JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Vencedor cada dia-compromisso

** Titulo: Vencedor cada dia, meu compromisso com Deus!



Ø Serviço de Cânticos







Ø Oração







Ø Encenação: Corrida dos vencedores ( 1 repórter, 2 corredores (as) com trajes esportivos;)







Ø Decoração: Exposição de Troféus e Medalhas em uma mesa a frente.







Encenação







Adriana e Carol entram correndo pela igreja em câmera lenta, enquanto toca musica de fundo. Ao cruzarem a linha de chegada lá na frente e ultrapassam a faixa juntas (empatadas) entra Ellen e as aborda dizendo:







Ellen (repórter): Parabéns! Parabéns! Vocês foram campeãs! Mas que corrida hein? E o mais impressionante é que vocês impataram com grande estilo parabéns! Que corrida difícil vocês tiveram que se preparar muito para ela, não é mesmo?







Carol Corredora 1: (fala baixinho). Esses repórteres nem respeitam nossa vitória né? Será que não podemos pelo menos receber nossas medalhas antes?







Enquanto colocam as medalhas, a repórter fala entrando de supetão entra as corredoras:







Ellen: Mas é que o povo do mundo inteiro esta super curioso para saber como foi que vocês conseguiram passar por essa corrida tão difícil.







Carol: Ta certo! Ta certo! Bom não foi nada fácil né Dri? (bebe água) A corrida foi fogo, foi muito difícil, pensei que não íamos conseguir.







Dri corredora 2: É verdade! O caminho era cheio de pedras, buracos, estava molhado....







Carol: Fora o sol escaldante que tivemos que suportar, com certeza foi um titulo merecido.







Ellen: Foi uma corrida com obstáculos?







Carol: Sim! Sim! Muitos obstáculos, mas até que somos espertas sabe? Fizemos com que os obstáculos se tornassem escadinhas para chegarmos mais rápido.







Dri: O 1º obstáculo que tivemos foi um estudo bíblico que tivermos que dar e olha ....



(Carol começa a falar cortando a fala da Dri.)



Carol: é mesmo! Tinham 3 pessoas que estavam precisando de estudos e simplesmente era muito difícil de lidar ai quando eu tava quase desistindo da corrida , a Dri chegou e me ajudou a continuar o estudo.







Dri: e esse obstáculo se tornou uma saída, pois quando eles se converteram nós no s tornamos mais fortes, com mais pessoas torcendo por nos;







Carol: Eu me lembro de outro também que tivemos que visitar uma pessoa doente pensei que isso iria atrasar mais a nossa corrida, afinal, esse obstáculo é um dos mais altos de pular, mas quando chegamos lá a pessoa ficou tão feliz , mas tão feliz, mas tão feliz que o sorriso dela nos deu forças para continuarmos.







Dri: Há! Teve um monte de coisas, olha só: no meio do caminho tivemos que arrecadar alimentos para ADRA







Carol: tivemos que dar instruções para os desbravadores.







Dri: Pintarmos a igreja e fizemos varias visitas junto com ministério pessoal.







Carol: estamos cansadas viu? Mas o mais impressionante é que quando estávamos quase a ponto de desistir, Deus nos carregava no colo.







Dri: E estamos aqui, vencedoras de mais uma corrida que acabou em 2006. Mas não podemos mais conversar, por que em 1 minuto vai ser dada a largada para outra corrida, a de 2007.







Ellen: Mas que pique que vocês têm acabaram de chegar aqui e já vão sair de novo.







Carol: A corrida por Deus é eterna e diária, alem de ser prazerosa, e ganhá-la a cada ano, significa que ganhamos mais pontinhos para o maior troféu de todos, que tanto queremos.







Ellen: quem troféu é esse?







Dri: é a vida eterna com Jesus.







Quando as corredoras vão saindo Ellen as segura no braço e diz:







Ellen: calma, calma antes de vocês saírem tenho mais uma pergunta, porque que em nenhum momento da corrida eu percebi disputa entre vocês? Sempre estavam empatadas e quando uma conseguia ficar um pouco mais para frente, ela esperava quem estava mais atraz. Eu não entendi, afinal o importante não é a vitória?



(as duas sorriem)



Carol: Somos uma equipe Ellen, e sozinhas nunca conseguiríamos passar por esses obstáculos.Somos uma família onde uma ajuda à outra quando esta cansada, sobrecarregada, somos irmão, e a corrida da vida só é conseguida ser vencida com união.



