JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : O privilégio de servir a Deus

Mais do que um favor, servir é um privilégio dado por Deus







Abertura

Ser cristão é ser prestativo, motivado pelo amor. Existimos para ser servos. Somos sementes, semeadas por Jesus, com a faculdade de germinar e produzir frutos dignos. Fomos nomeados para ser bênçãos para os outros. Fomos plantados na Casa de Deus para refletir a glória de Deus no mundo dos homens.

Oração



Hino inicial( Ensina-se a Servir)



Dinâmica: Perceber a importância de viver e transmitir a palavra de Deus aos outros.



Duração: 10min.

Material: uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma esponja.

Esta dinâmica trata-se dos participantes perceberem a importância de viver e transmitir a palavra de Deus aos outros.



Desenvolvimento:

Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate, sobre a reação de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus.

Também pode tomar algum texto Bíblico que fale sobre evangelização, entrega e mudança de vida; não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da realidade que o dirigente e de cada grupo.



1. água: fonte que restaura e purificação e que gera vida.

Simboliza aqui a Palavra e o agir de Deus na sua vida.



2. giz: feito de cal e que absorve para si toda água.

Simboliza pessoas que recebem a Palavra de Deus mas ficam só prá si, deixando de anunciar e testemunhá-la;



3. pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si.

Pessoas que se fecham e não deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas vidas como vaso nas mãos do oleiro;



4. esponja: depois de molhada absolve uma certa quantidade de água, assim que apertá-a ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura.

É a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus



(Musica especial)



Mensagem Final(10 minutos)



Você sabia que servir é um privilégio, uma honra? Se a sua resposta for negativa, quero levar você a refletir sobre o assunto.



Todo cristão deveria se conscientizar da importância de servir ao próximo. De como é gratificante quando você, de alguma maneira, pode ajudar alguém.



Servir é estar à disposição, é poder auxiliar, cuidar, ser prestativo. O maior exemplo foi dado por Jesus. Ele, mesmo sendo Rei, ensinou e personificou a humildade do servir. Quando lemos a Sua Palavra, notamos que Jesus não serviu a si mesmo, mas veio para servir. Por isso está escrito: Assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mt 20.28.)



Existem pessoas que sentem dificuldade para servir. Quando alguém lhes pergunta: “Ei, você pode ajudar?” Elas desconversam, inventam alguma desculpa, ou então, saem de fininho. Claro que alguns, por um motivo ou outro, realmente não podem ajudar. Porém, muitos querem somente ser servidos, e nunca servir.



Servir é uma decisão pessoal. É uma entrega. É ser humilde para reconhecer que alguém precisa de sua ajuda. É olhar ao redor e perceber que existe alguém chorando, necessitando de cuidados.



A Palavra diz que Jesus esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Que verdade maravilhosa! Jesus abriu mão de Sua divindade para servir.



Você precisa aceitar os ensinamentos de Deus para a sua vida. Mas não somente aceitá-los. É imprescindível que você os ponha em prática. O desejo de nosso Pai, é que sigamos o Seu exemplo.



Uma das passagens mais lindas e comoventes da Bíblia, e que revela o ato de servir, está em João 13.1 quando Jesus, em uma ação de humildade, lava os pés de Seus discípulos. Com esta passagem, Jesus ensina que devemos fazer o mesmo com o nosso semelhante, devemos servir uns aos outros.



Mais gratificante para aquele que serve, não é receber algo em troca, mas o sorriso de alegria de quem foi servido.



Cabe aqui a frase dita por Martinho Lutero, responsável pela Reforma Protestante no século XVI: Nenhuma árvore produz para seu consumo próprio. Tudo quanto há na vontade de Deus se dá em favor dos outros. Somente Satanás e os homens sob a influência do Maligno é que buscam o proveito próprio. (Martinho Lutero – Reforma Protestante).



Hino Final



Oração Final




Colaborador: Marcelo Otto