JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Salvo ou condenado?



OBJETIVO: Destacar a salvação pela fé através da graça de Cristo. Recordar que as obras sem a fé motivadora, não tem valor para o céu.



HINO INICIAL:



ORAÇÃO:



CENÁRIO:



Uma mesa grande onde se podem sentar comodamente três pessoas, coberta com uma toalha branca, comprida, se for possível, até o chão.



Três livros grandes sobre a mesa. Um pra cada personagem que representa a Trindade.



Uma cadeira, à direita para o anjo que chama às pessoas.



Atrás, no final do cenário, a tábua dos Dez Mandamentos (se for possível de um metro e meio de altura).



Se possível, colocar os elementos 1-4 sobre um estrado elevado uns 40 cm., pelo qual se subirá através de escadas situadas a cada lado. Os degraus devem ser forrados com um cor marrom.



Música harmoniosa com a solenidade do argumento: "Aleluia" de J. F. de Haendel e "Diaes Irae" (Dia da Ira ou Juízo Final) de G. Verdi.



Luzes, somente no cenário. O restante da igreja deve ficar escuro.



Abrir o juízo ao som de trombeta. Primeira estrofe do hino "Breve Virá".





PERSONAGENS: 1. A viúva formalista. Estilo fariseu. Cumpre a lei sem possuir o espírito que se torna válido esse cumprimento.



O profissional. Aperfeiçoador. Gasta a vida em favor da obra, porque também é obreiro denominacional.





A pecadora. Estilo publicano. Erra-se cada dia mas se arrepende. Sincera. Confessa seus pecados. Busca a Deus.





Racionalista. Duvida de tudo e de todos. Discute com Deus.





Jurado celeste. Trindade. Três pessoas. Julgam e dão assistência.



Três anjos. Um deles chama às pessoas pôr seu nome. Os outros dois acompanham as pessoas julgadas ao entrar e sair.



Voz masculina. Pode ser gravação. Fora do cenário, pronúncia gravemente a sentença cada vez que for resolvido um caso.





INTRODUÇÃO: (Pode ser dita de memória, por um jovem, diante da congregação, ou gravada antecipadamente. É importante que seja pronunciada claramente e com voz solene.)





" Depois desta coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu: e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar comigo, disse: Suba aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem conhecer. E logo fui arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra de jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda... e do trono saiam relâmpagos, e trovões, e vozes... (Apoc; 4:1-3,6)



Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou: o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo de sua cabeça como a limpa lã; o seu trono chamas de fogo, e as rodas dele fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante de dele: milhares de milhares o serviam, e milhões estavam diante dele: assentou-se o juízo, e abriram-se os livros" – Daniel 7:8,10)





(Solo de trombeta ou outro instrumento semelhante. A trindade, senta-se e abre os livros que estão sobre a mesa.)





Já pensou, querido amigo, se neste momento seu nome fosse chamado diante do Tribunal celeste, que responderia ao Senhor? Qual seria a sentença que Ele lhe daria?





(O anjo que está assentado à direita do Tribunal se levanta e chama pelo próprio nome a primeira pessoa.)





FORMALISTA: (Entra pela porta principal da igreja, acompanhada pelos dois anjos que estão de cada lado do Trono.)





1ª TRINDADE: ...(Nome da pessoa) Com méritos chegastes até aqui?





FORMALISTA: Senhor, sempre procurei cumprir tudo o que em pediu por meio de Tua Palavra: Devolvi sempre os dízimos e as ofertas dos dons que me concedeu, sem faltar nem se quer uma vez. Isto não foi fácil, Senhor, porque às vezes não tinha nem sequer para comer... meus filhos passaram fome, mas fui fiel. Aceita, Senhor, minha fidelidade.





Não faltei nem um Sábado à igreja. Cheguei sempre a tempo com minha Bíblia na mão. Seguia as instruções sem distrair-me um minuto sequer. Estudei a lição as Escola Sabatina sete vezes por semana. Li a Bíblia cada dia e aprendi de cor tantos versículos! Jejuei tantas vezes! Aceita, Senhor, minha religiosidade.



Ajudei os pobres, dividi com eles minhas poucas possessões. Visitei os enfermos, orei com eles. Aceita, Senhor, minha piedade.



Depois, me fizeste mãe. Sacrifiquei toda minha vida por estes filhos. Orei por eles dia e noite. Desde pequenos, levei-os à igreja, pontualmente. Obriguei-os a estudar a Bíblia diariamente. Não lhes permiti nunca ler livros profanos. Dei-lhes sempre um exemplo digno. Aceita, Senhor, meu sacrifício. Embora devo reconhecer que nem todos meus filhos escolheram um bom caminho, fiz o melhor por ele. Estou convencida de que estou trazendo meus talentos duplicados.



Depois, tirastes meu esposo. Foi um grande sofrimento, porém fui forte. Quanto chorei e lutei desde aquele dia, porém, enfrentei as dificuldades com valor e boa vontade. Senhor, não tenho nada de que em lamentar e creio sinceramente haver vivido da melhor maneira, o tempo que me destes. Aceita, senhor, minha conversão.