(a Ellen sorri e enquanto saem as vencedoras almejando as medalhas, entra uma voz de fundo dizendo: )



Nunca pense que você esta sozinho, ou que a corrida é muito longa ou cansativa, você com certeza vai tropeçar, você vai chorar e até mesmo tentar desistir, pois você olha ao redor e vê que na corrida ainda falta muito. E você ... você não tem mais forças. Quando pensar nisso lembre-se de mim, sou Seu Pai que esta no céu, me chame pode gritar por meu nome que eu venho em seu socorro correndo, a parte da corrida que você não conseguir correr, eu te ajudo, eu te sustento com minha destra fiel eu te carrego no colo e te faço ganhar essa corrida junto com você, e no final da corrida quando você vencer, eu mesmo levarei seu troféu e nele estará escrito : Você foi um vencedor cada dia!!!!











Ø Abertura: Lança o tema vencedor a cada dia como as corredoras .......







Ø Quem sou eu? Tente descobrir agora quem foram os vencedores do passado através das dicas de cada um deles. Fizemos assim: entregamos um papel em branco na entrada para que os irmãos fosse anotando os nomes dos personagens e no final fizemos um sorteio com os papeis se a resposta estiver certa leva um brinde.







(caracterize as pessoas com lençol como se fosse nos tempos antigos e cada um tem q falar sem dizer quem é, para que a igreja tente descobrir. E antes de sair cada personagem pega um troféu na mesa, representando sua vitória.)







Daniel



Fui separado da minha família quando ainda era muleque. Fui para um lugar que nunca imaginava que poderia existir em nossa terra. Chorei muito porque era muito apegado a eles. A minha sorte é que eu estava com amigos. Mesmo ainda para um lugar onde provavelmente seria escravo, estava um pouco confortado, afinal de contas é sempre bom ter amigos por perto. Tinha muita dor onde me encontrava, e muito alimento que Deus não se agrada por isso não quis comer aquelas coisas, me tornando assim o mais corado daquele reino. E no final também um vencedor, afinal orava sem cessar, mesmo com o rei me proibindo! E a questão é: Quem sou eu?







Ester



Eu era linda, e extremamente humilde, rsrsrs, mas é verdade mesmo, afinal de contas o rei me escolheu. Protegi meu povo sem medo de arriscar minha vida, o que mais me importava era a paz da minha família e dos meus amigos. Fui uma vencedora, afinal venci preconceitos, protegi meu povo e virei rainha.E a questão é: Quem sou eu?











Paulo



Eu era um tolo. Um grande tolo. Não ouvia a voz de Deus nunca. Gostava apenas de seguir meus caminhos e minhas vontades. Posso até dizer que tinha um coração perverso e doentio. Matava por ódio, e o mais impressionante é que eu nem sabia do que tinha ódio. E agora me tornei uma das pessoas que perseguia. Fui um vencedor, pois fui preso em nome de Cristo, pois preguei sobre seu amor porque não tive medo e porque combati o bom combate! E a questão é: Quem sou eu?







Ø Dinâmica: Percorrendo o caminho







Fazer uma pista de corrida bem estreita em uma louça no começo você desenha um carro e no final você coloca uma medalha, quem conseguir percorrer o caminho ate o final sem bater nas laterais da estrada ganha a medalha, mas tem um porem eles terão q olhar a estrada com um espelho.







Continuação do quem sou eu







Sansão



Fui prometido antes mesmo de nascer. Mas meus pais teriam que cumprir uma promessa que fizeram a Deus e cumpriram a promessa. Nasci forte e corajoso e cresci assim também, mas uma mulher me fez cair em tentação e acabei contando meu segredo que tinha com Deus. Ela me traiu, acabou comigo, e me deixou covarde e fraco. Mas eu fui um vencedor também, porque soube me arrepender, porque Deus falou comigo e porque na ultima hora ele me deu forças para acabar com os inimigos dele. Fui um vencedor porque mesmo tendo traído a Deus ele me deu chance e pude me salvar um dia. Morri sim, mas morri com meus inimigos juntos, em Cristo e arrependido. E a questão é: Quem sou eu?







Abraão



Não posso dizer que era um jovem, igual meu amigo que falou, anteriormente, eu já era bastante avançado em idade, mas me considerava ainda bonitão! Rsrsrsrs.



Não tinha filhos, por isso Deus me deu um filho. Minha mulher era muito teimosa e impaciente e fez eu desobedecer a Deus,cometendo o adultério, mas Deus sempre me perdoou. Fui sim vencedor também, na verdade, um grande vencedor, porque alem de eu ter conseguido ter um filho ainda idoso, e pra mim isso é uma vitória! Rsrsrs, também sou um vencedor porque tive uma fé inabalável e ouvi a voz de Deus e a segui sem contestar e sem duvidar. E a questão é: Quem sou eu?







Moises



Nasci num lar hebreu, mas quase de cara fui morto. A minha sorte é que minha mãe era muito esperta e me salvou. Cresci num lar Egípcio, mas no fundo, meu coração sabia que deveria crer no Deus eterno. Tive que fugir de onde estava pra bem longe. Deus falou comigo para salvar meu povo. E foi o que eu fiz. Se fui vencedor? Ora, e como!!! Afinal não é qualquer que agüentaria um milhão de pessoas reclamando dia e noite rsrsrs. Mas também fui um vencedor porque consegui libertar o meu povo e consegui levá-los ate um lugar maravilhoso. Eu vi Deus. E a questão é: Quem sou eu?







