JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Os nomes do filho

17h00min - Momentos de Louvor



17h15min - Oração



17h18min - Anúncios



17h23min - Introdução



17h25min - PRIMEIRO ORADOR - O ALFA E O ÔMEGA



"Eu sou o alfa e o Omega, o princípio e o fim de todas as coisas, diz Deus, que é o Senhor, o Todo-poderoso, que é, que era, e que virá outra vez" (Apoc. 1:8).



E muito oportuno começar este programa com uma passagem que retrata apropriadamente o Senhor do tempo e do espaço. Este retrato bíblico de Cristo aparece quatro vezes na Bíblia, todas no Apocalipse. Este título foi tirado da primeira e da última letra do alfabeto grego. Como o alfa, Cristo é a fonte e o doador da vida. Ele é o manancial do qual brota o rio da verdade e da graça. Como o Omega, Ele é o cumprimento de todas as nossas esperanças e aspirações. Na vida tudo tem seu cumprimento nEle porque ele é o primeiro e o último (verso 11). Com esta auto-denominação, Cristo se retrata vividamente como o supremo Eu Sou. Neste atributo eterno, Cristo assegura a seu povo que Ele é o Salvador suficiente em tudo, sempre presente e sempre acessível.



Este retrato significa que Cristo é mais que o alfa e o Omega, Ele é também todas as demais letras existentes entre as duas mencionadas. Jesus Cristo é o centro de todas as coisas, pois o passado, o presente e o futuro estão sob seu controle. Quão confortante é ter a certeza de que toda a história se centraliza naquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso.



Com esta afirmação, recordamos a entrada de Cristo na história humana, sua salvação total e completa, sua presença atual em nossa vida e a segura confiança de que Ele logo voltará como o Senhor absoluto do universo. No plano da redenção, Cristo é o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último.



17h32min - 12ª Semana - Salmos 18 a Salmos 55 - COMPLETE (vale RA)



1.. A Lei de Deus e perfeita e ...

Resposta: Restaura a alma, refrigera a alma



2.. NO Salmo 23 O Senhor é apresentado como:

Resposta: Pastor



3.. No Salmo 32 diz: bem aventurado aquele que ...

Resposta: Tem as transgressões perdoadas



4.. As minhas lágrimas servem-me de alimento de dia e de noite porquanto me dizem constantemente ... Salmo 42:3

Resposta: Aonde está Teu Deus



5.. Ó meu Deus, dentro de mim a minha alma está ... Salmo 42:4-5

Resposta: Abatida



6.. Envia a tua luz e a tua verdade para que guiem e me levem ao teu ... Salmo 43:3

Resposta Santo monte



7.. Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro... Salmo 46:1

Resposta: Na tribulação



8.. Invoca-me no dia da ... e eu te levrarei Salmo 50:15

Resposta: Angustia



9.. Não há quem faça o bem, não há sem sequer ... Salmo 53:03

Resposta: Um



10.. No salmo 55 Davi gostaria de ter asas como de: Salmo 55:6

Resposta: Pombo





17h40min - SEGUNDO ORADOR - O PRECURSOR



"Aonde Cristo penetrou à nossa frente para interceder por nós, valendo-se da sua situação de nosso Supremo Sacerdote" (Hebreus 6:20).



Este título é exclusivo do apóstolo Paulo, não se encontra em nenhum outro lugar da Bíblia. Descreve alguém que começa uma missão como explorador, ou alguém que vai em uma expedição para preparar um evento.



A designação de precursor descreve mais apropriadamente a Jesus, que é o grande pioneiro e condutor de seu povo redimido. Como precursor, ascendeu à glória com o propósito Apóstolo descreve outro dos múltiplos papéis de Jesus. Um apóstolo tem uma missão. A palavra deriva do grego apostoles, que significa enviado, delegado ou embaixador.



Jesus veio à terra como o apóstolo do Pai (João 6:29). João, o amado, confirma as credenciais do apostolado de Jesus com estas palavras: "e nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu filho como salvador do mundo" (I João 4:14). Jesus foi especialmente comissionado pelo Pai para ser embaixador do governo do céu. Ao vir a terra com as mais altas credenciais da autoridade celestial, Jesus mostrou o plano mestre de Deus para restaurar a família humana. Ele era o representante e porta-voz confiável do pai. Ao falar de sua missão apostólica, Jesus declarou: "Porque eu desci do céu não para fazer a minha própria vontade; e sim a vontade daquele que me enviou" (João 6:38).



A mensagem de Cristo, o apóstolo, está dirigida a toda a família de Deus. É uma exortação a fixar nossa atenção nele. Como apóstolo, Cristo cumpriu perfeitamente sua missão. Veio para ser nosso substituto e salvador, o supremo representante de tudo o que é Deus: redentor, libertador e embaixador do governo de Jeová.



