JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Transplante de Coração



Objetivos do Programa

Um estudo profundo sobre o coração humano e de como Deus pode mudá-lo, se o permitirmos.



Introdução

Desde que o famoso cirurgião africano Christian Barnard sacudiu o mundo com a notícia do primeiro transplante de coração, as pessoas se surpreenderam com o nascimento de uma nova era no campo da Medicina.

Entretanto, milhares de anos antes de Barnard, Deus já estava realizando transplantes de coração. E com ótimos resultados!

Deus sabia que a causa dos problemas do homem se encontrava em seu próprio coração, quer dizer, naquela parte da mente que tem que ver com a conduta.

É ali que o pecado faz seus estragos. Talvez você já tenha percebido isso em sua própria experiência.

Mas há esperança! O cirurgião divino já tem um doador pronto para fazer um transplante e colocar em você um novo coração.

Você está pronto?

1. Por que Paulo disse que o homem, em sua natureza humana natural, não pode obedecer a Deus? (Romanos 8:7-8).



2. Aonde nos leva a velha natureza? (verso 6)



3. Onde está todo o problema? (Marcos 7:20-23)



4. Na conversa de Jesus com Nicodemos, o que Jesus disse que deveria acontecer? (João 3:3)







Comentários

Em sua entrevista com o mestre judeu, Jesus lhe deu o segredo da mudança que ocorre na conversão. Quando entregamos nossa vontade à Jesus, o Espírito Santo cria em nós um novo coração. O “doador” nos entrega um coração com novos desejos, nova esperança e uma nova determinação de seguir a Deus e sua vontade.

“Darei a vocês um coração novo, com novos pensamentos e desejos. Darei a vocês um espírito novo. Em vez de terem corações duros como pedra, que só queriam saber de pecar, vocês terão corações de carne, para poderem Me obedecer” (Ezequiel 36:26).

Percebeu? Este é um autêntico transplante de coração!



5. De que enche o Espírito Santo este novo coração? (Romanos 5:5).



6. O que escreve Deus no novo coração e na mente, através de Seu Espírito? (Hebreus 10:16 e 17).



Comentários

O coração não pode ficar vazio. À medida em que Deus tira o pecado, escreve Sua vontade no novo coração. E autênticas vitórias são alcançadas. O costume de fazer o mal, se quebra. E surge em nós uma nova natureza. A natureza rebelde está morta, e desejamos fazer a vontade de Deus.



7. Leia com atenção como é a nova vida do jovem cristão

(Romanos 6:1-4).



8. Como viveremos, então? (I João 3:9-10).



9. Como se descreve a pessoa que nasceu de novo?

(2 Coríntios 5:17).



Conclusão

Os cirurgiões nem sempre se mostram muito otimistas com os transplantes cardíacos. Ainda falta vencer um grande problema: a rejeição. Eles ainda não conseguiram descobrir como evitar que em alguns casos o corpo do receptor rejeite o coração transplantado.

Deus se encontra muitas vezes com um problema similar. Ele deseja salvar nossa vida, e sabe que isso só é possível através de um transplante de coração.

Mas quando rejeitamos sua ajuda, se pensamos que podemos resolver nossos próprios problemas (“afinal de contas, não sou tão mau assim, não faço mal a ninguém, não faço muitas das coisas más que os outros fazem e além disso... eu vou à igreja!”), então Deus não pode fazer nada.

Nenhum plano que exija um esforço especial para cumprir os mandamentos de Deus dará resultado. Você será como aquele homem que levou as agulhas do relógio até o relojoeiro dizendo-lhe que não funcionavam.

Não, o problema não está nas agulhas, não está no bem ou mal que fazemos de vez em quando. O problema está no coração. Só um transplante poderá salvá-lo.E há um doador pronto! Quer você dar uma oportunidade ao cirurgião divino?



Oração final.



“Cria em mim ó Deus, um coração puro. Coloca dentro de mim pensamentos e desejos limpos e sinceros” (Salmos 51:10).

Extraído da revista Gente Joven, 2o tri/2003


Colaborador: Ação Jovem 4º trim. 2003 - DSA