JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Tocando no manto de Jesus

Marcos 5:24-34



Abertura do culto- Leia Marcos 5:22- 35 na linguagem de hoje, com fundo musical, pode ser perto de Jesus, e bem solene!

Texto (NTLH): "Jesus voltou para o lado oeste do lago, e muitas pessoas foram se encontrar com ele na praia. 22 Um homem chamado Jairo, chefe da sinagoga, foi e se jogou aos pés de Jesus, 23 pedindo com muita insistência: -A minha filha está morrendo! Venha comigo e ponha as mãos sobre ela para que sare e viva! Jesus foi com ele. Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados. 25 Chegou ali uma mulher que fazia doze anos que estava com uma hemorragia. 26 Havia gastado tudo o que tinha, tratando-se com muitos médicos. Estes a fizeram sofrer muito; mas, em vez de melhorar, ela havia piorado cada vez mais. 27 Ela havia escutado falar de Jesus; então entrou no meio da multidão e, chegando por trás dele, tocou na sua capa, 28 pois pensava assim: "Se eu apenas tocar na capa dele, ficarei curada." 29 Logo o sangue parou de escorrer, e ela teve certeza de que estava curada. 30 No mesmo instante Jesus sentiu que dele havia saído poder. Então virou-se no meio da multidão e perguntou: -Quem foi que tocou na minha capa? 31 Os discípulos responderam: -O senhor está vendo como esta gente o está apertando de todos os lados e ainda pergunta isso? 32 Mas Jesus ficou olhando em volta para ver quem tinha feito aquilo. 33 Então a mulher, sabendo o que lhe havia acontecido, atirou-se aos pés dele, tremendo de medo, e contou tudo. 34 E Jesus disse: -Minha filha, você sarou porque teve fé. Vá em paz; você está livre do seu sofrimento".



oração



Mensagem Musical





Introdução

(Mostre à congregação um coração recortado em cartão vermelho. Rasgue diante de todos o coração em vários pedaços, deixando as partes caírem ao chão).

(Leia a frase abaixo)



"Não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte".

Que verdade mais dolorosa! ...ter o coração partido já é triste e querer consertá-lo sem encontrar o menor apoio é ainda mais triste!

Isso se dá grandemente pela agitação, pressa, corre-corre do nosso tempo. As pessoas estão tão agitadas que simplesmente não prestam mais atenção nos detalhes das coisas.



Reflexão com fundo musical

Você já ouviu falar da história do entregador de encomendas? Certa vez chegou a ele uma mensagem para ser entregue com urgência no hospital da cidade. O homem entrou hospital adentro gritando aos enfermeiros: "É urgente! É urgente!" E nisso, mais apressadamente ainda, veio uma equipe médica afim de acalma-lo. Uma hora depois, passado o efeito da anestesia, o homem começou a berrar desesperado. Uma enfermeira tentando acalma-lo, dizia: "Não fique nervoso, homem! O senhor chegou aqui desesperado, dizendo que o caso era urgente, mas já está tudo resolvido; a sua operação do apêndice foi um sucesso!" ...e arrepiado, falou: "Mas, eu só vim entregar um recado!..."

Mesmo para as coisas importantes e urgentes, ainda que você grite, as pessoas andam muito ocupadas e não estão dando a devida atenção.

Não há momento em que Ele esteja tão ocupado que não possa vê-lo, escutá-lo, compreendê-lo. Deus sempre tem um espaço em Sua agenda para você.





Ah! Mas, Jesus Cristo, o Filho de Deus e nosso Salvador, nunca estará tão ocupado para dizer-lhe um "depois", porque Ele mesmo disse: "...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora".





Concurso ou brincadeira



Musica especial





(Orador 1)



1- NÃO SEJA DO TIPO DE PESSOA QUE SÓ BUSCA SATISFAZER SUA CURIOSIDADE, v.24

Diz a Palavra de Deus: "Uma grande multidão foi junto e o apertava de todos os lados".

Toda esta gente que apertava a Jesus, tinha a valiosa oportunidade de estar bem próximo dEle, de poder mesmo tocar em Jesus.

Porém, o que mais preocupava a esta multidão, era saber o que Jesus fazia aos outros do que à elas. Pensavam desta maneira: "Que Jesus vai fazer ou dizer aquela pessoa", em lugar de "Que tem Jesus para mim... o que Ele vai me dizer... o que Ele fará para mim".



