JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça : HIistória da igreja- Pioneiros

História da igreja – Pioneiros da verdade



Autoria: Jailson José Vieira

Esta encenação foi baseada no livro Nossa Herança – Casa Publicadora Brasileira- 2004



Apresentador 1: O que você sentiria se estivesse esperando algo com grande expectativa e, de repente, você fica sabendo que o que você espera não virá?

Apresentador 2: sonhos destruídos, expectativas frustradas, um misto de tristeza e revolta pode até invadir o seu ser!

Apresentador 1: foi justamente o que muitas pessoas estavam sentindo no dia do grande desapontamento de 1844. Todas elas estavam aguardando o retorno de nosso Salvador, mas Ele não apareceu!

Apresentador 2: Guilherme Miller ao estudar o livro de Daniel, mas especificamente as profecias das 70 semanas descobre algo sensacional!

Apresentador 1: ao fazer todos os cálculos descobre que Jesus irá voltar justamente no dia 22 de outubro de 1844!

Apresentador 2: imaginem só o que acontece: pessoas ficam extremamente felizes pois, afinal, é o fim de todo os seus sofrimentos!

Apresentador 1: dentro do ser de cada uma delas renasce a esperança de uma vida melhor. As pessoas vendem tudo o que tem, vendem suas propriedades e utilizam na divulgação do evangelho, se preparam com roupas brancas, mas...

Apresentador 2: é, deu meia-noite, uma hora da manha, duas horas da manha e amanhece o dia 23 de outubro e Jesus não apareceu!

Apresentador 1: muitas orações foram feitas e as lagrimas encheram os olhos de muitos crentes!

Apresentador 2: falharam as escrituras?

Apresentador 1: Não! De forma alguma! Estudos mais profundos revelariam que o tempo da profecia estava correto, mas o evento que deveria ocorrer foi interpretado incorretamente!



ENCENAÇÃO



Amigo: (entra desesperado) Hiram Edson e agora o que nós iremos fazer? Tudo o que tínhamos foi vendido e não temos mais nada!

Hiram Edson: calma meu jovem, não precisamos e nem podemos nos desesperar, Deus vai nos mostrar uma solução!

José Bates: algumas pessoas estão transtornadas e já abandonaram a sua fé!

Tiago White: há muitas pessoas que estão revendo a bíblia para ver se Guilherme Miller errou em seus cálculos, outras pessoas se entregaram ao fanatismo e muitas outras , como nós, estamos sendo ridicularizados!

Hiram Edson: há um Deus no céu. Ele se fez conhecido a nós em bênção, no perdão, na redenção e não falhará conosco agora. Em pouco tempo, creio eu, este mistério será desvendado!

Ellen White: com certeza irmão, vamos fazer um jejum e clamar ao nosso Deus que nos mostre onde erramos!

Hiram Edson: Boa idéia Ellen! Vocês oram que eu irei com meu amigo aqui confortar os outros irmãos com a esperança de que Deus vai nos revelar o que realmente aconteceu!

(os dois saem, logo em seguida os demais e entram os apresentadores)

Apresentador 1: é no momento de duvida, onde tudo conspira para o erro que nossa fé é provada!

Apresentador 2: em todas as circunstancias de nossa vida somos impelidos a desistir e a desanimar, mas a fé num Deus que revela o seu amor pode fazer toda a diferença!

Apresentador 1: Ellen White, Tiago White, Hiram Edson e mais um grupo de pessoas tinham a certeza de que “todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” e mantiveram as suas crenças!

Apresentador 2: a fé deles estava firmada em Deus e sabia que Ele, o nosso Deus, não os deixaria sem resposta!

Apresentador 1: e assim Hiram Edson e seu amigo foram fazer conforme o combinado!

Apresentador 2: indo eles para o campo, onde as espigas estavam amontoadas, algo extraordinário estava para acontecer!



ENCENAÇÃO



(num milharal entra Hiram Edson e seu amigo e vão conversando normalmente)

Amigo: sabe Hiram, estou muito triste com tudo isso! Por que será que Jesus não voltou?

Hiram Edson: eu também estou muito triste, meu coração está quebrantado, não sei o que aconteceu para que Ele não voltasse. Jesus é pontual e especifico em todas as suas obras. O erro só pode está em nós. Vamos pensar em que poderíamos ter errado!

(os dois seguem caminhando pensativos, num momento o seu amigo vai adiante e Hiram Edson pára )

Hiram Edson: (olha para o céu, fica pasmo e alegre ao mesmo tempo. Ele está tendo uma visão em que Deus revela o que realmente aconteceu)

Amigo: (ao perceber que Hiram Edson ficou para trás fala) Irmão Edson por que você parou?

Hiram Edson: (correndo ao encontro do amigo e muito eufórico) O senhor estava respondendo as nossas orações! Eu tive uma visão! Deus revelou-me o que aconteceu, revelou onde nós estávamos errando!

Amigo: e o que Ele te revelou? O que você viu?

