JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Quem precisa de Deus?

Objetivos do Programa

Discutir sobre os malefícios do orgulho.



Pensamento

Depois do orgulho vem a destruição;

Não perca tempo, aprenda a lição.



Introdução

A história sempre repete a lição de que o orgulho leva à queda. Um dos exemplos mais evidentes que tem voltado à consciência moderna é o Titanic, que conforme alguns, era um navio “que nem mesmo Deus poderia afundar”. Essa confiança demasiada na tecnologia humana provocou o desastre em 1912 e continua naufragando os navios da arrogância científica.

Certa vez alguém declarou: “Vou contar a história do orgulho em três capítulos breves. O começo do orgulho foi no céu. A continuidade dele está na Terra. O fim do orgulho será no inferno. Esta história mostra a decadência da soberba” (R. Neston).

As vezes, mesmo sem perceber, pronunciamos expressões que mostram orgulho. Algumas declarações são sutis; outras nem tanto.

– Você viu aquela jogada? Se eu estivesse no jogo, nunca teria feito assim...

– Quem ele pensa que é, afinal de contas?

– Olhe a nota que eu tirei. Ninguém conseguiu 10 como eu!

– Não entendo aquelas pessoas. Por que não voltam para o lugar de onde vieram?



O caminho certo

O amor de Deus pela humanidade e a proteção da sua glória não permitem que nosso orgulho permaneça desenfreado. Provérbios faz muitas advertências contra a soberba para que o homem se humilhe e assim não sofra suas conseqüências devastadoras:

“A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda” (Provérbios 16:18).

“Antes da ruína gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade”(Pv. 18:12)

“A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra” (Pv. 29:23).

“O Senhor deita por terra a casa dos soberbos, contudo mantém a herança da viúva” (Pv. 15:25).

“Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria” (Pv. 11:2).



Cavando Fundo

- Certa vez alguém disse que o orgulho tirou Nabucodonosor da convivência com os homens, Saul de seu reinado, Adão do paraíso, Hamã da corte e Lúcifer do céu. Você pode pensar em outros exemplos bíblicos dos resultados desastrosos do orgulho?

- Você consegue mencionar exemplos recentes de orgulho que precedeu a ruína? (Pense em atletas, líderes religiosos, políticos, etc.)

- Leia Tiago 4:6. De que maneira a queda de uma pessoa orgulhosa pode ser considerada uma evidência da graça de Deus em sua vida? Como a ruína reflete o amor de Deus?

- Existe algo chamado “orgulho saudável”. Por quê?

Por que você acha que Deus condena tão fortemente o orgulho? Será que é porque o orgulho rejeita a necessidade de Deus, como se a vida pudesse ser vivida sem Ele? A pessoa orgulhosa possui “olhos altivos”, que olham todos, inclusive o Senhor, de cima para baixo. Não há espaço para Deus numa vida cheia de orgulho.



Conclusão

Em que áreas você é tentado a ser orgulhoso? Que tal consagrar estas habilidades ao Senhor, reconhecendo que Ele é a fonte de tudo de bom que existe em nós?

Que nossa oração seja: “Pai, ajuda-me a descer do pedestal do orgulho, antes de ter que ser tirado dali. Se precisar cair, que eu caia em Tuas mãos. Ensina-me a não confiar em mim mesmo, e sim a depender completamente de Ti. Amém”

“A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito, a queda” (Provérbios 16:18).


Colaborador: Ação Jovem 4º trim. 2003 - DSA