JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Seu Problema é o Coração

Momento de Louvor:

Hino Inicial:

Oração:

Reflexão: Marcas no coração

Musica: O Que Diz Meu Coração (Fernanda Brun)

Dinâmica: Você esqueceu a cabeça!

Sorteio:

Concurso Bíblico: Quebra-Cabeça do Corpo Humano

Musica: Quebrantado Coração (Fernanda Brun)

Peça: Seu Problema é o Coração

Musica: Braços Abertos (Vídeo Alessandra Samadello)

Oração Final:

PROGRAMA

Momento de Louvor: Em Família (Você Me Pertence); Te Agradeço (Você me Pertence); Em Mim (Senhor Somos Tua Voz);

Hino Inicial: Quero Me Entregar (Toque Minhas Mãos)

Oração:

Reflexão: Marcas no coração

Um jovem estava no centro da cidade, proclamando ter o coração mais belo da região. Uma multidão o cercou e todos admiraram o seu coração. Não havia marca ou qualquer outro defeito. Todos concordaram que aquele era o coração mais belo que já tinham visto. O jovem ficou muito orgulhoso por seu belo coração.

De repente, um velho apareceu diante da multidão e disse:

- Por que o coração do jovem não é tão bonito quanto o meu?

A multidão e o jovem olharam para o coração do velho, que estava batendo com vigor, mas tinha muitas cicatrizes. Havia locais em que pedaços tinham sido removidos e outros tinham sido colocados no lugar, mas estes não encaixavam direito, causando muitas irregularidades. Em alguns pontos do coração, faltavam pedaços.

O jovem olhou para o coração do velho e disse:

- O senhor deve estar brincando... Compare nossos corações. O meu está perfeito, intacto e o seu é uma mistura de cicatrizes e buracos!

- Sim, - disse o velho. Olhando, o seu coração parece perfeito, mas eu não trocaria o meu pelo seu. Veja, cada cicatriz representa uma pessoa para a qual eu dei o meu amor. Tirei um pedaço do meu coração e dei para cada uma dessas pessoas. Muitas delas deram-me também um pedaço do próprio coração para que eu colocasse no meu, mas, como os pedaços não eram exatamente iguais, há irregularidades. Mas eu as estimo, porque me fazem lembrar do amor que compartilhamos. Algumas vezes, dei pedaços do meu coração a quem não me retribuiu. Por isso, há buracos e eles doem. Ficam abertos, lembrando-me do amor que senti por essas pessoas... Um dia espero que elas retribuam, preenchendo esse vazio. E aí, jovem? Agora você entende o que é a verdadeira beleza?

O jovem ficou calado e lágrimas escorriam pelo seu rosto.

Ele aproximou-se do velho. Tirou um pedaço de seu perfeito e jovem coração e ofereceu ao velho, que retribuiu o gesto. O jovem olhou para o seu coração, não mais perfeito como antes, porem mais belo que nunca. Os dois se abraçaram e saíram caminhando lado a lado. Como deve ser triste passar a vida com o coração intacto. E para que isso não aconteça de um pedaço do seu coração para a pessoa que está ao seu lado dando-lhe um abraço.

Musica: O Que Diz Meu Coração (Fernanda Brun)

Dinâmica: Você Esqueceu a Cabeça!

Chama-se dois ou mais voluntários para irem a frente um homem e uma mulher, leva os dois para fora e explica a dinâmica para igreja e distribui versículos bíblicos para a igreja com partes da cabeça, o participante terá que fazer de conta que tira a cabeça e coloca em cima da mesa, ao serem lidos os versículos e falado as partes da cabeça como por exemplo: olhos por olho, dente por dente. A pessoa que está lá na frente tem que tocar as partes faladas na cabeça que está encima da mesa se ela tocar na sua cabeça já perdeu, mas se ela acertar todas, ganha um brinde e se na hora que sair ela não colocar a cabeça novamente ela perderá o brinde por que agente “só não esquece a cabeça porque está grudada no pescoço”.

Partes com os versículos

OLHOS

1.a - Salmos 26:3 – Pois o teu amor está sempre diante dos meus olhos, e tenho andado na tua verdade.

