JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça : Especial de Natal

É UM JA ESPECIAL DE NATAL DIRETO DA CENTRAL DE DIRETORES JA....



Participantes:

Marcelo Otto

Nelson Martins

Fabiano V. D. Libera

Liliam Moura

Marcos Carvalho

Janaina V. Coelho

Geovani M. Silva

Anice Lena

Marlene

Robson Ramos



Coloquem jovens bem dinamicos representando os nomes acima citados!!!!

Tudo começou com uma simples mensagem....... mas depois alguns irmãos, não gostaram e deram outras opiniões, e foram surgindo mais e mais opiniões (isso pode até dar um JA, para o final de ano o que acham) vamos lá........:



CENA 1:

-Marcelo Otto entra e cena, dá as boas vindas e faz uma pergunta:

Pessoal e aí, como estão os preparativos para o Programa de Natal?

da um trabalhão né!! quem tiver idéias e quiser mandar será bem vindo!!

abraços a todos os 167 irmãos cadastrados - Marcelo Otto/Itajaí-SC



-Marcelo Otto, permanece e Nelson Martins entra e diz:

Caro irmão. A igreja Adventista (Associação Geral), não reconhece a validade do natal como cerimônia religiosa (só os católicos), seu programa não deve ser feito na igreja, pois é uma festa pagã que até não-cristãos comemoram. A árvore de natal não foi inventada por lutero, e sim por

uma rainha pagã que dava desculpas de idolatria. E todos os símbolos usados no natal são idólatras e pagãos. Não terás outros deuses diante de Mim. Quem quiser o material para divulgar a verdade sobre o natal e não correr o risco de divulgar a mais pura idolatria, me escreva.- Nelson Martins Adventista do Sétimo Dia



CENA 2:

Marcelo Otto, se cala, mas Fabiano entra e apoia o Nelson e diz:

Concordo plenamente contigo, até algumas vezes discuti sobre isso com algumas pessoas que sugeriram colocar arvore de natal na igreja, graças a Deus não conseguiram. Se tiver algum material para me mandar ficarei muitio grato. (Atenciosamente) Fabiano



Marcelo Otto, interrompe dizendo com toda a educação:

Valeu pelo toque (Nelson), desde que entrei na Igreja sempre acreditei assim, com certeza seu matérial será de muita importancia para todos nós!! gostaria muito que vc enviasse o material que vc tem disponivel para a central e gostaria depois que nosso pastor o Analizar,se você autorizar eu colocar tb no site da Central do sites Advir/Fazendahomepage.



-Marcelo Otto, pensa um pouco e diz novamente:

Pessoal estava tentando me lembrar onde eu havia visto que a arvore de natal foi iniciada por Martinho Lutero, e a minha surpresa!! Eu li na Revista Adventista, uma edição de 97, inclusive eu coloquei esse artigo no boletim de nossa Igreja, a revista esta com um pastor da Associação catarinense. Estou providenciando o artigo da Revista Adventista, onde se refere ao Natal, no artigo exclarece todas as duvidas, e se e correto ter arvore de Natal na Igreja demorar 2 ou 3 dias pois ela está chegando via correio. vou digitar o artigo completo, ok? abraços....



-Marcelo Otto, saí rapidamente e volta com uma folha de papel na mão, e diz:

Como prometido anteriormente, eu digitei abaixo o artigo da Revista Adventista, espero que possa ser útil esse artigo a vocês: (ele começa a ler o texto, e entre outras coisas fala) Não importa de onde tenha vindo. O fato é que essa árvore segundo o Prof. Pedro Apolinário, do IAE- é um símbolo de paz, alegria e esperança de uma vida melhor. (e fala mais) Para reforçar a opinião, citamos a palavra autorizada de Ellen White: "Deus muito se alegraria se no Natal cada Igreja tivesse uma árvore de Natal sobre o qual pendurar ofertas, grandes e pequenas, para essas casas de culto.



