JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : O remanescente

INTRODUÇÃO:A bíblia em varias ocasiões, fala de um remanescente. Quando Deus olhou para a terra, antes do dilúvio, só a família de Noé era fiel (gn: 6.1-5). Quando os israelitas fizeram um bezerro de outro, uns poucos, apenas, se recusaram a adorá-lo. Qd Judá pode retornar do exílio em babilônia, só alguns atenderam o chamado de DEUS ( ES.2:1-70). E qd Jesus veio a terra, apenas o remanescente O aceitou ( Jo: 10.1-13). Um remanescente, portanto, é um grupo de pessoas q permanece fiel a DEUS qd a maioria ao seu redor acomoda a sua fé. A referência mais conhecida a esse Remanescente encontra-se em AP: 12.17, onde são descritas as características desse grupo, no contexto dos últimos dias da historia da terra.

No J.a de hje veremos as seis características importantes d remanescente.



CARACTERÍSTICA 1= TEMPO DE SEU SURGIMENTO



Apocalipse 12 resume o grande conflito entre o bem e o mal, entre Jesus cristo e seus anjos(AP:12.7) e o dragão, satanás e seus anjos. São descritos quatro encontros. Primeiro a uma batalha no céu. Segundo, na encarnação de Jesus, o dragão tenta destruí-lo ,mas e derrotado(AP;12.1-10). Terceiro, o dragao ataca a igreja, simbolizada por uma mulher pura, e persegue-a por 1260 dias proféticos ou anos. Nos adventistas cremos q esse período terminou em 1798 d.c. Foi depois dessa data que o remanescente surgiu e enfrentou o dragão no quarto e ultimo encontro.

Mas o Remanescente de apocalipse 12:17 emerge e prospera nos últimos dias, em nosso tempo.



CARACTERÍSTICA 2 = IDENTIDADE DISTINTA



o remanescente é descrito os “ restantes(da igreja) de sua descendência”. Por definição, “remanescente” significa uma pequena parte de algo MT maior. A descendencia da mulher é numerosa, mas o remanescente contitui apenas uma pequena parte desse todo.hoje, há dois bilhões de professos seguidores de Jesus. Embora o dragão odeie todos q tem ate mesmo uma aparência de fé, sua sua indignação é dirigida contra esse pequeno grupo.



CARACTERÍSTICA 3= O TESTEMUNHO DE JESUS



AP.:12.17 declara q o remanescente tem o “testemunho de Jesus cristo”. Testemunho ou testemunha é usado na bíblia cm confirmação ou prova de alguma coisa. Essa palavra é usada freqüentemente em relação a salvação pela Fé. A verdade de a salvação é um dom de deus foi u alerta de Jesus e dos apóstolos contra o legalismo dos rabinos e do paganismo dos pagãos. Nos últimos dias, o remanescente defende essa importante verdade e anuncia o dom gratuito de Deus a humanidade sofredora. É a graça de DEUS q da identidade ao remanescente e o capacita a permanecer firme.



Concurso bíblico= ai é c vc



CARACTERÍSTICA 4= OS MANDAMENTOS DE DEUS



AP.:12.17 ainda ressalta a obediência do remanescente aos mandamentos cm uma de suas principais características.

Historicamente, os protestantes guardavam em alta estima a lei bíblica em geral,e, em especial os dez mandamentos. Entretanto, a improvável coalizão do dispensacionalismo e pós-modernismo combinaram - se para mudar isso.

O 1.alegam q os dez mandamentos estão no antigo testamento e os declara ñ mais validos. O ultimo rejeita a crença na verdade objetiva e a favor da verdade relativa e subjetiva. Contrario, esse cenário AP. 12.17 descreve o remanescente cm obediente aos mandamentos de DEUS.

A obediência ñ nega a eficácia da graça de DEUS. Ao contrario, define a vontade de DEUS para nossa vida. Deus escreve sua lei de amor em nosso S2 para q a obediência se torne um estilo de vida. (jr.31.33)

Fundamental a fidelidade do remanescente é o mandamento do sábado, q relembra à humanidade a nossa lealdade original. João toca nesse assunto outra vez em AP.: 14.7, uma clara alusão ao 4 mandamento. O sábado, cm sinal entre DEUS e seu povo(ex 31:13; ez 20: 12,20), torna-se o sinal q identifica o povo de DEUS no tempo do fim.



Dinâmica caretas: material: elástico de borracha( de prender dinheiro), sendo esse grande e frouxo afim de passar a kbca.

O animador dividira os participantes em equipes, escolhendo um representante de cada equipe de eleição pelos componentes. O jogo consistira em o animador circundar sob o nariz e, passando e pela nuca um elástico em cada um dos participantes. O participante q conseguir fazer c q o elástico desça ate a altura do pescoço, sem usar as mãos, utilizando-se somente so de movimentos com os músculos do rosto(fazendo caretas) em um tempo de 60 seg, será o vencedor. Ao final dos 60 seg, se ninguém tiver conseguido , será o vencedor aquele q conseguiu fazer c q o elástico desça o mais próximo do pescoço.



CARACTERÍSTICA 5= PAPEL PROFETICO



Uma comparação entre AP. 12:17. 14:8. 19:10 mostra q o remanescente tem o espírito de profecia. Isso significa duas coisas. Primeiro, o E.s foi concedido ao remanescente para compreender as profecias bíblicas. Segundo, q o remanescente deve ser guiado pelo dom de profecia (1 co.12:7. 2 pe 1:21). O papel dos profetas bíblicos era prover orientação inspirada para o povo de DEUS durante conjunturas importantes na historia da salvação. Encontramos tal orientação em Ellen White, cujo ministério ajudou a dirigir a igreja adventista, com êxito, através de multidões de armadilhas teológicas e organizacionais.



CARACTERÍSTICA 6=MISSÃO



todo remanescente bíblico teve uma missão crucial no plano da salvação. O remanescente de AP.:12.17 ñ é uma exceção. Ao enfrentar os ataques do dragão, deve atentar para o de Tiago: “Resisti ao diabo, e ele fugira de vós”(tg 4:7)resistência ñ é uma atividade passiva. AP. 14:1-3 descreve o povo de DEUS tomando a iniciativa de batalhar contra o inimigo ao proclamar o evangelho por todo mundo habitado. As boas novas da salvação pela graça devem ser completamente a este mundo q sofre. O sucesso nessa missão.



CONCLUSÃO:



ENQUANTO A “igreja universal” é composta por todos os q realmente crêem em Jesus Cristo, DEUS chamou um remanescente para proclamar uma mensagem especial nesses últimos de confusão generalizada. Ele vive para proclamar o evangelho de salvação em Jesus; obedece os dez mandamentos, inclusive o sábado do 7 dia; mantêm uma identidade forte e distinta; compreende seu papel profético e tem a missão de resistir ao dragão e espalhar o evangelho no mundo inteiro.

A iasd encaixa-se bem nessa descrição. Esse fato, porem, ñ é motivo Para nos sentirmos triunfantes ou orgulhosos. Pelo contrario, ele nos lembra as nossas imperfeições e rugas e leva o remanescente de DEUS do tempo do fim aos pés de JESUS. Que enorme tarefa! Tão poderoso é nosso DEUS!



obs.

Colaborador: Fonte: julho 2010/ Adventist Word