JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Renova-me Senhor

(entrega das lembrancinhas NA SAIDA miniatura de vasos de barro de vários formatos escrito renova-me)

DECORAÇÃO- RECORTES DE VASOS DE DIFERENTES TAMANHOS E MODELOS PARA SEREM DECORADOS PELOS IRMÃOS QUANTOS CHEGAREM .DEVEM SER FIXADOS NOS CORREDORES DA IGREJA

CULTO JOVEM RENOVA-ME

INTRODUÇÃO

Vaso de honra (II Tm. 2.20,21/ II Co 4:7)



Quando a Bíblia fala em vaso sempre se referindo ao homem e a seu conteúdo Foi assim na multiplicação do azeite da viúva (II Rs.4) e na transformação da água em vinho (João 2). Deus pode fazer maravilhas quando nos apresentamos a ele como vasos disponíveis para a sua obra (At.9.15).



A condição do vaso:

O vaso precisa estar limpo, por dentro e por fora. Aqui estão incluídos os pecados visíveis e os ocultos, do corpo e da alma, os que o homem vê e os que só Deus vê.

Um detalhe que temos a observar é que o vaso só recebe, não coloca coisas, mas pode permitir que elas fiquem nele

O conteúdo do vaso.

Na bíblia encontramos vasos contendo água (João 2), vinho (João 2), perfume (Lc.7.37), azeite (II Rs.4), maná (Êx.16.33), tesouro (II Cor.4.7), vinagre (João 19.29), etc. Precisamos nos livrar do conteúdo maligno, o pecado guardado. Precisamos nos encher da palavra de Deus (Col.3.16) e do Espírito Santo (Ef.5.18).



Os Tipos de vaso:

1.1- Em 2 Tm.2.20, Paulo chegou a dizer que numa grande casa há uma grande diversidade de vasos. Vasos de ouro, de prata, de madeira, e também de barro.

1.2- Em At.9.15, o próprio Paulo foi chamado por Deus de “vaso escolhido”.

1.3- No SL.31.12, o próprio Davi se sentia como um “vaso quebrado”.

1.4- De acordo com Pv.25.4, é preciso tirar a escória, para que o vaso se torne útil para o ourives.

1.5- Em Is.66.20, o profeta fala de “Vasos puros” na Casa do Senhor.

1.6- Em Jr.18.1-6, o povo do Senhor é comparado ao vaso na mão do Oleiro.

1.7- Em Rm.9.21, Paulo fala de “vasos de honra” e “vasos de desonra”.

1.8- Em Rm.9.22-23, Paulo fala de “vasos da ira” e “Vasos de misericórdia”.





1°PARTE A IGREJA É A CASA DO OLEIRO

1.É na casa do oleiro que o vaso é moldado. Se o Senhor Deus é o oleiro e nós somos os seus vasos, A IGREJA É A CASA DO OLEIRO, POIS A IGREJA É A CASA DE DEUS. É lá que somos tratados, moldados e remodelados por Deus. Aconteça o que acontecer, não se afaste da igreja.

2.Nós somos obra do Senhor e a cada dia ele nos molda para ficarmos segundo o desejo do Seu coração, segundo a forma que Ele planejou para que sejamos. Para nos moldar ele usa a “roda da vida”. Cada dia da nossa existência é como se fosse um giro dessa roda. Coisas boas e ruins acontecem, encontramos pessoas boas e ruins, tudo o Senhor Deus usa para moldar o nosso caráter, para nos fazer melhores.

DINAMICA MEMORIZANDO

Convide 4 pessoas para irem à frente, no programa JA.

Leia o texto abaixo e mande, cada um na sua vez, repetir sem errar. Quem for errando, vai sentando. Vence quem acertar mais.



O Diretor fala:

-Este é o pote do vinho bom... (mande a pessoa repetir)

Diretor:

- Este é o pote do vinho bom e este é o profeta... ( a pessoa repete)

- Este é o pote do vinho bom e este é o profeta que leva o pote do vinho bom.



Entenderam? Vou colocar abaixo todo o texto. Você vai acrescentando uma frase à outra e a pessoa deve repetir sem errar.



TEXTO: Este é o pote do vinho bom e este é o profeta

que leva o pote do vinho bom.

Esta é a carroça que conduz o profeta que leva o pote do vinho bom.

Esta é a estrada por onde passa a carroça que conduz o profeta que leva o pote do vinho bom.

Esta é a árvore que está ao lado da estrada por onde passa a carroça que conduz o profeta que leva o pote do vinho bom.

Este é o pássaro que está no galho da árvore, que está ao lado da estrada por onde passa a carroça que conduz o profeta que leva o pote do vinho bom Este é o caçador que matou o pássaro que estava no galho da árvore, que está ao lado da estrada por onde passa a carroça que conduz o profeta que lava o pote do vinho bom.

