu vá ate lá?



(o jovem faz que vai, mas volta)



Jovem: Senhor, isso é loucura. Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?



Narrador: Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite. Finalmente, ele foi.



Jovem: Muito Bem, Deus, se é o Senhor, eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas. Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem. Eu quero ser obediente. Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não

responderem imediatamente, eu vou embora daqui.Narrador: Ele foi ate a casa e tocou a campainha, pôde ouvir uma barulho vindo de dentro, parecido com o choro de uma criança. A voz de um homem soou alto.



Homem: Quem está aí? O que você quer?



Narrador: Quando o rapaz estava prestes a fugir, a porta se abriu. Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta. Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido aquela hora.



Homem: O que é?



Jovem (entrega-lhe o galão de leite): Comprei isto para vocês.



Narrador: O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto. Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha. O homem

seguia-a segurando no braços uma criança que chorava. Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:



Homem: Nós oramos. Tínhamos muitas contas para pagar este mês e o nosso dinheiro havia acabado. Não tínhamos mais leite para o nosso bebê. Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite.



Esposa (grita da cozinha): Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco... Você é um anjo?



Narrador: O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem. Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face. Ele experimentou que Deus ainda responde os

pedidos.



Conclusão:



É claro que Deus ainda fala com as pessoas, não é como antes, quando os homens ouviam nitidamente a voz de Deus, mas Deus nos fala dessa forma, através de pensamentos. Devemos estar atentos para reconhecer a voz de Deus em nossa mente, para não sermos como Samuel que ignorava a voz de Deus apenas por não reconhece-la.



Descontração:



Louvor:



Testemunho: Apele para Deus (peça para alguém contar a história, sem ler).



Em 1939, a Alemanha saiu na frente para a guerra. Ela havia se preparado conseguindo constituir uma força aérea que era uma potência. Sua força aérea, a famosa Luftwaffe, bombardeava o que bem queria.



Certa vez, avisaram, com antecipação, que iriam bombardear o País de Gales, em tal dia , às tantas horas.



O povo daquele lugar apavorado, sem defesa, se perguntou o que poderia fazer.

Decidiram apelar a Deus e fazer um dia de jejum e Oração.



O povo da cidade inteira ficou em jejum até às 14:00 h e pedindo a Deus que realizasse o milagre de não deixar aquelas bombas alemãs destruírem sua terra.

Milhares de aviões ( Hitler e o Marechal Goering ordenavam bombardeios com 1.200 aviões ! ) atacaram o País de Gales, no dia e hora exatos, porém passaram por cima e não deixaram cair nenhuma bomba sequer. Quando a guerra acabou, em 1945,os aliados entraram em Berlim e obtiveram informação no Ministério da Aeronáutica Alemã sobre o que tinha acontecido, porque não bombardearam o País

de Gales, "Naquele dia, os aviões vinham bombardear o País de Gales, mas o comandante em chefe falou pelo microfone com os seus comandados : "como os senhores estão vendo, o país de Gales está totalmente em chamas. O fogo é tanto que já destruiu o centro da cidade. Já conseguiu alcançar os bosques em volta.

Não vamos desperdiçar nossas bombas, jogando-as numa cidade que já está destruída pelo fogo...".



Você crê no poder da Oração e do Jejum? Deus sempre nos ouve, é só pedir com fé e confiança que Ele sempre nos ajudará em meio as tempestades na vida.





Concurso Bíblico:



Encenação: A criança e o farmacêutico



Narrador: João era dono de uma bem sucedida farmácia numa cidade do interior.



Era um homem bastante inteligente, mas não acreditava na existência de Deus, ou de qualquer outra coisa, além de seu mundo material. Um certo dia ele estava fechando a farmácia quando chegou uma criança aos prantos.



Criança(chega chorando): Senhor, minha mãe esta passando muito mal e se ela não tomar esse remédio, ela vai morrer. Me ajude, por favor.



Homem(fala nervoso): Já estou com minha farmácia fechada, não esta vendo, vá em outra, estou indo embora.



Criança: Por favor, senhor, me ajude, eu te imploro. Minha mãe esta muito mal.