Cristo, o grande apóstolo, nos convida: `Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio" (João 20:21). Os que olham para Jesus como o apóstolo que trouxe salvação ao mundo perdido, seguirão seu exemplo de proclamar as boas-novas do reino de Deus.



17h50min - Terceiro ORADOR - O RESGATE



"O qual a si mesmo se deu em resgate por todos; testemunho que se deve prestar em tempos oportunos" (I Tim. 2:6).



A designação de Jesus como o resgate, é de vital importância em todo o plano da salvação. Nenhum outro título tem tanto significado para nossa redenção.



A palavra "resgate" é gêmea de "redenção". Elas derivam da mesma raiz grega. O significado básico do resgate é pagar um preço pela liberdade de alguém, abrir uma porta fechada, libertar um escravo. No Novo Testamento, repetidas vezes Cristo é apresentado como o resgate dos pecadores. Jesus afirmou de si mesmo que veio para "servir e dar sua vida em resgate por muitos" (Marcos 10:45). O conceito de resgate implica substituição. Cristo morreu pelo pecador e assim tornou-se nosso resgate.



A segurança que as Escrituras nos dão é que Cristo é nosso resgate e nossa redenção (1 Tim. 2:6; I Cor. 1:30). Na realidade, resgate e redenção são as duas faces de uma mesma moeda. Jesus se deu em resgate por muitos a fim de que pudéssemos ser redimidos. O resgate é o preço pago por nossa liberdade (redenção) para que daí em diante vivêssemos para Deus.



Jesus se deu a si mesmo em resgate por todos. Não só para alguns, mas por todos. O resgate foi pago para todos, porque todos pecaram (Rom. 3:23) e expresso de fazer a preparação final para o estabelecimento de seu reino de glória. Em suas palavras de despedida Jesus disse a seus discípulos que iria ao céu para preparar um lugar para eles (João 14:3). A entrada triunfante de nosso precursor no santuário celestial com sua imutável promessa, é a garantia de nosso lar prometido.



Ao comentar sobre Cristo, o precursor, Ellen White escreveu: "Pela fé devemos entrar dentro do véu onde Jesus entrou por nós como precursor. Ali se reflete a luz da cruz do Calvário. Ali podemos adquirir uma visão mais clara dos mistérios da redenção... Jesus abriu o caminho ao trono do Pai, e por causa de sua mediação, pode apresentar diante de Deus o sincero desejo de todo o que vem a ele com fé".



18h00min - Quarto ORADOR - O APÓSTOLO



"Por isso, santos irmãos que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo... " (Heb. 3:1). necessitam de redenção. Pelo resgate que Cristo pagou somos duas vezes propriedade de Deus: uma pela criação; outra pela redenção. Louvado seja Deus: somos resgatados pela tumba e salvos para não pecar mais. Jesus Cristo ofereceu sua vida como um resgate pelos perdidos, o preço pelo qual ele podia comprar o direito a recriar o pecador e formar em sua alma a imagem de Deus novamente.



Parte 2



Pedir às pessoas presentes que se dividam em grupos e encontrem mais nomes de Jesus que aparecem na Bíblia. Dar 7 minutos para esta atividade e recolher os papéis para lê-los em público. Depois cada jovem poderá dar sua opinião pessoal de qual nome prefere para Jesus, e porquê.



18h10min - Conclusão



JESUS



"Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles" (Mateus 1:21).



Jesus é o nome mais reconfortante, consolados e conhecido entre todos os nomes.



O nome de Jesus deriva do hebraico que significa "Jeová é salvação" ou "Jeová salvará". Quando o Salvador estava para nascer, os anjos do Senhor disseram a José e Maria que o menino devia se chamar "Jesus" e explicaram "porque ele salvará o seu povo dos pecados deles". Na realidade, o único nome de nosso Salvador é Jesus. Todos os demais são títulos especiais. Jesus é seu verdadeiro nome. É um nome humano, e também é divino, porque foi dado por Deus.



O nome de Jesus aparece setecentas vezes no Novo Testamento, e destas, seiscentas encontram-se nos evangelhos. O apóstolo João utiliza-o 250 vezes. Paulo fala de Jesus como o nome que está acima de todos os nomes (Fil. 2:9). Para o apóstolo Pedro, é o único nome debaixo do céu, dado aos homens, pelo qual podemos ser salvos (Atos 4:12).



Hoje, quase dois mil anos depois, Jesus é ainda o nome mais precioso no universo. Na verdade é o nome mais doce que se conhece. O nome de Jesus é Todo-poderoso. O pai aceita-o sempre. Ele não honrará outro nome. E por meio da fé em seu nome que somos salvos e somos completos nele.



17h20min - Hino Final



17h24min - Oração Final -


Colaborador: Paulo Geovane Costa Rodrigues