CENA 3:

-Fabiano espera Marcelo Otto falar e pergunta:

Em que livro Ellen White fala que Deus se alegra se cada igreja colocar uma arvore de natal na igreja, como foi citado (abaixo) ?



Marcelo e Fabiano saem conversando (buscando a resposta para o texto de Marcelo), e Nelson fica em cena, entra a Lílian e diz: Nelson, com tudo que rolou (na lista) sobre árvore de natal, eu não estou convencida sobre ser idolatria fazer árvore de natal, não senhor! Pois não é isso o que o Espírito de Profecia diz. Pelo contrário, ela diz não ser problema ter árvore de natal tanto em casa quanto na igreja. Pelo menos foi

o que li, aqui mesmo, e em casa no livro "O Lar Adventista".



Nisso Nelson responde (virando-se para a igreja):

Irmãos em cristo, A mim só resta me reportar à lição de Amós, dada a um povo cego: Vocês tem cometido tantas ignorâncias que se persistirem no erro Deus terá de castigá-los. Àrvore de Natal é idolatria!!!!!!!!! (e ainda completa dizendo em um tom de voz elevado) (eu) NELSON MARTINS (sou)

ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA



CENA 4:

Passa (ele entra e saí) nesse momento, um jovem chamado Marcos Carvalho, e diz (num tom de ironia): Olha essa conversa de natal já está até aqui, e quanto aos dois Lilian e Nelson vê se discutam isso particularmente. Acho que esta central merece coisa melhor do que: "pode ou não pode colocar arvore de natal na igreja?"



Nesse momento Nelson vira-se para Líliam e fala bem baixinho:

Santa ignorância! Peça ao Espírito Santo para iluminar sua mente, viu?



e Líliam responde (pedindo ajuda para a igreja, e saí de cena, deixando apenas o Nelson):

Eu gostaria de ouvir a opinião do pessoal (da Central), sobre a estória da árvore de natal. Porque para mim não ficou nada esclarecido que o Espírito de Profecia diz ser pecado ou idolatria ter uma árvore. Bom, eu disse isso pro nosso irmão Nelson, e olha só quão agressivo ele foi comigo. Não me

considero uma ignorante só porque não comungo da mesma opinião que ele, ademais de tudo o que foi dito aqui, a Srª White não diz em nenhum momento ser pecado ter árvore de natal. Ou alguém leu algum texto dela que diz isso? Eu não li. No livro que tenho "O Lar Adventista" ela não diz isso. Se alguém concorda com ele, por favor me digam.



CENA 5:

Entra uma jovem, muito esperta, chama Janaina, dizendo :

Olá, pessoal! Gostaria de dar minha opinião sobre a questão em pauta.



Se usarmos a árvore de natal com o propósito apresentado pela irmã White, creio não haver problema algum, ao contrário, pode ser uma benção. E foi o que fizemos em nossa igreja. Todo o ano temos uma linda árvore de natal, onde colocamos ofertas para a compra de alimentos para pessoas carentes. É preciso buscar um equilíbrio, pois o extremismo é pecado, tanto quanto o liberalismo



e outro jovem aparece (Geovani) dizendo:

o objetivo do Natal não é idolatrar uma árvore ou algo parecido, sabemos que é puramente comércio, mais aproveitemos a data no sentido de unir a igreja, unir os irmãos ou algo parecido, não podemos ser extremos, senão daqui a pouco será proibido doar sangue, comemorar aniversários entre outros e ainda outra jovem (Anice) entra dizendo:

Eu dou o meu apoio ao nosso amigo geovani, que expressou em poucas palavras mais com cautela o que é uma realidade na nossa vida. É importante dizer o que se pensa, mais devemos ter muito cuidado com o modo de falar com as pessoas, pois se quero mostrar algo que se julgue certo ou não, primeiramente buscar orientação divina pra isso, para que no fim nenhum e nem outro saia desapontado.



