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Programa : Consumismo

CULTO JOVEM- CONSUMISMO



SERVIÇO DE CANTICO-



INTRODUÇÃO-



Em 1915, a palavra "Consumismo" era usada para definir os advogados que lutavam pelo direito dos consumidores, mas em 1960 mudou sua definição para "Ênfase ou preocupação com a aquisição de bens de consumo.



O dicionário da a seguinte definição para consumismo: é o ato de consumir produtos e/ou serviços, indiscriminadamente, sem noção de que podem ser nocivos ou prejudiciais para a saúde ou para o meio ambiente.

Prestem bem atenção nas palavras NOCIVOS e PREJUDICIAIS. Consumismo nunca foi plano de Deus para seus filhos. Hoje falaremos um pouco sobre esse tema. Sejam todos bem vindos a mais um Culto Jovem.



VIDEO-



JOGRAL-



1-Consumista compulsivo é um indivíduo, que procura a sua realização pessoal através do consumo exacerbado de bens, produtos e serviços. É uma vítima das midias, embora nem sempre tenha consciência disso.



2-Está sempre infeliz. Ao comprar tudo o que vê, a vontade de comprar, em vez diminuir como seria de esperar, aumenta ainda mais.



3-Se não tem recursos para comprar, fica revoltado, depressivo e pode se tornar um perigo para a sociedade



1-A compulsão consumista é uma doença e precisa ser curada, para que o indivíduo reencontre o verdadeiro caminho da felicidade



2-A Palavra de Deus adverte contra este mal e faz um combate direto ao afirmar: "Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele; tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes



3-A Bíblia não condena o ter e o desejar bens dentro dos padrões divinos. Ainda assim, alerta para que não confiemos nos bens; orienta sobre a forma de adquiri-los; aconselha a que vivamos uma vida sensata e prudente e revela também, que somos mordomos de Deus, ao Quem deveremos prestar contas, de todos os nossos bens



MUSICA-



CONCURSO BIBLICO-





JOGRAL-2

1-O carro do ano, a roupa da estação, o corpo perfeito, o mais novo modelo de ipad, enfim, quem não deseja possuir todos esses quesitos?



2-O poder de consumo, na atualidade, tornou-se referência de felicidade. As pessoas se matam trabalhando cada vez mais buscando novos desejos a serem saciados.



3-Não há tempo para Deus, saúde, família, realizações internas, tempo para si, o indivíduo feliz é aquele que consegue comprar cada vez mais.

1-Será que um dia ele estará satisfeito e completo ou o desejo por consumir acarretará num vazio cada vez maior? Será mesmo que a felicidade está apenas no ter e poder consumir coisas? Será que ainda há algo que o dinheiro não possa comprar?



2-Através de inúmeros meios de comunicação como rádio, televisão, jornais, revistas, outdoors, internet, entre outros, a mídia tem realizado o seu trabalho de convencer as pessoas a consumir. Para isso utiliza-se de algumas artimanhas, como artistas famosos e queridos que incitam o público a comprar os produtos divulgados.



3-O ser humano nasce e cresce vivenciando esse mundo manipulado pela mídia, e acreditando que a felicidade possa ser encontrada quando se adquire determinada marca de roupa, calçado, carro, jóia, celular ou qualquer outro produto. Divulga-se constantemente a idéia da felicidade comprada.



1-O individuo que nasce nesse ambiente consumista dificilmente aprende valores interiores e subjetivos, como a amizade, o amor ao próximo, o companheirismo, o respeito, a dignidade, a honestidade que o edificam como ser pensante e emotivo. Decorre disso a dificuldade de se preencher o vazio interior, o que é comumente buscado no consumo de bens concretos e superficiais.



2-O luxo de ontem tornou-se a necessidade de hoje. Entramos nesse espiral consumista e acabamos comprando coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas que não conhecemos.





3-Não há como afirmar que tais bens são dispensáveis à felicidade, porém estes não estão capacitados a trazer a realização pessoal buscada pelo homem.



TODOS- Apenas Deus é capaz de saciar qualquer ansiedade e necessidade do nosso coração.



MOMENTO DE ORAÇÃO- DIVIDIR A IGREJA EM GRUPOS DE 3



MUSICA-



SERMONETE-


Colaborador: Nereide Santo Lisboa