Este é o delegado que prendeu o caçador que matou o pássaro que estava no galho da árvore que esta ao lado da estrada por onde passa a carroça que conduz o profeta que leva o pote do vinho bom.



2°PARTE DEUS O GRANDE OLEIRO

Às vezes fazemos coisas erradas, pois estamos no meio de um aprendizado. Outras vezes são até mesmo erros graves; estragamos tudo, nos estragamos junto, mas, se estivermos nas mãos do oleiro ele fará de nós um outro vaso. Este é o segredo: nossa vida precisa estar sempre nas mãos de Deus. Eventualmente cometeremos erros, simplesmente pelo fato de não sermos perfeitos. Quando éramos criança e estávamos começando a andar, todos nós, sem exceção, caíamos ao tentar andar, mas, nossos pais nos ergueram a cada vez que caíamos. “O cair é do homem, mas o levantar é de Deus. Ouse andar com Deus” Se você cair, não ficará prostrado, pois o Senhor o levantará

.“tornou a fazer dele OUTRO VASO SEGUNDO BEM LHE PARECEU.” Isto precisa ser bem assimilado. Quando nos estragamos nas mãos de Deus ele faz um outro vaso, um vaso novo segundo bem lhe parece. Não seremos mais os mesmos. Temos que esquecer o passado e partir para o futuro confiantes na misericórdia do Senhor que é grande. Não adianta viver na nostaugia, na saudade daqueles tempos, etc. temos que olhar para frente, agirmos como vasos novos, prontos para sermos cheios de coisas novas. Quando Deus faz um vaso novo, na minha opinião, Ele o faz melhor do que o anterior. Querer ser o mesmo vaso de antes traz lembranças ruins, frustração… encarar o fato de que se é um vaso novo traz desafio.

O barro só pôde ser reaproveitado porque estava mole, maleável. A água, a chuva é um símbolo do Espírito Santo. A ação dEle em nossas vidas nos faz maleáveis. Exponha-se à ação do Espírito em sua vida. Deixa Ele amaciar você.



CONCURSO BIBLICO –



VIDEO - VASO E OLEIRO –



DINAMICA PROBLEMÃO - Material: Uma caixa grande e Um vaso de flores,ou algo que seja tão

encantador e delicado, que deixe as pessoas

com medo de toca-la...



- Uma pessoa vai a frente,e diz que tem algo queo atormenta todos os dias,a ponto de lhe tira o sono

e este problema o esta o afastando de Deus.

- Esta pessoa pede ajuda a todos presentes,e apresentaa (flor...) como o problema.Este dará um determinado tempo para as pessoas resolverem seu problema ou dar uma dica.(detalhe) ele não entrara em detalhe de seu problema.

- Acabando-se o tempo e não houver nem uma soluçãopara seu problema.A pessoa jogara o (vaso,rosa,flor...)no lixo...

APLICAÇÃO:

O pecado é assim;bonito,cheiroso,encantador,que a nossos olhos é tão delicado que temos medo de toca-lo,mais se não tivermos coragem de tira-lo do coração ele nos consome nos levando a morte.Devemos limpar nossa mente de todo o mal e crer nas promessas de Deus:se confessarem o nossos pecados ELE é fiel para livra-los de toda maldade...



3° PARTE UM DEUS QUE NOS REFAZ

Você precisa saber que Deus é um oleiro paciente.

Quando nos colocamos na mão do Oleiro, Ele não nos joga fora, mas nos aperfeiçoa.

Deus continua trabalhando conosco.

Ele nos dá novas chances, como deu a Pedro (Lucas 22.61-62; João 21.15-19). Pedro mudou porque se deixou tocar pelo grande Oleiro. Aquele jeito covarde foi transformado num jeito corajoso.

Deus quer fazer mudança na sua vida. Deus quer pôr de novo sua assinatura no vaso que Ele fez. (em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa -- Efésios 1.13 13). Afinal, somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas (Efésios 1.10).

O barros nas mãos do Oleiro pode se tornar um objeto de grande beleza e utilidade.



Quero fazer um duplo convite:



Se você é um vaso que as circunstâncias da vida quebraram, deixe-se alcançar por Deus. Ele quer alcançar você, tomar você, moldar você, refazer você. O sucesso da obra depende de como o barro se deixa moldar pelo Oleiro.



Se você é um vaso que o pecado destruiu, deixe-se alcançar por Deus. Arrependa-se do seu pecado ou você profere desprezar a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que lhe conduz ao arrependimento? (Romanos 2.4)

Parece de brigar com Deus, porque ai daquele que contende com o seu Criador! E não passa de um caco de barro entre outros cacos. Acaso, dirá o barro ao que lhe dá forma: Que fazes? Ou: A tua obra não tem alça. (Isaías 45.9)

Deus está chamando você ao arrependimento. (Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam (Romanos 2.4).