CENA 6:

-Janaina, Anice e Nelson saem de cena, mas entra novamente o irmão Fabiano, conversando com o Geovani: Caro Geovani, Satanás é muito astuto e ele procura entronizar na igreja coisas erradas mas de uma maneira bonita, simpática, sem aparência de mal, hoje uma árvore de natal, amanhã a figura do papai noel e assim vai, e como consequência a igreja está cada vez mais se afastando do modelo da igreja primitiva, pura, incontaminada.



Geovani concorda com Fabiano dizendo:

Na minha Igreja por exemplo, todos os anos é colocada uma árvore de natal, mas nem por isso Deus deixou de abençoá-la todos esses anos, na Associação também existe uma árvore de natal, papai noel, é claro nada tem haver, isso é claro que é marketing, mas isso acontece há anos, não é coisa do mundo atual.



CENA 07:

Fabiano sae de cena e entra uma outra jovem chamada Marlene, com a Bíblia na mão abrindo ela em I Cor. 10:23 lendo o seguinte:

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam." e ainda o vers. 31 "Portanto quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus" (depois que ela acaba de ler, ela olha para a igreja e diz:

Vocês perceberam que determinados assuntos geram uma tremenda controvérsia... e além disso, podem trazer inimizade. Por favor, parem e pensem: Será que isso glorifica a Deus? Será que vai nos edificar? E a árvore de natal? Bem... nós já recebemos muito material a respeito disso, mas mesmo assim ainda existem divergências. Eu não quero me posicionar de lado algum, e procurei algo na Bíblia (nosso guia mais seguro), que pudesse nos ajudar a esclarecer esses assuntos polêmicos, e encontrei essas maravilhosas mensagens que o apóstolo Paulo nos deixou: "Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem a igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar". I Cor. 10:33

Perceberam? Se na sua igreja TODOS os membros aceitarem a árvore de natal sem encrenca, e se for importante para despertar a vontade de doar no coração deles, então coloque, porque não!? Mas se a árvore for motivo de escândalo para algum irmão, pare e pense: VALE A PENA ARRISCAR A SUA SALVAÇÃO E A DELE POR UMA SIMPLES ÁRVORE? Podemos fazer tantas outras coisas!

Então, meus queridos, não vamos nos ater a essas discussões sem sentido. Busquemos respostas na Bíblia, na oração, e na comunhão com Deus. Jesus está voltando! É tempo de levar essa mensagem aos que ainda não a conhecem! E vamos aproveitar o Natal, quando a maioria das pessoas do mundo estão mais receptivas, para mostrar a elas o verdadeiro Jesus, Aquele que nasceu, viveu ensinando, curando e amando a todos, e que morreu naquela cruz para salvar a nós todos. Vamos mostrar a essas pessoas qual é o maior e melhor presente de todos: A vida eterna.



Geovani num tom de alegria olha para a igreja e diz:

Dito e feito! Acho que podemos encerrar por aqui, após a mensagem da irmã Marlene.



CENA 08:

os dois saem de cena e entra o diretor (representa o irmão Robson Ramos) com o livro O Lar Adventista na mão, no capítulo 77, dizendo:

A Juventude deve ser tratada com muito cuidade. Não devem ser deixados no Natal a buscar seus próprios divertimentos em prazeres vãos, em diversões que lhes rebaixarão a espiritualidade.

(e ainda completa com uma materia da Review and Herald, 11 de dezembro de 1879.) dizendo:

Devemos ter árvores de Natal? Não seria isto acompanhar o mundo? Respondemos: Podeis fazê-lo à semelhança do mundo, se tiverdes disposição para isto, ou podeis fazê-lo muito diferente. Não há particular pecado em selecionar um fragrante pinheiro e pô-lo em nossas igrejas, mas o pecado está no motivo que induz à ação e no uso que é feito dos presentes postos na árvore.

Com isso, ele (o diretor Jovem) encerra o JA NATAL........ ESPECIAL DA CENTRAL DE DIRETORES JA..........




Colaborador: Planeta J.A