2ª TRINDADE: (Nome) Nem todos o que me diz: Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Nunca vos conheci!



1ª TRINDADE: (Nome) E quando jejuardes, não vos mostrei contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto.





Hipócritas, já profetizou daquelas pessoas conforme disse Isaías: " Este meu povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens" (Isaías 29:13,citado em Mateus 15: 8,9)



Deixastes meus mandamentos para cumprir tradição de homens. Anulastes os mandamentos para conservar tuas tradições.





Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes irão diante de ti no Reino dos Céus, porque fizeste tudo isto sem crer, porém eles creram. Não arrependestes de tuas faltas. (Nome)



Tua justiça para nada seva diante de Mim. Tuas obras estão vazias do verdadeiro amor que as torna aceitáveis diante de meus olhos.



Embora, fostes aparentemente fiel, sacrificada, piedosa, religiosa e convertida, não é digna do Reino dos céus. Faltou-lhe o verdadeiro amor.



VOZ: APARTAI-VOS DE MIM, VÓS QUE PRATICAIS A INIQÜIDADE.



FORMALISTA: Mas, Senhor, não entendo... Tu querias outra coisa. Fiz tudo o que me pediu... meu sacrifício... minha religião (chorando).



VOZ: APARTAI-VOS DE MIM, NÃO VOS CONHEÇO. (Música, "Dia da Ira" de Verdi. Entretanto, chorando, retira-se, acompanhada pelos dois anjos).



PECADORA: (Entra com um aspecto humilde acompanhada pelos anjos. Representa a justificação pela fé. É chamada pelo próprio nome, pelo anjo que está à direita do Trono.)



1ª TRINDADE: (Nome) - Com que méritos chegou até aqui?



PECADORA: Senhor, afasta-Te de mim, que sou mulher pecadora (com o rosto voltado para baixo olhando a terra). Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecadora. Tu és justo e fiel para perdoar os meus pecados e purificar-me de toda iniqüidade.





"Tem misericórdia de mim, Ó Deus, segundo a tua benignidade, apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das Tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti, somente pequei, e fiz o que a teus olhos parece mal, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares.



Eis que em iniqüidade fui formado, e em peado me concebeu mina mãe. Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me fazes conhecer a sabedoria. Purifica-me com hissope, e ficarei puro: lava-me, e ficarei mais alvo que a neve.



Faz-me ouvir júbilo e alegria... esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniqüidades. Cria em mim, ó Deus um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não me retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário" – (Salmo 51:1-12).



Senhor, não trouxe nenhum mérito. Não tenho nada para oferecer-Te. Quantas vezes queria fazer o bem, mas era vencida pelo mal. Queria amar o meu irmão, mas o orgulho e o egoísmo finalmente, decidiam e lugar do amor e do perdão.





Ó Senhor, não tenho nem sequer o direito de levantar minha cabeça diante de Ti, mas, peço-Te apaga meus pecados e sede misericordioso comigo, pecador.



2ª TRINDADE: Pai, eu dei meu sangue por ela. Meu sangue, pai, meu sangue!



1ª TRINDADE: Há no céu mais alegria por um só pecador que se arrepende que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Embora fostes pecadora, Cristo morreu por ti. Bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.





2ª TRINDADE: Vinde, bendita de meu Pai, possuía por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. " Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me" – (Mateus 25: 35,36)





PECADORA: Mas, Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? (Mateus 25: 37,39)



2ª TRINDADE: Em verdade vos digo que, sempre o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes – (Mateus 25:40).



VOZ: VINDE, SERVA BOA E FIEL. O SANGUE DE CRISTO LIMPOU-A DE TODAS OS PECADOS. ENTRA NO GOZO DE TEU SENHOR!



(Música forte de "Aleluia" de Haendel, enquanto os anjos conduzem à pecadora salva para a porta de entrada do templo.)



PROFISSIONAL: (É chamado pelo anjo que está assentado à direita do Trono, por seu próprio nome e entra acompanhado pelos dois anjos.)



1ª TRINDADE: (Nome) Com que méritos chegou até aqui?



PROFISSIONAL: Ó Senhor, Te agradeço porque não sou como os demais: indignos, injustos, adúlteros, nem sequer como aquela publicana. Nasci num lar Adventista, sou filho de obreiros, de um grande geração de pastores fiéis e consagrados. Também sou obreiro, Senhor. Dediquei toda minha vida ao estudo, com o objetivo de servir-Te completamente e fui um aluno exemplar. Tive sempre as notas mais altas. Sabes, Senhor, queria ser um obreiro e um profissional perfeito!





Depois fui à universidade e graduei-me num curso de estudos que me permitiu ser útil em Tua obra. Sempre tenho lutado para trazer-Te as almas perdidas. Batizei tantas almas, Senhor! Certo.... todavia não sou perfeito, mas creio que estou bastante próximo da perfeição.



Do tempo que pusestes a minha disposição, não desperdicei nem um minuto sequer. Sempre estudando e preparando-me para servir-Te melhor, de tal maneira que quase não tive tempo para dedicar à meditação pessoal de Tua palavra e à contemplação de Teu caráter. Mas, Senhor, estas coisas não eram tão importantes como Tua causa.



