JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça : O valor de um pai

Dramatização para o dia dos pais



O valor de um pai



Personagens:

• pai bem sucedido



• marcinha e junior (filhos do pai bem sucedido

• cristina – filha do pai cristão



• um pai cristão



Objetivo da peça: mostrar aos pais que dinheiro não é tudo! Cuidado e atenção e criar os filhos no temor do senhor, isto sim é o mais importante)



Cenário: uma mesa e uma cadeira / telefone/pastas de documentos / papéis/ bíblia (dependendo da cena}



1ª cena- um pai bem sucedido financeiramente, sentado, falando ao telefone, revirando vários papeis, assinando papéis, hiper ocupado, nisto chega sua filha (uma jovem de nome marcia)



Marcinha - oi pai...



Pai- a filha é você, vamos, fale rápido pois estou muito ocupado...



Marcinha : sabe o que é pai é que sábado é os 15 anos da minha amiga paulinha, eu a turma vamos fechar uma boate, vai ter muita bebida e azaração e preciso comprar roupas novas pra ir arrasando na festa né pai.......



Pai: ah tá o problema é dinheiro, porque não falou logo! Tome aki este cheque, acho que resolve né! Tá bom ou precisa de mais!



Marcinha : tá, tá bom pai, tá ótimo, sabe pai eu queria conversar com o senhor sobre algo que tá acontecendo lá na escola...



Pai: filha eu já não resolvi o seu problema! Agora vá, eu sei que vc é uma menina inteligente sabe se cuidar! Agora vá que eu ainda tenho que dar uns telefonemas importantes. (a filha vai embora meio decepcionada)...



Pai- ah essas crianças! ....



Chega o filho:

Junior : e aí corôa! Beleza!?



Pai – ai !! É hoje que não resolvo nada. Vai fábio fala o que vc quer?



Junior : pai eu tô precisando levar um lero com o senhor.......



Pai – ah não fábio hoje não! Não tá vendo que não tenho tempo! Ande! Fale de quanto vc precisa? Tome aki um dinheiro, vá sair com seus amigos, se divertir! Vc sabe que pode contar comigo não sabe filhão!



Junior – tá bom pai! Valeu! Fui!



o pai falando sozinho: ”ah eu sou mesmo o máximo! Estes meninos são privilegiados, conseguir um pai assim como eu tá difícil”....--------------------------------------------------------------------------------------------------------------









2ª cena:



Outro pai sentado, lendo a bíblia : - vou aproveitar que cheguei mais cedo do trabalho para aprontar a lição para a classe domingo, o tema é maravilhoso! ( entra a filha (uma jovem ) beijando o pai....)



Cristina- papai que bom que chegou cedo assim posso ficar um pouquinho com o senhor!



Pai – que bom minha filha que está aqui comigo, ia preparar a lição para o próximo domingo, mas tenho todo o tempo do mundo pra vc. E do que vamos conversar...



Cristina - ah pai estou passando por problemas na escola, pois lá tem várias galeras, acontece que não quero participar de nenhuma delas, pois elas só fazem coisas que desagradam a deus e estou com medo deles me discriminarem, ficarem pegando no meu pé, ah pai o que devo fazer!



Pai – minha filha lembre-se do salmo 1:” bem aventurado o homem que não anda segundo o caminho dos ímpios, nem se assenta na roda dos escarnecedores e antes tem o seu prazer na lei do senhor. “ muitos para ficarem de bem com o mundo fazem coisas que desagradam a deus ! Não vale a pena trocar jesus por estas coisas! A palavra de deus fala que quem se envergonhar dele, naquele grande dia o senhor tb se envergonhará dele! Sabe filha! Por que vc tb não cria um grupo de jovens cristãos, conversa com a diretora e uma vez por semana vcs se reunem para fazer um pequeno culto na escola, tenho certeza que os outros verão isto e passarão a respeitar vcs! E quando vcs forem ver já terão ganhado a muitos! Se quiserem podem contar comigo para dar idéias, sugestões...



Cristina – isto mesmo pai! Pai, como o senhor é maravilhoso eu agradeço a deus todos os dias por me ter dado o senhor como pai. Beijo! Pai! Te amo....



3ª cena: os dois filhos do primeiro pai conversando (marcinha e junior )



Marcinha – junior, tá sabendo que domingo é o dia dos pais né! Fique já sabendo que não vou deixar de sair com a galera para ficar nesta palhaçada de almoço com os pais, ainda mais o papai que nunca teve tempo pra gente, nunca almoçou mesmo com a gente no dia dos pais! Quer saber vou comprar um presente qualquer, entrego a ele e pronto!

