JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Bichinhos de Estimação

“Bichinhos de Estimação”



Planos para o programa: Preparar 4 Bichinhos de pelúcia com os nomes impressos neles: METIRA, PREGUIÇA, ORGULHO, INVEJA. Essas pelúcias serão usadas pelas duplas que participarão do programa. Preparar também uma caixa ou cesta de plástico para que esse bichinhos sejam desprezados no final do programa.



Louvores

Oração inicial

Introdução - Quatro pares. Todos se espelham pela igreja com os “bichinhos de estimação” na mão: PAR 1 – ASSUME A FRENTE DA IGREJA, PAR 2 – LADO ESQUEDO PAR 3 – LADO DIREITO, PAR 4 – ASSUME OS BANCOS FRENTE DO LADO ESQUERDO.



PAR 1.1 [aponta para um] nossa, você viu aquilo? Como ele tem coragem de trazer pra igreja?

PAR 1.2 Mas que sem noção, daquele tamanho... e feio!!!



[sentam-se]



PAR 2.1 [aponta para o par 4] olha só que ridículo... é pequenininho mas chama a atenção!!!

PAR 2.2 Não é como o nosso... discreto, chega até a ser luxuoso...

PAR 2.1 Também, os nossos são bem alimentados...



[sentam-se]



PAR 3.1 [aponta para o par 1] Nossa, olha só aquilo ali? Aquilo não tem raça... com certeza!

PAR3.2 Com um daqueles, eu nem sairia de casa... que vergonha... dá pra ver de longe que eles não tem nenhuma vergonha na cara!



[sentam-se]



PAR 4.1 [aponta para o par 3] E a gente estava com receio de trazer o nosso pra igreja... olha aqueles ali, são muito piores!

PAR 4.2 E outra... todo mundo aqui deve ter um... só que tem um monte de gente que esconde, deixa em casa... [fala e senta – par 4.1 senta tb]

PAR 2.1 Um? Tem gente que tem um canil! [fala e senta]

PAR 2.2 Vem pra igreja mas fica preocupado pensando no bichinho que deixou em casa![fala e senta]

PAR 1.1 Ou nem vem pra igreja, fica em casa alimentando o seu bichinho![fala e senta]

PAR 1.2 Tem também aqueles que gostam de vir a igreja pra alimentar o bichinho dos outros!!![fala e senta]

PAR 3 [apontando pra igreja] QUAL É O SEU BICHINHO DE ESTIMAÇÃO??? [falam e sentam]







Abertura.



Nas escrituras sagradas, no segundo livro de Samuel, o rei Davi, homem a qual Deus ungiu rei sobre Israel, possuía mulheres, riquezas e respeito dos seus inimigos. A palavra ainda nos relata que se tudo isso não fosse suficiente, Deus lhe daria muito mais. Bem, após a leitura a respeito do rei Davi, entendemos que ele era um homem que tinha tudo o que queria e que não havia cobiça em seu coração! Errado. Amados, Davi, homem segundo o coração de Deus e tremendamente usado pelo Senhor, deixou a cobiça operar em seu coração, o que o levou a cometer o adultério e até assassinato.

II Samuel 11: 2-4. a Cobiça era o “bichinho de estimação” de Davi.



Meus irmãos, assim como Davi, recebemos tudo de Deus, mas alimentamos nossos “bichinhos de estimação” e acabamos dando oportunidade para a cobiça, entrar em nossos corações e acabamos almejando algo que não nos é devido, algo que não nos pertence. Quantas são as vezes que vemos um irmão comprar um carro novo, e ao invés de dar glórias a Deus, queremos um carro melhor que o dele.



No culto Jovem de hoje, vamos conhecer outros “bichinhos de estimação” que alimentamos em nossa vida e vamos aprender sobre o que a bíblia diz a respeito deles.



Música especial -



PAR 1 - Bichinho de estimação 1 – a Mentira.



Par 1.1 - O nosso bichinho de estimação é muito famoso. Às vezes quando as pessoas querem se safar de algum problema, ou mesmo quando precisam de algo, usam o nosso bichinho. Ele se chama mentira.