Deus tem absoluto poder sobre o barro, mas respeita o que querem ser moldados por Ele, deixando cada um com sua escolha.



Peça - mímica -Não toque________________________________________

Uma cadeira está no meio da praça com um cartaz pendurado nela dizendo: "NÃO TOQUE".

O Mímico curioso que por acaso passava pelo local percebe a cadeira e se aproxima. Rodando em torno da cadeira ele tenta entender o que há de errado com ela. Sem chegar a conclusão alguma, o curioso passa a frente da cadeira e olha

para a esquerda e para a direita, observando se ninguém aparece.

Vendo que "a barra estava limpa", o curioso pega o cartaz (disfarçando e cheio de confiança) e o joga no chão, desprezando-o. Enquanto olhava para o cartaz no chão, o curioso sem perceber apoia-se na cadeira.

Após achar graça do cartaz caído no chão, o mímico percebe ao tentar ir embora, que sua mão ficou colada na cadeira (a mão e a cadeira permanecem imóveis embora o curioso esforce-se em descola-la). Neste instante, outro mímico, o amigo, passa pela frente da cadeira com o curioso colado. Imediatamente o curioso disfarça, acenando para o amigo que então continua seu passeio. Após o amigo se afastar o curioso começa a ficar impaciente. Ele coloca a outra mão no acento da cadeira para tentar descolar a primeira. Então percebe que sua segunda mão fica colada também. Faz força, levanta a cadeira, sacode, e imediatamente disfarça quando percebe que o amigo se aproxima novamente. O curioso sorri sem graça e finge estar fazendo exercícios.

O amigo acha estranho, mas depois olha para a platéia e elogia o curioso. Faz sinal de aprovação e continua seu passeio. Tão logo o amigo se distancia, o curioso recomeça a tentar se descolar. Ele está realmente nervoso agora. Joga a cadeira para um lado, joga para o outro, coloca o pé no acento para se apoiar mas o pé escorrega e ele acaba sentando na cadeira, totalmente colado agora.

Enquanto o curioso se sacode, o amigo se aproxima, estranhando a situação. Desta vez o curioso não perceba a aproximação do amigo, e não disfarça. O amigo começa a perceber o que está acontecendo. Encontra o cartaz caído no chão e entende a situação.

Mostra o cartaz "NÃO TOQUE" para a platéia fazendo cara de quem diz: "agora estou entendendo...".

O amigo então se propõe a ajudar o curioso. Ele explica que vai orar a Deus para que Ele o descole da cadeira. O curioso que continua com uma cara de revoltado com a situação, não faz muita fé na eficiência da oração do amigo que mesmo assim não desiste. Dobra os joelhos e ora com um rosto que demonstra sinceridade, simplicidade e fé.

Enquanto isso o curioso que estava olhando a oração com cara de revoltado, descola-se completamente.

Surpreso, o curioso se levanta com o rosto alegre e festeja com seu amigo. O amigo então pega o cartaz e entrega para o curioso que aceita de boa vontade o mesmo. O curioso coloca então o cartaz de volta na cadeira.

O amigo concorda com o curioso, o amigo pega o cartaz "NÃO TOQUE" que esta colocado na cadeira, e vira o cartaz que agora diz: "PECADO".



Termina com um mine sermão de 5 minutos sobre os avisos que a Biblia tem nos mostrado sobre o pecado, e que por curiosidade muita gente acaba entrando.



MEDITAÇÃO

VASO DE HONRA OU DESONRA

2 Timóteo 2.14-22



INTRODUÇÃO

• Aspecto do Texto - Paulo preocupado com o novo obreiro lhe envia uma carta ensinando a ser um Vaso de Honra e dizendo de forma clara ou vc Honra ou Desonra



• Com Jesus não tem meio termo ou vc é benção ou vc é maldição, ou vc é de Honra ou de Desonra



• Eu quero saber onde estão aqui os vasos q serão de honra, q são úteis e preparado para toda boa obra



• Qdo eu leio a bíblia eu vejo q ela compara o homem ao Vaso



• E aprendendo sobre vaso hj vamos entender como ser uma pessoa de honra



• Pq Deus deseja usar vasos de honra, vc é um vaso q ele quer usar



Eliseu disse: Enqto houver vasos haverá óleo...