Senhor, destes-me dez talentos e agora trago outros dez!



1ª TRINDADE: Uma coisa te falta: a justiça de Cristo. Com tuas obras embora perfeitas, não podes entrar aqui.



2ª TRINDADE: Mui grande tem sido a tua vontade, notável teu esforço, dignas as tuas obras, mas vão meu sacrifício. Não aceitastes minha justificação. Esforçastes demasiado por ser perfeito. Esquecestes que "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pia, senão por mim" – (João 14: 6)





Querido (nome),Eu sou a Porta. Tu querias entrar sem passar pela porta.



3ª TRINDADE: O homem não é justificado pelas obras da lei, mas somente pela fé em Cristo Jesus. Tens convencido a muitos a aceitar a Cristo, porém fostes reprovado.





VOZ: FOSTES UM SEVRO INÚTIL. FEZ SOMENTE O QUE DEVIAS FAZER. LANÇAI-O NAS TREVAS. ALI SERÁ O CHORO E O RANGER DE DENTES!



(Música: "Dia da Ira" de Verdi ou outra música apropriada para o caso, enquanto os anjos o conduzem para fora.)



RACIONAL: (Entra chamado pelo anjo que está assentado à direita do Trono e acompanhado pelos outros dois anjos.)



1ª TRINDADE: (Nome) com que méritos chegastes até aqui?



RACIONAL: Vim sem estar muito convencido de Tua existência, de Tua justiça, da verdade de Tua Palavra. Tinha a intuição de Tua existência, mas não tinha provas reais da mesma.



Busquei-Te por meios diversos: da razão, da filosofia, da ciência, da arte, na sociedade... porém não estavas, Senhor!



Li a Bíblia, mais por cultura devo dizer-te que me foi difícil, às vezes impossível aceitar Teus mandamentos. Às vezes não me pareceu justa Tua maneira de atuar, Tua sabedoria simples e Teus pedidos nem sempre justos.



1ª TRINDADE: "Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas. Mas o que gloriar glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor, que faço beneficência, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor" – (Jeremias 9: 23, 24)



RACIONAL: Senhor, agora que estou na Tu presença, quero Te perguntar: Por que permitiu o pecado? Por que permites o sofrimento? São estes produtos justos de Teu grande amor e de Tua misericórdia?



3ª TRINDADE: Aquele que é sábio entende a misericórdia do Eterno. Os homens voltados para o mal não compreendem o que é justo, mas aqueles que buscam ao Senhor O compreendem em tudo.



RACIONAL: Senhor, Teus mandamentos são demasiados severos e difíceis de cumprir. Um ser humano não pode observá-los completamente, então o destino será sempre uma condenação.



3ª TRINDADE: Tudo é possível em Cristo, pois é Ele que te fortalece. Certamente, tu sozinho não podes fazer nada, porque és débil, pobre, cego e nu. Mas o amor de Cristo e Sua graça lançastes fora e isso te fez impotente.



RACIONAL: Nunca compreende, Senhor, porque nos tirastes algumas alegrias que fazem felizes os seres humanos. Por que consideras que faz mal beber um pouco de licor ou dançar de vez em quando com os amigos, ou ir ao cinema de vez em quando? Tu sabes que todos nós temos necessidade de nos divertirmos de vez em quando e não creio que estas diversões sejam destrutivas ou perigosas para nossa salvação. Para que serve uma vida bela se não podemos gozá-la?



2ª TRINDADE: Entrai pela porta estreita porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz á perdição e muitos são os que entram por ela. Mas estreita é a porta e estreito o caminho que conduz à vida e poucos são os que a encontram.





RACIONAL: Senhor, não entendo por que me pediu que amasse os meus inimigos e ainda menos porque me pediu que os amasse como a mim mesmo. O fato de que eu os considere meus inimigos é porque já comprovei que não são dignos de minha amizade. Não Te parece injusto pedir-nos que os amasse como a nós mesmos?



1ª TRINDADE: Não julgueis aos demais, porque com o juízo com o qual julgardes sereis julgados e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que reparas tu no arqueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho?





RACIONAL: Então Senhor, por que Teu modo de dizer e de atuar é tão diferente de todos os sistemas filosóficos que estudei e nos quais tenho crido? Senhor, creia-me que Te amo, mas ... deixa-me pensar como quero, deixa-me usar a liberdade que me tem dado.



1ª TRINDADE: (Nome) Quem não está comigo, está contra mim e quem comigo não se ajunta, espalha. A verdadeira liberdade está em cumprir a lei e em fazer a vontade divina.



VOZ: FOI PESADO NA BALANÇA E ENCONTRADO EM FALTA!



(Após a condenação, ouve-se a música "Dia da Ira" ou outra música equivalente, enquanto os anjos acompanham o racional até fora do templo.)



APELO: Um dia você também comparecerás perante a presença do Altíssimo. Então, será salvo ou condenado? Querido amigo e irmão, tudo depende de sua escolha.



HINO:



ORAÇÃO:


Colaborador: Mônica Casarramona