JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça : Veredas Antigas

Veredas Antigas



Cena: Entra uma jovem como se estivesse em seu quarto se preparando para dormir. Olha ao seu redor e ver um baú com uma aparência antiga. Queixa-se: “Preciso dar uma geral nesse quarto! Tanta coisa velha pra se jogar no lixo! Olha só esse baú! Todo empoeirado! Tá precisando ir pro lixo mesmo! Amanhã faço isso!” Se ajoelha próximo à sua cama e ora:



Jovem: Oração - Senhor, mais um ano se passou e eu continuo com os mesmos problemas. Não consegui terminar meu ano bíblico, não arranjei o emprego que tanto preciso, não dei nem sequer um estudo bíblico e ainda continuo solteira! Mostra-me, Senhor, como melhorar meu viver! E mostra-me também as qualidades que muitas vezes eu esqueço que existem, mas que Tu queres que eu desenvolva! Amém! (deita e adormece).



Apagam-se as luzes.



Narração: “Assim diz o Senhor: Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma”. Jeremias 6:16. Tantas coisas poderiam ser por nós praticadas se clamássemos por um coração puro e um espírito inabalável! Precisamos de transformação! Precisamos de renovação! As tantas virtudes que o Senhor nos outorgou muitas vezes parecem estar esquecidas no fundo do baú, onde são consumidas pelas traças do pecado. Princípios não mudam, são eternos! Conheça hoje qual a boa, santa e agradável vontade de Deus para a sua vida! E lembre-se: o caminho de volta às veredas antigas é Jesus. Ele disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” João 14:6.



Personagem 1: (Vestido de branco, dirige-se ao baú e retira de dentro dele uma placa com a palavra “santificação”). Santificação não significa perfeição alcançada, mas o progresso da vida divina em direção à perfeição. Cada um de nós tem a responsabilidade de escolher submeter continuamente sua vontade pecaminosa a Deus, a fim de que a santificação ocorra.



Personagem 2: (Vestido de branco, dirige-se ao baú e retira de dentro dele uma placa com a palavra “fé”). Nossa fé não deve ser teórica, mas prática. A fé que defendemos não deve está confinada a um arquivo ou a um livro, mas deve ser vivida e testificada a cada instante de nossas vidas, evidenciando uma vida que foi transformada por Cristo.



Narração: Conhecer Jesus é tudo! No entanto, muitas pessoas pensam que conhecer Jesus é apenas admirá-Lo. E ficam nisso. Não se entregam completamente a Ele. Não permitem que o Espírito Santo lhes transforme o coração.



Personagem 3: (Vestido de branco, dirige-se ao baú e retira de dentro dele uma placa com a palavra “união”). Oh! Quão bom e agradável é que os irmãos vivam em união! É plano de Deus que haja cooperação e unidade na igreja, como está ilustrado em I Cor 12:12-31, onde as partes da Igreja simbolizadas como parte de um corpo, trabalham juntas para bem estar de todos.



Personagem 4: (Vestido de branco, dirige-se ao baú e retira de dentro dele uma placa com a palavra “reverência”). Quando nos reunimos na Casa do Senhor, precisamos respeitar a presença divina. Ser reverente não significa apenas fazer silêncio, mas significa apresentar-se diante do Senhor com um coração agradecido, submisso e humilde.



Narração: Meus queridos, não permitam que os princípios e valores que direcionam a vida cristã sejam perdidos no baú do esquecimento. Clame ao Senhor por restauração de vida! “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” 2 Coríntios 5:17.





Personagem 5: (Vestido de branco, dirige-se ao baú e retira de dentro dele uma placa com a palavra “amor”). Nosso maior anseio deve ser transmitir o amor de Deus ao nosso próximo. Um amor restaurador e abnegado, que é capaz de doar-se a si mesmo em favor do próximo. Peça a Deus que o ajude a desenvolver esse amor.





Personagem 6: (Vestido de branco, dirige-se ao baú e retira de dentro dele uma placa com a palavra “esperança”). Como Cristãos Adventistas do Sétimo Dia, nós compartilhamos a esperança de um futuro glorioso que se tornará realidade no tempo determinado por Deus. Uma esperança vívida que nos motiva diariamente a viver o presente com o olhar voltado para o futuro.



Narração: Voltemos para as veredas antigas! Se você é líder, volte para as veredas antigas; se você é professor, volte para as veredas antigas; se você é missionário, volte para as veredas antigas; se você quer morar no reino eterno, volte para as veredas antigas. Ande de mãos dadas com Jesus por essas veredas de paz.



Jovem: Acorda e olha ao redor como se estivesse vivenciado aquilo que sonhara. Fala: Senhor, obrigada pela mensagem de advertência! Faz-me voltar às veredas antigas!



Baseado no artigo Veredas Antigas de Rubens Lessa, publicado pela Revista Adventista em Setembro de 2008.



Aline Soares de Lima - IASD - Cristo - João Pessoa-PB


Colaborador: Aline Soares de Lima - IASD - Cristo - João Pessoa