Junior - eu tb marcinha, não posso nem pensar em ficar pra almoço dos pais, já prometi pra rapaziada que vou acompanhar eles numa parada aí e não posso nem pensar em sair fora, tb compro um presente e entrego a ele e tá bom. Fui!



Os dois saem



4ª cena: cristina falando sozinha



Domingo é domingo do dia dos pais e será maravilhoso! Os jovens da igreja já prepararam uma homenagem muito especial! Depois vou almoçar com meu pai e lhe dar esta pequena lembrancinha, não é cara, mais junto com o meu beijo, abraço e todo o meu amor ele vai ficar muito feliz!



(sai)





5ª cena : no dia dos pais ( uma mesa arrumada como se fossem almoçar)



O pai bem sucedido fala:- hum! Hoje é o dia dos pais! Pedi para os empregados prepararem um almoço muito especial! Vai ser um almoço adorável!

(nisto chega o junior)



Pai- oi junior ! Mandei preparar um almoço hiper especial para o dia de hoje! Funalmente hoje vamos almoçar juntos! Quanto tempo não fazemos isto!



Junior – pô, corõa , aí, não vai dar não! Toma aki teu presente, vou ter que fazer uma parada aí que já tá marcado com a galera e agora não tenho mais como voltar atras, senão vou ficar mal com a galera, vão me chamar de filhinho de papai, sabe como é! Ah tome seu presente! Feliz dia dos pais ! Fui...



Pai – junior meu filho, volte aki!

(segura o embrulho de presente e senta)...

(nisto chega a filha)



Marcinha : oi pai!



Pai- oi marcinha que bom que vc chegou! Mandei a cozinheira preparar um almoço bem especial para o dia de hoje!



Marcinha - pai aqui está seu presente! Quanto a este negócio de almoçar pai, não tá com nada...o senhor mesmo nos ensinou isto, quantas vezes eu e junior passamos vergonha na escola, pois o senhor nunca foi em uma reunião de pais! Quanta das vezes chegavamos com aquele desenho todo colorido e o senhor nem ao menos olhava para ele! Muito menos nas festas do dia dos pais em que ensaiavamos durante toda a semana e no dia, cadê o senhor! Ocupado em reuniões e sempre ficávamos sozinhos! Ah pai ! Infelizmente não vai dar, vou sair com a galera, vamos dar um rolé, aproveitar aquele dinheiro que o senhor me deu! ............beijos



(o pai segurando o presente) - mas filha fique!

A filha sai.........



O pai senta-se arrasado e diz! Meu deus onde foi que eu errei sempre dei do bom e do melhor para estas crianças, eles nunca souberam o que é um não, nunca passaram por necessidade, sempre teve de um tudo... Os melhores colégios! Passeios! Viagens!

Meu deus! Que parada deve ser esta que o junior falou! Será que era sobre isto que queria conversar comigo naquele dia e eu como sempre ocupado.... O que eu fiz com os filhos!

(nisto o telefone toca, ele atende: -



Pai - o que? É a polícia! O que! O junior foi preso em fragrante por pertencer uma quadrilha de assalto em apartamentos ! Não! Meu deus! Não! O que meu filho se tornou! Meu deus como eu queria poder voltar atras, meu filho numa cadeira e eu fui o principal culpado! Minha filha tão jovem, saindo pelas madrugadas, bebendo com más companhias! Eu nunca me interessei em saber quem eram seus amigos! O que foi que eu fiz!



Ele permanece sentado arrasado chorando....







(entra o pai cristão, com sua filha! Se posicionam do outro lado do palco) .



Pai – minha filha que bela homenagem que vcs fizeram hoje para os pais! Fiquei emocionado! Obrigada! Sempre me dando alegria!



Cristina – aki esta minha lembrancinha é muito pouco diante de tudo o que o senhor é, faz e representa pra mim, tudo o que sou hoje eu agradeço ao senhor meu pai, que sempre soube me criar no temor do senhor,me ensinando o caminho certo, muitas das vezes dizendo não no momento certo, me ensinando o realmente valor da vida que é o amor! Eu te amo pai!



Pai – eu tb te amo minha filha! Não existe presente maior pra mim do que vc assim tão linda, tão meiga e o maior presente pra mim é seu amor ( os dois se beijam o pai e saem!)



O pai de negócios sai cabisbaixo e triste atras deles



Fim





Criada por deise silva de souza da primeira igreja batista do jardim do edem/ bangu/rj


Colaborador: Quem sou eu? Descobraseu irmão