Hiram Edson:parecia-me está vendo o santuário celestial, e Cristo, como sumo sacerdote, estava saindo do lugar Santo para o Santíssimo!

Amigo: como assim? Eu não estou entendendo!

Hiram Edson: eu vi distinta e claramente que em vez de nosso sumo sacerdote sair do lugar santo e vir à terra no décimo dia do sétimo mês , no final dos 2.300 dias, Ele entrou no santíssimo para iniciar o juízo investigativo!

Amigo: agora compreendo! A profecia falava que iniciaria o julgamento de todos os seres humanos e não o retorno de Cristo!

Hiram Edson: exatamente!

Amigo: vamos rever a profecia e anunciar às pessoas a revelação de nosso Deus!

(eles saem muito felizes)

Apresentador 1: agora o mistério está desvendado e as datas confirmados!

Apresentador 2: a mensagem do 1º anjo continuou com a verdade presente “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”

Apresentador 1: esta mensagem era e ainda é, um poderoso instrumento para trazer pessoas a Cristo neste tempo de julgamento.



Apresentador 2:a mensagem do 2º anjo foi muito significativa para o período que precedeu o desapontamento ” Caiu, caiu a grande Babilônia que tem dado a beber a todas as nações do vinho da fúria da sua prostituição”

Apresentador 3: e a 3ª mensagem angélica? Todos os eventos, desde Guilherme Miller, o clamor da meia noite até o grande desapontamento revela a seqüência de fatos que nos revelaria a 3ª mensagem que enfatiza a importância dos 10 mandamentos, em especial o sábado!



ENCENAÇÃO



(duas jovens entram conversando...)

Jovem 1: sabe amiga esses últimos acontecimentos tem me deixado um pouco confusa. Jesus vai voltar e não volta, as profecias das 70 semanas e a revelação de Deus para o Senhor Hiram Edson...

Jovem 2: eu também estou muito confusa! E você sabia que a senhora Rachel Oakes uma batista do sétimo dia veio visitar sua filha, que é uma crente de nossa igreja, trouxe um monte de folhetos que falam que o sábado é o dia do Senhor!

Jovem 1: ah sim, estou sabendo. Quando eu fui ao culto domingo pela manha um de nossos irmãos deu o maior susto em todo mundo ao levantar e afirmou que estava convencido que o sábado era o dia verdadeiro de guarda e que ele, de uma vez por toda ia guardá-lo.

Jovem 2: e não se engane, só de uns tempos pra cá já são mais de quarenta pessoas de nosso pequeno grupo que se tornaram guardadores do sábado!

Jovem 1: já tô até vendo as manchetes em uma de nossas revistas: Em Washington, New Hampshire , surge a 1ª Igreja Adventista que guarda o sábado!

Jovem 2: não duvido não, ouvi falar que José Bates está vindo na semana que vem para uma reunião onde irá tratar justamente deste assunto!

Jovem 1 : pensando bem, eu tenho que dá minhas investigadas na bíblia. Eu também tô achando que realmente devemos guardar o sábado! Até mesmo Jesus o guardou!

Jovem 2: é, mais temos que investigar isso. Tenho minhas duvidas sobre a graça e a lei!

Jovem 1: pois é, então vamos investigar! E saber qual é o desejo de nosso Deus!

(as duas vão saindo)

Apresentador 1: mal sabiam nossas irmãs que realmente, sem querer, estavam profetizando! Mais tarde, a própria Ellen White recebe o dom de profecia e vê, em visão, a necessidade do povo de Deus observar o sétimo dia.

Apresentador 2: a partir destes últimos acontecimentos que surgiu então os Adventistas do sétimo Dia! Graças ao reconhecimento de nossos pioneiros que viram a importância do santuário, do sábado e das doutrinas do segundo advento!

Apresentador 1: homens e mulheres de coragem!

Apresentador 2: homens e mulheres de fé!

Apresentador 1: que se mantiveram firmes e fizeram da palavra de Deus a sua única regra de fé!

Apresentador 2: homens e mulheres de diferentes lugares, de diferentes maneiras que deixaram ser guiados pelo Espírito Santo!

Apresentador 1 e 2: OS PIONEIROS DA VERDADE!!

Apresentador 1: Louvamos ao nosso Deus que fez uso de homens simples e pecadores como cada um de nós, para satisfazer a necessidade de se proclamar a verdade a todos os povos!

Apresentador 2: e hoje, a responsabilidade está em nossas mãos! Fazemos parte da Igreja que tem a verdade e devemos transmiti-la!

Apresentador 1 : vamos então cumprir a missão que a nós foi confiada: Breve Jesus voltará!

Apresentador 1 e 2: Senhor eis aqui teus instrumentos cumpra-se em nós o teu querer!

___________________________________________________________

JAILSON JOSÉ VIEIRA

IGREJA ADVENTISTA CENTRAL DE CAMPO FORMOSO-BA

E-MAIL: jailsonbio@gmail.com

ORKUT: CLUBE DE JOVENS JÓIAS RARAS


Colaborador: Jailson