2.a - Salmos 32:8 – Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir, guiar-te-ei com os meus olhos

3.a - Salmos 33:18 – Mas os olhos do Senhor estão sobre os que o temem; sobre os que esperam no seu constante amor

NARIZ

1.b - Isaías 65:5 – Que diz: retira-te, e não chegues a mim, pois sou mais santo do que tu. Estes são fumaça no meu nariz, um fogo que arde o dia todo.

2.b – Provérbios 30:33 – como o espremer do leite produz manteiga, e o espremer do nariz produz sangue, assim o espremer da ira produz contendas.

3.b – Ezequiel 8:17 – Então me disse: Viste, filho do homem. É coisa de pouca monta para a casa de Judá o fazerem as abominações que fazem aqui? Devem ainda encher a terra de violência, e continuamente provocar-me a irá? Ei-los a chegar o ramo ao seu nariz.

BOCA

1.c – Daniel 10:16 – Então uma como semelhança dos filhos dos homens me tocou os lábios, e abri a boca, e disse àquele que estava diante de mim, Senhor meu por causa da visão sobreviram-me dores, e não me restou força alguma.

2.c – Provérbios 16:23 – O coração do sábio instrui a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução.

3.c – Provérbios – 21:23 – O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angustias a sua alma.

OUVIDOS

1.d – Salmos 86:6 – Dá ouvidos, ó Senhor, à minha oração, atende a voz das minhas súplicas.

2.d – Provérbios 8:34 – Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando diariamente às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada.

3.d – Isaías 1:2 – Ouvi, ó céus, e da ouvidos, ó terra, pois falou o Senhor: Criei filhos, e os engrandeci, mas eles estão revoltados contra mim.

CABELO

1.e – I Coríntios 11: 13 a 15 – Julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore com a cabeça descoberta? Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonroso para o homem ter cabelo comprido? Mas ter a mulher cabelo comprido lhe é honroso, pois o cabelo lhe foi dado em lugar do véu.

2.e – Números 6:5 – Todos os dias da sua consagração não passará navalha sobre a sua cabeça. Será santo, até que se cumpram os dias pelos quais se separou para o Senhor, deixará crescer livremente o cabelo.

3.e – Daniel 7:9 – Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um Ancião de Dias se assentou. A sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como lã puríssima. O seu trono era de chamas de fogo, com rodas de fogo ardente.

TESTA

1.f – I Samuel 17:49 – Davi meteu a mão no alforje, tomou uma pedra e com a funda a atirou, e feriu o filisteu na testa. A pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra.

2.f – Êxodo 28:38 – Estará sobre a testa de Arão, para que Arão leve a iniquidade das coisas santas, que os filhos de Israel santificarem todas as ofertas de suas coisas santas. Estará continuamente na sua testa, para que sejam aceitos diante do Senhor.

3.f – Apocalipse 14:9 e 10 – Seguiu-os ainda um terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também o tal beberá do vinho da ira de Deus, preparado, sem mistura, no cálice da sua ira. E será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.

CABEÇA

1.g – Salmos 3:3 – Mas tu, Senhor, és o meu escudo, a minha glória, e o que exaltas a minha cabeça

2.g – Salmos 23:5 – preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos. Unges a minha cabeça com olés, o meu cálice transborda.

3.g – Salmos 140:7 – Ó Senhor Deus, fortaleza de minha salvação, que cobres a minha cabeça no dia da batalha.

Sorteio

Concurso Bíblico: Quebra cabeça humano

Você irá precisar de um quadro e um corpo desmontável. Fala-se a parte do corpo e a igreja que está dividida entre grupos ou entre homens e mulheres tem que achar a palavra na bíblia o grupo que montar todo o quebra cabeça ganha um prêmio, é interessante premiar a todos.