Par 1.2 – Ele está em todo lugar e é assim: quanto mais o nosso bichinho é alimentado, cresce mais e mais, até que chega a um ponto que não conseguimos nos desfazer dele. Ele sempre está conosco. É... esse bichinho é o mais popular e o mais usado entre os bichinhos de estimação de nossa vida!



Par 2 – Bichinho de estimação 2 – a Preguiça



PAR 2.1 – Falar do meu bichinho dá um sono... mas vou falar.

Muitas pessoas dizem que o nosso bichinho as fazem não ter muito sucesso na vida. Dizem que ele vive atrapalhando a vida de muitos, tanto profissional, quanto espiritualmente. Mas eu não acho isso! Eu acho que ficar deitado e fazer nada são coisas muito boas ... (vira para o bichinho e fala: ) não é mesmo PREGUIÇA?

PAR 2.2 – Muitas vezes deixamos de estudar a Bíblia e a lição por causa dela. Mas vou parar de falar por aqui, estou precisando descansar... (sentam-se).





PAR 3 – bichinho de estimação 3 – orgulho.



PAR 3.1 O nosso bichinho é o melhor! É o mais bonito, o mais fofo, o mais bem alimentado!

PAR 3.2 Realmente, olhando bem, não há bichinho mais bonito que o nosso!

Também, não é? Cuidamos dele tão bem! Levamos ao pet toda semana pra dar aquele banho... Damos as melhores rações, e compramos as melhores roupas! Não é a tua que o nosso bichinho se chama ORGULHO. Ele é o melhor bichinho de todos!



PAR 4 – BICHINHO DE ESTIMAÇÃO 4 - inveja



PAR 4.1 – Sabe pessoal, o nosso bichinho de estimação não era assim. Ele era simples, sem graça... Mas a medida que fomos olhando para outros bichinhos, fomos melhorando o nosso, porque na verdade a gente queria que o nosso bichinho fosse igual ao dos outros.

PAR 4.2 – É verdade! Gostaríamos mesmo é der ter o bichinho dos outros, mas como não conseguimos, então tentamos fazer o nosso ficar igual! E vocês acreditam que tem gente querendo imitar o nosso bichinho? Povo invejoso...



Orador – Você pode estar pensando: - Eu não alimento nenhum desse bichinhos de estimação dentro de mim! Mas esses foram apenas alguns exemplos dos “bichinhos de estimação” que alimentamos dentro de nós. E os alimentamos muitas vezes sem percebermos e isso é muito perigoso! Você pode estar alimentando também o egoísmo, a ganância, a indiferença, a hipocrisia, e por ai vai... Mas para estarmos livres desses bichinhos nada desejáveis, devemos estar em comunhão com Deus e esquecer o mundo e seus prazeres. Queridos irmãos e irmãs, não devemos perder a visão da fé, e nos preparar para o grande dia, então, não deixe os “bichinhos de estimação” atrapalharem nossa entrada no céu.



Música Especial

Pedidos de oração

Concurso Bíblico

Entrevista Surpresa

Música Especial



Aplicações



Gostaria de convidar um representante de cada bichinho de estimação que venha a frente com seu bichinho. Agora vamos aprender o que a bíblia diz sobre cada um de seus “bichinhos de estimação”.



O QUE DIZ A BIBLIA SOBRE A MENTIRA?



Quando mentimos, ferimo-nos a nós mesmos. A Bíblia diz em Efésios 4:25 “Pelo que deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros.”

O nono mandamento proíbe a mentira. A Bíblia diz em Êxodo 20:16 “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.”

Quando mentimos não estamos seguindo o exemplo de Jesus. A Bíblia diz em Colossenses 3:9-10 “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do homem velho com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.”

Deus detesta a mentira. A Bíblia diz em Provérbios 12:22 “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite.”

Os que mentem são excluídos da presença de Deus. A Bíblia diz em Salmos 101:7 “O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.”