• Oq vamos aprender hj é q:



A) O VASO É FEITO DE BARRO (O MATERIAL)

• Existem algumas matérias q poderiam formar o vaso, mas Deus escolheu o Barro



• Vaso de Pedra – Pq Deus não diz q deveríamos ser vasos de pedra. Pq o a Pedra é um material Duro – Pesado... Vc não pode ser duro (Nunca Mudo, Falo na cara oq vem eu falo), Não é quebrantado... Pesado – Sempre no mesmo lugar não se move difícil de se lhe dar...



• Vaso de Lama – A lama é Instável e Suja onde chega. Um homem de Deus não pode ter essa características: Instabilidade Uma Hora quer uma coisa depois deseja outra, sem firmeza... Suja onde Chega – Gente q todo mundo sabe q qdo chega é pra contaminar o ambiente (gosta do pecado)



• Vaso de Barro – Equilíbrio entre água e terra. Oq Deus esta nos ensinando é q devemos ser espirituais sem deixar as coisas do dia - dia...O homem q Deus vai usar ele é espiritual mas tb é humano é da terra



B) A FABRICAÇÃO DO VASO

• Como o vaso é formado vc já parou pra pensar Jr 18, Deus manda o profeta na casa do oleiro pra ver isso



• Na Fabricação o vaso é Batido Pelo Oleiro...Se vc quer ser vaso de honra aprenda a apanhar na caminhada da vida, deixa o oleiro lhe esfregar bastante, Pode ser Quebrado – Qdo o vaso não esta bom esta com defeito o leiro não joga fora, Ele refaz...Deus vai lhe refazer qtas vezes for necessária, mas vc será um vaso de honra.. Passa Pelo Fogo - Quando termina a fase de modelagem e o vaso se encontra na forma desejada pelo oleiro, começa a secagem. O vaso é colocado em algum lugar onde deverá ficar o tempo necessário. Ele não está sendo moldado nem utilizado. Parece que foi abandonado e esquecido, mas o oleiro sempre está atento. Não se preocupe. Pode parecer que tudo esteja concluído ou até mesmo perdido, mas não está. Antes de ser utilizado, o vaso ainda precisa passar pelo fogo para adquirir resistência e impermeabilidade. O VASO TEM QUE PASSAR PELO FOGO PRA TER FIRMEZA... A prova q vc ta passando é pra vc ter firmeza, Deus esta moldando o vaso FIRMANDO VC, pq Ele fará Vaso de Honra



I – OS VASOS DE UMA CASA NÃO SÃO TODOS IGUAIS

• Vc precisa entender q vc não é igual a ninguém Deus te fez de uma maneira especial



• E ai ta um problema q um monte de gente quer imitar q ser o outro, deixa eu te falar Deus vi te usar da forma q Ele te fez, vc não precisa ser igual a seu esposo, pai...



• Vc precisa entender Deus te conhece e quer usar vc do jeito q vc é...



• Lógico q existem princípios de Fidelidade, Santidade, Amor q são inegociáveis porém as suas características pessoais Deus vai usar pra salvar uma multidão



• Chega de complexo de medo pq vc não é igual a fulano



• Pessoas diferentes com temperamentos diferentes mas Vasos de Honra



II – O VASO PRECISA ESTAR DIPONÍVEL

• O vaso não escolhe o momento em q vai ser usado



• Não é o Vaso q diz pro oleiro ou pro seu senhor qdo , como e onde vai ser usado



• Se vc é um vaso e que ser de honra esteja disponível pra ser usado



• Vc já viu o vaso escolher a hora q será usado



• È vaso mostre a sua disponibilidade de ser usado...



III – O VASO TEM QUE ESTAR CHEIO

• Vaso vazio é desonra



• O Milagre acontece qdo o vaso esta cheio (Água em Vinho)



• Há um ditado q diz q a mente vazia é a oficina do diabo



• E eu tenho aprendido q o crente vazio, q não faz nada, longe de Deus é presa fácil do diabo



• Vaso não perca tempo em se esvaziar, por isso q Paulo diz enchei-vos do Espírito...



• Atitudes pra ficar cheio: Busque a Deus – Ore, Visite – Trabalhe Se envolva – Comunhão...



• Um Vaso de Honra ele ta cheio do óleo –Espirito Santo



IV – O VASO É UM RECIPIENTE



• O vaso não se enche pra guardar ele se enche pra derramar



• O vaso cheio sem derramar vai trazer dengue...



• Mas vc recebeu pra compartilhar



• Não é pra vc ficar ai se esbaldando com aquilo q Deus te encheu mas pra liberar sobre os outros



• Deus esta lhe chamando vaso pra vc derramar em outros a salvação



• Vaso não guarda pra si, compartilha despeja...



• Hj pela graça de Deus vc será vaso pra receber e pra compartilhar



SUELI OLIVEIRA-JD APURA -SÃO PAULO


Colaborador: Sueli Oliveira