Davi



Tem uma musiquinha que fala exatamente quem sou eu? “Menino valente, amigo de Deus, filho obediente gritou: Quem é esse filisteu que afrontou o exercito de Deus por muitas vezes me ajudou o Senhor e assim será de novo!!!” Sou muito corajoso, apesar de ser baixinho, sou corajoso. Me tornei rei depois de ser ungido por um profeta, mas errei bastante Deus me perdoou sempre e me fez enxergar meus erros catastróficos com muita paciência. E depois de tantas vitórias e tantos pecados perdoados, ele ainda me considerou segundo seu coração. Preciso falar porque sou um vencedor? E a questão é: Quem sou eu?











No final entra o personagem Jesus depois faz uma conclusão sobre o maior vencedor do universo.



Ø Conclusão uma vida de vitórias







Hoje o sol apareceu mais uma vez para você, e juntamente a ele novos desafios, novos recordes a serem quebrados, novos alvos a serem buscados.



Todos os dias nos deparamos com questões desafiadoras, elas vão desde pequenas coisas na família até grandes decisões profissionais. Sempre te convidando a superar seus limites. Mas a grande questão é: Como vencer esses desafios a cada dia? Como superar meus limites a cada momento da minha vida e me tornar um vencedor?



O primeiro passo é dar o máximo de Si, isto é, fazer o máximo que podemos. A Bíblia diz: “ Tudo o que te vier a mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças...” Ec. 9:10. A grande tentação dos nossos dias



chama-se mediocridade, fazer apenas o suficiente para a sobrevivência.



Hoje, para alcançarmos nossos objetivos na vida não basta ser apenas bom, ou fazer algo medíocre, é necessário o máximo. É necessário a superação dos limites.



Em uma linguagem mais moderna foi isto que Jesus quis dizer ao falar para andarmos a segunda milha, entregarmos também a capa e até mesmo amar a Deus de todo o teu coração, toda a sua força, toda a sua alma. Manuel Alegre, Poeta português disse: “Mais do que ser o primeiro, herói é quem dar-se inteiro. E dentro de si mesmo, ir mais além”.



O segundo passo é definir seu objetivo, em Filipenses 3:14 diz: “ ...Esquecendo-me das coisas que para trás ficam, avançando para as que estão adiante de mim, prossigo para o alvo...”. Paulo sabia muito bem qual



era o seu objetivo. E você sabe qual é o seu alvo a se r alcançado? Não adianta dar o melhor de si, superar seus limites se não esta indo a lugar algum.



Tenha objetivos bem traçados no trabalho, nos estudos, na família e até mesmo no namoro. Aí sim você sentirá o sabor de vencer um desafio.



O grande e terceiro passo é sempre andar com Deus. Acredite sempre que você pode vencer, mas acredite também que você não é a fonte de alimento para a sua vida. Lembre-se que sozinho poderemos até vencer alguns desafios, mas só em Cristo somos mais que vencedores!



E queremos este ano trabalhar juntos: nós da equipe jovem e VOCE para ser muito mais que vencedores nesse ano de 2007.











Ø Hino final: Vencedor Cada Dia (Com toda a equipe jovem)



Ø Apelo final: (Na entrada entregar papeis em branco para fazerem o compromisso com Deus nesse momento de apelo.)



Ao começar 2007, você esta recebeu de Deus uma “pagina em branco”. Afinal, cada ano novo traz a oportunidade de um novo começo, alem de uma nova dose de motivação.



Gostaria de desafiá-lo a escrever uma historia diferente. Uma historia mais próxima de Deus e marcada pelo compromisso com ele.



Se você não começar de joelhos, nunca ficará em pé. Em 2007, decida orar mais, aumentar a amizade com Deus e receber poder dEle para enfrentar os desafios da vida.



Quero desafiá-lo a fazer bom uso dessa “pagina em branco”, porque esse também é meu desafio pessoal.



Quero escrevê-lo com a letra de Deus e com as mãos da igreja. Quero escrever com honra, paixão, fé e pureza.



Quero escrevê-lo com o coração para que continue sendo o verdadeiro líder de Sua igreja. Não deixe de orar por esses desafios e pelos rumos da igreja, para que, pela graça de Deus, este seja um capitulo de unidade, espiritualidade e cumprimento da missão.



Vamos escrever juntos, na vida pessoal e na historia da igreja, uma nova pagina de salvação.



Vamos escrever: Vencedor cada dia meu compromisso com Deus!



Amem!



Termine com uma oração e saiam cantando o hino: Vencedor cada dia.


Colaborador: Bruno Qiroz