Os que são desonestos não serão permitidos entrar na cidade de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”

Somos considerados mentirosos se dizemos que somos cristãos mas não obedecemos a Deus. A Bíblia diz em 1 João 2:4 “Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.” Deus nos perdoará. A Bíblia diz em 1 João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.”

Portanto, vamos banir o bichinho de estimação da MENTIRA para que um dia possamos entrar no reino de DEUS. (toma o bichinho da mão da pessoa e joga no “lixo)





O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE A PREGUIÇA?



A primeira lei de Newton diz que um objeto em movimento tende a permanecer em movimento, e um objeto parado tende a permanecer parado. Essa lei também se aplica a pessoas. Enquanto algumas pessoas são naturalmente motivadas para completar projetos, outras pessoas são apáticas, precisando de motivação para combater até mesmo a inércia! Preguiça, um estilo de vida para alguns, é uma tentação para todos. A Bíblia, no entanto, é clara que, porque o Senhor, que é um Deus que trabalha, foi quem ordenou trabalho para o homem, preguiça é um pecado. “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio” (Provérbios 6:6). Esse Bichinho de estimação não faz bem e precisa ser excluído de nossas vidas! (toma o bichinho da mão da pessoa e joga no “lixo)





O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE O ORGULHO?



O orgulho é perigoso. A Bíblia diz em Provérbios 16:18 “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”

A humildade produz honra. A Bíblia diz em Provérbios 29:23 “A soberba do homem o abaterá; mas o humilde de espírito obterá honra.”

Deus é contra os orgulhosos. A Bíblia diz em 1 Pedro 5:5-6 “Semelhantemente vós, os mais moços, sede sujeitos aos mais velhos. E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte.”

O orgulho pode separar-nos de Deus e das outras pessoas. A Bíblia diz em Lucas 18:14 “Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado; mas o que a si mesmo se humilhar será exaltado.”

Uma humildade semelhante à de uma crirança é de muito valor no céu. A Bíblia diz em Mateus 18:4 “Portanto, quem se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no reino dos céus.”

Os orgulhosos serão humilhados. A Bíblia diz em Mateus 23:12 “Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.”

Os que são orgulhosos podem cair. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10:12 “Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe para que não caia.” Jogue fora esse bichinho de estimação! Ele te levará a ruína! (toma o bichinho da mão da pessoa e joga no “lixo)





O QUE A BIBLIA DIZ SOBRE A INVEJA?

A Bíblia nos diz que devemos ter um tipo de amor tão perfeito quanto o que Deus tem por nós. “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal” (1 Coríntios 13:4-5). O mais que nos focalizamos em nós mesmos e nos nossos próprios desejos, o menos poderemos nos focalizar em Deus. Quando endurecemos nossos corações para a verdade, não podemos nos voltar a Jesus e deixar que Ele nos cure (Mateus 13:15). No entanto, quando deixamos que o Espírito Santo nos controle, Ele vai produzir em nós o fruto da nossa salvação, que são amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gálatas 5:22-23). Tiago 3:15 diz: “Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade. Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica”.



Ter inveja indica que não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos dado. A Bíblia nos diz que devemos estar satisfeitos com o que temos, pois Deus nunca vai nos deixar ou abandonar (Hebreus 13:5). Para combater o sentimento de inveja, precisamos nos tornar mais como Jesus e menos como nós mesmos. Podemos fazer isso ao estabelecer um relacionamento pessoal com Deus. Podemos conhecê-lO mais através de estudos bíblicos, oração e de ir à igreja. À medida que aprendemos a servir a outras pessoas ao invés de nós mesmos, nossos corações começam a mudar. “Não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2). (toma o bichinho da mão da pessoa e joga no “lixo)





Meu desejo nesta tarde é que deixemos de lado esses Bichinhos que alimentamos dentro de nós, e demos lugar as coisas que nos levem mais pertos de Deus.

Termino com a mensagem de Tiago 1:12

Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.

Música Especial.

Oração final.


Colaborador: Dirlaine Iglesias - Diretora de Jovem do IBES- ES