JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça : Transgredir é facil

A encenação a seguir é composta de 10 mini-cenas, onde veremos como é facil ou comum transgredir todos os 10 Mandamentos. As falas são apenas sugestivas, podendo ser adaptada à criatividade e memoria de cada um (rs), desde que mantenha o sentido. Representem e em seguida, saiam em silencio (arrependidos, assustados ou irônicos), apòs a fala da voz oculta.



Cena 1 (Um rapaz com laptop)

- O rapaz encontra-se com seu laptop conectado a internet wireless e passa horas e mais horas, deixando de fazer as demais coisas do dia (como estudar a lição, meditação, Biblia). Durante a cena, ele deve comentar (pensando alto) o que ele deveria fazer ou ter feito e acabou não sobrando tempo, ex: Quase 11 horas da noite, preciso terminar de ler meus emails logo, pra estudar a lição da Esc. Sabatina, ja que de manhã, não tive tempo, pq tinha atualizar meu orkut antes de ir trabalhar, pq la é bloqueado... Meia-noite e meia, ahhh não da mais tempo, vou dormir, pq se não, amanhã não consigo acordar cedo).

- Voz oculta: Não terás outros deuses diante de Mim.



Cena 2 (Duas moças e um cartaz/poster grande)

- Duas moças conversando, empolgadas: Amiga, consegui finalmente! Olha aqui o poster gigante que comprei do (cantor Fulano de Tal), depois que a gente levar no show dele, vou colocar bem no meio da parede do meu quarto, ja imaginou, acordar e olha pra ele todas as manhãs!!! – Lindo, lindo amiga! Mais bonito que aquelas fotos que tenho dele nos meus cadernos!

- Voz oculta: Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque Eu sou o Senhor, teu Deus.



Cena 3 (Três moças)

- Três amigas conversando sobre a festas da noite anterior: - Meninas, e a festa de ontem, o que acharam? – Ai meu deus! Foi incrivel! O Robertinho não estava uma graça? – Estava sim! Mas vcs reparam na roupa da coisinha? –O que que era aquilo? Jesus, apaga a luz! Totalmente sem noção...

- Voz oculta: Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão.



Cena 4 (Um rapaz falando ao celular)

- Alo? Bom dia, Bia! Tudo bem sim e com vc? Ahh q bom... Hoje? Churrasco no almoço e piscina na casa do Léo? Ahhh não vai dar, infelizmente... hoje é sabado e vc lembra, né? Amanhã é o dia do vestibular que vou prestar, eu tenho que estudar muito pra prova... É, vou passar o dia todo estudando, quero muito passar! ... ...bjo tchau!

- Voz oculta: Lembra-te do dia de sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus.



Cena 5 (um rapaz e uma mulher - mãe)

- Rapaz entra na sala revoltado, seguido pela mãe: Filho, vc sabe que essa menina não é boa companhia pra vc, ela é indecente, fuma e usa drogas! - Ah! Mãe, cala a boca, eu não pedi a tua opinião! Não me interessa se vc gosta ou não dela! A gente esta ficando e eu vou passar o feriado na praia com ela e os amigos dela! Vc querendo ou não!

- Voz oculta: Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.



Cena 6 (uma moça com uma cartela de comprimidos e um copo de agua)

- Pensando alto e passando a mão na barriga, gravida a poucos dias: Eu sou mesmo muito burra, pra ter deixado isso acontecer! Mas agora não tem jeito, essa é a unica forma de resolver este problema... Não da mesmo, impossivel enfrentar a furia dos meus pais... Melhor mesmo ninguém ficar sabendo dessa gravidez, nunca... Isso aqui vai resolver tudo... (e fingi engolir alguns comprimidos).

- Voz oculta: Não matarás.



Cena 7 (rapaz com laptop)

- Num chat, lendo e digitando em voz alta: Oi linda! Estava aqui te esperando ansioso. (Desculpe, demorei pq meu noivo ficou aqui até agora! Mas agora estou exclusivamente pra vc! Kkk). Estava com saudades, ja faziam 3 noites q nao nos encontràvamos aqui no bate-papo. (Eu tbm! ). Diz pra mim, o que vc està vestindo hoje? (hummm... quase nada! rsrs). Opa! Hj vc està ràpida! rs... Vamos ligar logo nossas webcam!!!

- Voz oculta: Não adulterarás.



Cena 8 (moça mexendo em na carteira do pai)

- Impossivel viver assim! Todo mês é a mesma coisa, minha mesada não chega nem até o dia 15! O que adianta estudar, ter boas notas, buscar uma carreira se não posso curtir a vida hoje, com meus amigos! Domingo mesmo, vão todos no aniversàrio do Ronald e eu não tenho sequer uma roupa legal pra usar. Ah! Não é justo! Preciso de mais dinheiro! Jà sei... Se eu pegar um pouquinho por dia, meu pai nem vai dar falta!

- Voz oculta: Não furtarás.



Cena 9 (dois rapazes – o funcionario e o chefe)

- Funcionario, chegando atrasado no serviço: Ai que sono! De novo eu perdi a hora de acordar! Mas aquele filme que estava passando na tv ontem estava tão legal... (Encontra o chefe) – Bom dia, sr. Almeida! É! Se é que se pode ter um bom dia com um trânsito destes! Estava tudo parado, quase que desde a esquina da minha casa! Ai no balão da avenida, parecia que ia melhorar, teve um acidente de moto com caminhão! É sério! Impossivel chegar na hora! E eu acordei tão bem disposto hoje, mas esse transito acaba com o dia da gente...

- Voz oculta: Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.



Cena 10 (um rapaz, esperando no ponto do onibus, e um casal)

- Todo dia essa tortura de pegar onibus (finge ver um carro passando) – Olha aì, se eu pudesse ter um carro, teria muito mais conforto... um dia vou ter um carro deste... ou quem sabe um muito melhor, tipo o do Fred, é, quero um carro igual ao dele! (passa um colega com a namorada e acena, de longe) – Esse aì, passa aqui todo dia e finge que nem me ve... Hoje, esta com a namoradinha dele, fica ai se exibindo... mas ela é mesmo muito linda... ainda não sei como, mas ainda faço ela largar dele e entao, vai ser a minha namorada, ah isso vai... talvez, se eu conseguir um carro como o do Fred... humm...

- Voz oculta: Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo. “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei.”

Romanos3:31

Colaborador: Dani Moro