Homem: Tá bom, tá bom. Toma e agora vá embora que estou com pressa.



Narrador: Sua insensibilidade perante aquele momento era tal que acabou pegando o remédio mesmo no escuro, e entregando à criança.



Criança: Muito obrigado, Deus lhe abençoe (a criança sai correndo)



Homem: Oh não! Eu entreguei o remédio errado para a criança e se sua mãe tomar morrerá ma mesma hora. (Desesperado, tenta alcançar a criança, mas não tem êxito)



Homem: E agora o que eu faço, não consegui alcançar a criança.



Narrador: Sem saber o que fazer e com a consciência pesada, ajoelhou-se e começou a chorar e dizer:



Homem: Se realmente existir um Deus, que não o me deixe passar por assassino. Se existe um Deus me ajude neste momento e nunca mais duvidarei que há um Deus

maravilhoso que olha por cada um de nos.



Narrador: De repente, sentiu-lhe uma mão tocar-lhe o ombro esquerdo e ao virar, deparou-se com a criança a dizer:



Criança: Senhor, por favor, não brigue comigo, mas é que caí e quebrei o vidro de remédio. Dá para Senhor me dá outro?



Conclusão



Deus está sempre nos ajudando, nós é que não percebemos isso.



Com esta pequena ilustração podemos notar que Deus sempre esta conosco nos socorrendo. Naquele momento Deus falou com João. Deus disse a ele: Estou aqui, meu filho, existo sim...e sempre estarei no mesmo lugar, basta você me buscar.



Da mesma forma acontece comigo e com você.



Encenação: Deus Está Falando com Você...





Rapaz: Olha Deus, eu cansei. Cansei e não volto mais atrás, chega de ficar me humilhando para Ti. O Senhor não me vê, não me enxerga. Com certeza, tem pessoas muito mais importante que eu, que neste momento, o Senhor esta atendendo, né?

Então tá, não quero mais saber...e (neste momento a voz de Deus o interrompe).



Voz de Deus: Eu falo com você todo o instante, como pode dizer isso?



Rapaz: Agora que eu desisti de tudo o Senhor aparece, tarde demais agora, não quero mais, estou cansado de pedir para o Senhor falar comigo e o Senhor nem liga.



Voz de Deus: Como já disse eu falo com você todo instante, você pediu que eu falasse com você e eu mandei um pássaro começar a cantar, mas você não ouviu. Um trovão ecoou no céu, mas você foi incapaz de escutar, você pediu para me ver e eu coloquei uma estrela a brilhar no céu, mas você não notou. Você começou a gritar: Deus mostre-me um milagre

E uma criança nasceu, mas você não sentiu o pulsar da vida.

Então você começou a chorar e a se desesperar:

Deus toque-me e deixe-me sentir que você está aqui comigo...

E uma borboleta pousou suavemente em seu ombro, mas você a espantou com a mão e desiludido continuou o seu caminho triste, sozinho e com medo.



Conclusão:

Até quando teremos que sofrer para compreendermos que Deus está sempre aonde está a vida...

Até quando manteremos nossos olhos e nossos corações fechados para o milagre da vida que se apresentas diante de nós em todos os momentos ...



Não perca as bênçãos simplesmente porque elas não estão "embrulhadas" da maneira como você esperava. Espere o inesperado e confie plenamente em Deus!!!!!





Cantinho da Criança:



Peça: Escute a voz de Deus.



Apresentador: Você já ouviu Deus falar com você hoje? Não? Como não? Ele esta tentando falar com você desde cedo. Mas hoje é o seu dia de sorte, Deus esta aqui e você terá a oportunidade de ouvi-lo agora...



Oração: Meus Deus, aqui nesta tarde existem varias pessoas, que não conseguiram te ouvir, por favor, imploramos neste momento fale conosco.



Voz de Deus: Oi, como você acordou está manhã? Eu vi você e esperei, pensando que você falaria comigo, mesmo que fosse apenas umas poucas palavras, querendo saber minha opinião sobre alguma coisa ou mesmo me agradecendo por algo bom que

aconteceu em sua vida ontem.