CABEÇA: Genesis 3:15; Eclesiastes 2:14

CORPO: Hebreus 10:10;Tiago 2:26

BRAÇO: Salmos 77:15; Salmos 129:7

MÃO: Genesis 3:22; Salmos 18:35

PERNA: I Samuel 17:6; Provérbios 26:7

PÉ: Êxodo 21:24; Salmos 26:12; Levítico 21: 18 e 19

Musica: Quebrantado Coração (Fernanda Brun)

Peça: Seu Problema é o Coração

Entrada de João:

Narrador:

João era um homem sorumbático, meditabundo, macambúzio. Um cara triste,

veja só sua situação atual: brigou com sua esposa, perdeu o emprego, bateu o

carro, olha só a cara dele! Esse é o João. Ele estava procurando solução e veio até o consultório do Doutor Lei. (nesse momento ele bate a porta do consultório e o médico o recebe)

Dr. Lei

- Boa Tarde João! Como vai a vida.

João:

- Vai tudo mal Dr., estou cheio de problemas, briguei com a esposa, perdi o emprego, bati o carro, acabei até descobrindo que o seguro do meu carro estava vencido; quer coisa pior que essa? Então vim tentar solucionar meu problema e tenho uma opinião, acho que o problema é a minha mão, eu vou ao mercado e ela faz eu pegar o que não deve, quando tomo o ônibus ela passa a mão em lugares impróprios, e assim vai doutor, e assim vai...

Dr. Lei

- Para, para, para, João o seu problema é o coração!!

João:

- Que coração nada Dr.! Meu coração está é muito bom! Meu problema se não é a mão é o pé: ele faz eu ir a danceteria, faz eu chutar onde não deve, faz eu ir para outros lugares em vez de ir para a igreja de manhã e à tarde, me leva também sabe aonde doutor? Pra pracinha sentar, quando o diretor missionário manda eu entregar folheto, enfim, o problema só pode ser o pé!

Dr. Lei

- Não, não, não, seu problema como já lhe disse e volto a afirmar é o

coração!!! É ou não é pessoal?

João:

- Eu já disse doutor, eu já disse, meu problema não é o coração, que coisa

viu! Se não é a mão, se não é o pé, então só pode ser meu ouvido! OHHH! Veja só se não estou certo, o meu ouvido me faz ouvir músicas mundanas, me faz ficar ouvindo as fofocas sobre meu chefe, agora sobre meu ex-chefe porque nem emprego eu tenho mais doutor! É ele que faz eu ficar ouvindo os outros falar mal do pastor, da liderança da igreja, se o Sr. soubesse o que eu ouço falar na minha igreja, Dr. ia ficar até assustado. Por isso é o meu ouvido que é o problema!

Dr. Lei

- De jeito nenhum,João, seu problema é o coração!

João:

- Ah! Quer saber de uma coisa? O Dr. devia ter feito outra faculdade! Direito, Ciências Contábeis, Teologia; mas oh! Medicina nunca, modo de dizer, o Sr. é um médico meia tigela viu! To indo, to indo, tchau, vou procurar um médico de verdade.

Narrador:

João sai muito bravo do consultório do Sr. Lei e vai a procura de outros

médicos para resolver o seu problema. Vai primeiro ao Dr. Temperança – onde receitou uma dieta vegetariana sem frango. Depois ao Dr. Exercício – onde receitou atividades físicas 3x por semana. E também ao Dr. Dízimo – onde receitou para ele devolver os dízimos e ofertas a cada Sábado. Depois de ir a todos esses médicos ele chega a conclusão que realmente seu problema é o coração. E depois de seis meses volta ao consultório do Dr. Lei. (bate na porta)

Dr. Lei

- João! Que prazer revê-lo! Quanto tempo! Resolveu seu problema? Senta, senta, fica a vontade! Me conte o que aconteceu?

João:

- Ah Dr.! fui num monte de doutores e consultórios; fui ao Dr. temperança, ao Dr. exercício, ao Dr. dízimo; e depois de longos seis meses cheguei a uma única conclusão Dr. ! Que o Sr. estava certo. Meu problema é o coração.

Dr. Lei

- Ahhhhh! Disse ou não disse pessoal? Que o problema dele é o coração!

João

- Pois é Dr.! O Sr. vê um remedinho, o que precisa pro meu problema!