A multidão de que fala este texto, seguia a Jesus para ver o que Ele faria com os outros.

Eu sigo a Jesus para que Ele transforme minha vida... para que Ele me abençoe como marido, me abençoe como pai... para que me abençoe no trabalho... Eu não vou atrás dEle, eu vou junto a Ele e Ele vai junto a mim! Glória a Deus! Bendito seja o Seu nome!

Toda esta multidão tinha Jesus em pessoa, bem próximo, mas nenhuma queria aproximar sua própria vida à Ele - o que mais lhes interessava era satisfazer a mera curiosidade.

Se você entrou aqui esta tarde apenas para satisfazer uma curiosidade, se isto é tudo o que você quer, isto será tudo que você vai conseguir...





Musica especial





(Orador 2)

2- SEJA DO TIPO DESTA MULHER QUE NÃO BUSCOU A JESUS POR CURIOSIDADE, MAS POR NECESSIDADE, v.25

Diz o v.25: "Chegou ali uma mulher", havia uma multidão, mas no meio dessa gente havia alguém diferente, com um propósito diferente, com um coração diferente.

Muitas pessoas entram hoje nas igrejas, mas às vezes, só se perdem entre a multidão! Que não aconteça o mesmo contigo! Muitas pessoas vão à igreja, ao culto, ao estudo bíblico e regressam para seguir iguais.

Você pode sair daqui diferente, abençoado, cheio da presença mesma de Deus.

A presença de Jesus estava entre a multidão, mas só uma mulher se deu conta de que este era o momento para que ela se aproximasse e recebesse um milagre para sua vida.





Hoje é o momento no qual, você pode se aproximar da presença de Cristo e ser transformado! Amém?





A Bíblia diz que esta mulher havia sofrido muito: havia estado enferma durante doze anos com uma hemorragia vaginal, havia sido atendida por muitos médicos e havia gastado tudo o que tinha, e como se isto fosse pouco, as coisas iam ficando piores para ela.

Pobre mulher! Estava toda debilitada: seu rosto era o rosto da morte e da dor. Bastava vê-la por um pouco e dava para sentir pena por ela e concluir que para o seu problema já não havia mais esperança.

Entretanto, lá estava ela, no meio da multidão, abrindo espaço, rompendo em fé, buscando um lugar, porquanto tinha uma necessidade e por isso queria tocar em Jesus.

se você tem uma necessidade, uma dor na sua alma, um vazio... se seu coração está ferido ou marcado pelo pecado da mentira, da inveja, do orgulho... venha fazer o que essa mulher fez: rompa um caminho, toque em Jesus e receba a sua bênção!



Isto nos leva a uma terceira lição também a ser considerada:



Conclusão



QUANDO TOCAMOS A JESUS NOSSA VIDA É LIBERTA E ENCHIDA DE BÊNÇÃO.

Você quer receber bênção?

Deixa então todos os seus pretextos de um lado, vença os obstáculos e deixe que Jesus o liberte hoje.

Tanta gente que estava apertando a Jesus e, com certeza, eram pessoas que tinham problemas e necessidades, mas só uma mulher se pôs a tocar em Jesus.

Todos retornaram as suas casas com a curiosidade satisfeita, mas esta mulher ganhou algo mais precioso, porque Jesus havia suprido sua necessidade.

Que você vai fazer? Será como a multidão curiosa que diz: "Hoje a igreja estava mais cheia, ...a musica tinha bateria... o colarinho do pastor estava amarrotado, a Dona Bela estava usando Baton..." você vai ficar distraído com as coisas?



Deixe esses probleminhas para os dirigentes da Igreja

Ou como a mulher, você vai dizer: "se tão somente tocar em seu manto, ficarei curada"? Oh! Toque hoje em Jesus!



Conclusão

Não sofra por mais tempo com o seu pecado, com seus problemas, com seus pretextos. Não prossiga com um peso no coração; Se o casamento está mau, se sua família está desunida, deixa que nesta hora Jesus mude as coisas na sua vida. Não viva longe de Jesus, mas chegue para perto de Sua presença.

Vem, vem comigo diante deste altar e toque o manto de Jesus, toque a Jesus e deixa que Ele toque também a você.

Não leve mais tempo com seu fracasso, com sua dor, clama a Jesus diga à Ele: JESUS, SALVA-ME, AJUDA-ME, SARÁ-ME, LIMPA-ME, TOCA-ME!!!




Colaborador: Marcelo Otto