Mas eu notei que você estava muito ocupado, tentando encontrar uma roupa que ficasse boa em você para ir para o trabalho. Então, eu esperei outra vez. Quando você correu pela casa, de um lado para o outro já pronto, Eu estava lá. Seriam certamente poucos minutos para você parar, e d izer alô, mas você estava realmente muito ocupado.



Mas, por um momento, você percebeu que ainda tinha 15 min e gastou este tempo apenas sentado em uma cadeira, sem fazer nada. Estava apenas sentado. Então eu vi você se mexer, rapidamente, e eu pensei que você queria falar comigo. Mas

você correu para o telefone e ligou para um amigo para contar as últimas fofocas.



Eu vi você, quando você foi para o trabalho, e eu esperei, pacientemente, o dia inteiro, com todas as suas atividades. Eu achei que você estaria realmente muito ocupado para dizer-me alguma coisa.



Eu notei que, antes do almoço, você olhou ao seu redor, talvez você se sentiu sem jeito ou com vergonha de falar comigo. Isto é, porque você não inclinou sua cabeça? Você procurou observar 3 ou 4 mesas e notou alguns de seus amigos

falando comigo, brevemente, antes deles começarem a comer. Mas você não falou comigo. Tudo bem! Ainda existe mais tempo, que sobrará hoje, e eu tenho esperança que você irá falar comigo ainda.



Mas você foi para casa e parecia que tinha muitas e muitas coisas para fazer ainda hoje. Depois de você ter terminado algumas delas, você ligou a televisão.

Você gastou muito do seu tempo, quase todo o seu tempo em frente da TV, não pensando em nada mais, apenas curtindo o programa. Eu esperei, pacientemente outra vez, enquanto você estava assistindo e depois começou a jantar, e o pior

você esta jantando em frente a televisão, e mais uma vez você não falou comigo!



Hora de ir para cama, hora de dormir....Eu acho que você deve estar muito cansado. Depois você disse boa noite para a sua família, pulou na sua cama, caiu no sono e dormiu rapidamente. Tudo bem, ok, porque talvez você não saiba que eu sempre estou sempre aí com você, sempre do seu lado.



Eu tenho muita paciência muito mais do que você pode imaginar. Eu mesmo quero lhe ensinar como ser paciente com as outras pessoas e como ser bom.

Eu amo tanto você que eu espero todos os dias, eu espero por um sinal seu, um simples inclinar de cabeça, uma oração, um pensamento ou um agradecimento por parte de seu coração. Sabe, é muito difícil, em uma conversa, só existir um lado, só um conversar.



Bom, você vai se levantar outra vez para um novo dia, e mais uma vez, e mais outra vez , e outra vez, e serão muitas vezes que eu ainda estarei pronto te esperando; talvez esperando por nada, mas com muito amor para você, esperando que hoje você possa me dar alguma atenção, um pouco de seu tempo.



Conclusão:



Como vocês puderam ver, Deus fala conosco. Todos os dias Ele espera por um Bom dia, Obrigado, enfim uma palavra. Mas nos na maioria das vezes não ouvimos e não estamos nem aí para o Criador, não o respeitamos e o desprezamos sempre.



Como Deus mesmo disse, Ele é muito paciente e nos espera a cada dia, mas, nós sabemos que um dia Ele vai cansar de esperar e vai vir buscar aqueles que se tornaram seus amigos.



É impossível uma amizade, uma boa conversa quando só de um lado.



Vamos analisar a nossa vida e ver se estamos dando valor a Deus, se estamos correspondendo a sua amizade sincera que Ele nos oferece a cada dia e se nós estamos nos portando corretamente na sua santa casa.



Louvor:



Oração:



Esboço do programa



Você conhece Deus???





Oração:



Introdução: Quem é Deus?



Louvor:



Encenação: Deus ainda fala com as pessoas?



Descontração:



Encenação: Deus esta falando com você!



Louvor:



Testemunho: Apele para Deus



Concurso Bíblico:



Encenação: A criança e o farmacêutico



Cantinho da Criança:



Peça: Escute a Voz de Deus.



Louvor:




Colaborador: Andréia / Americana