Dr. Lei

- Simples! O seu problema só tem uma solução.

João:

- Qual é Dr.?

Dr. Lei:

- Transplante!

João:

- O quê!? O Sr. tá louco! Primeiro o Sr. fala que o meu problema é o coração. Daí eu perco um tempão a procura de outros médicos e chego a conclusão que o Sr, é o que está mais certo e volto aqui pra tomar um remedinho e o Sr. me diz que precisa um transplante, eu repito o Sr. tá louco!

Dr. Lei:

- João! Você decide. Transplante ou morte!

João:

- Então tá bom, vamos fazer o transplante! Não tem outra alternativa mesmo!

Dr. Lei:

- Só tem um detalhe!

João:

- Qual é Dr.?

Dr. Lei:

- Eu não opero!

João:

- Não acredito! Como não opera?

Dr. Lei:

- Calma, João! Calma João! Eu ñ opero, mas eu conheço uma Dra. que opera, é a Dra. Graça.

Narrador:

Nesse momento, João entra junto com o Dr. Lei num corredor branco e vazio,

com cheiro de hospital e vão até o consultório da Dra. Graça.

Dr. Lei:

- Bom tarde Dra. Graça! Esse é o João, paciente ao qual eu havia lhe falado.

Dra. Graça:

- Ah sim! Muito prazer.

Dr. Lei:

- Bom João! Está em boas mãos, espero que tenha uma boa cirurgia e claro espero também que retorne ao meu consultório para lhe dar alta, tchau!

Narrador:

Na sala de cirurgia as coisas estavam tensas.

Dra. Graça:

- Deite João aqui vamos começar a cirurgia.

João:

- Mas tá sujo, frio, não dá para deitar não!

Dra. Graça:

- Não, dá sim! Deite e tudo vai dar certo!

João:

- Mas espere aí! Sem anestesia sem nada? Assim não! Porque assim?

Dra. Graça:

- Porque você precisa estar ciente de tudo o que vai acontecer nessa cirurgia.

Narrador:

Com o bisturi, na mão a Dra. Graça faz a primeira incisão.

João:

- Hummmmmm! Que fedô, que mal cheiro!!!!! É o meu coração?

Dra. Graça:

- Sim Sr.! Seu João, este é o mal cheiro de todas as coisas ruins que estavam em seu coração.

Narrador:

De coração novo, João volta com a Dra. Graça, ao consultório do Dr. Lei.

Dr. Lei:

- Boa tarde! Entrem por favor, sentem-se. E aí João como se sente?

João:

- Bem Dr., muito bem!

Dr. Lei:

- Bom, eu tinha certeza que você estaria em boas mãos com a Dra. Graça.

João:

- Ta, tá, tá, tá bom! Agora vamos mudar de assunto. Quanto custou essa brincadeirinha? (fazem as contas até dos esparadrapos). Não estou gostando nada disso!

Dr. Lei:

- Esta pronto João: 1.000.000.000 de reais!

João:

- O quê! como que eu vou pagar isto?

Dra. Graça:

- Calma nós parcelamos até em cem vezes.

João:

- Mas nem se fosse em mil eu conseguiria pagar isso!

Dra. Graça:

- Calma João, calma! Alguém já pagou por você!

João:

- Obrigado Dr. Lei, por ter pago!

Dr. Lei:

- Não fui eu!

João:

- Então obrigado Dra. Graça!

Dra. Graça:

- Também não fui eu!

João:

- Então eu posso ir embora? Tchau to indo, muito obrigado, tchau

pessoal!

Dra. Graça:

- Espere, esse alguém quer te conhecer.

João:

- Será que ele vai querer cobrar essa quantia de mim?

Dra. Graça:

- Não, não! Mas oh, não se espante com o que você vai ver. Porque para Ele pagar esse preço por você Lhe custou graves feridas em suas mãos, em seus pés, e principalmente em Seu coração!

Musica: Braços Abertos (Vídeo Alessandra Samadello)

Oração Final:



Foi um JA bem bacana!

Colaborador: Viviane Mandadori Miranda