JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Discipulando Gente Comum

Vou apresentar esse programa na escola sabatina de sábado, mas também pode ser adaptado para o JA. Espero que ajude!



Escola Sabatina 6

“Discipulando gente comum”



Boas vindas: (Responsável pela Escola Sabatina)

Que bom que você está aqui hoje! Sábado é um dia especial, é um dia diferente porque estamos na presença do Senhor. Podemos notar essa diferença quando chegamos à igreja para juntos, em um mesmo propósito adorar ao Senhor de nossas vidas. Sábado é o dia da alegria, é o dia que Jesus nos pede para discipular com maior intensidade. Nesse momento, procure alguém que você ainda não cumprimentou e deseje-lhe um feliz sábado.



E para dar inicio ao nosso culto de louvor a Deus, teremos uma mensagem musical com a Paula “Você poderia dizer não a Jesus?”



A carta missionária de hoje nos traz a história de _____________ (fazer breve resumo).



Carta missionária: _______________





Encenação



Deus: Filha?! Porque ignoraras o que te peço?



Moça: Não posso Senhor! Não sou capaz.



Deus: Como pode dizer isso? Acaso não confia em minha palavra? Nem mesmo com relatos tão inspiradores na minha palavra, nem assim confias?



Moça: Não é isso Senhor. É que existem pessoas melhores que eu para o seu serviço. Não sei, não posso.



Deus: Não se lembra de meu servo Jeremias? Ele também me disse: Ah, Senhor DEUS!

Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas Eu lhe disse: Não digas:

Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar. E estendi a minha mão, e toquei sua boca e é assim que vai ser com você.



Moça: Mas mesmo assim, Senhor, é muito difícil. Eu não tenho talento algum. Não posso!



Deus: Samuel também não escutava a minha voz. Muitas vezes, isso acontece com meus filhos, eles pedem resposta e Eu mostro o caminho, mas o problema da humanidade é que eles só vêem o que eles querem, mas, Eu sei o que é melhor para cada um de meus filhinhos.



Moça: Mas, Senhor, olha a Rita, é tão dedicada, vem em todos os cultos, porque não a chama? Tenho certeza que ela aceitará.



Deus: Todos têm qualidades, mas coloquei em cada servo meu, uma que destacasse mais. Uns tem o Dom de pregar, ou cantar, ou então de aconselhar. Você é única. Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses de sua mãe, te santifiquei.



Moça: Senhor, tu conheces tudo e a todos e sabes que muitos dirão que não sou capaz, se eu gaguejar, vão rir de mim e eu não quero isso, meu Deus.



Deus: Não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles.

Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra. Eles pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque Eu, o Senhor, sou contigo, para te livrar.



Moça: O que queres que eu faça então?



Deus: Quero que leve o evangelho, que testemunhe meu amor para as pessoas. Têm muita gente sedenta no afora e eu preciso de você. Preciso de suas mãos, do seu sorriso, da sua voz. Leve conforto aos doentes e oprimidos, estenda a mão para o irmão que caiu, ajude meus pequeninos que passam por dificuldades. Siga o exemplo do meu servo ELIAS, ele sempre fez tudo o que Eu ordenei sem reclamar ou duvidar da minha palavra. E eu o fiz grande perante os homens. Não ouviste: se vossa fé for do tamanho de um grão de mostarda, falará e o monte sairá do lugar. Elias defendia a minha palavra e é isso que quero que faça.



Moça: Mas como?



Deus: As pessoas do mundo têm que ver diferença em você. Você não pode mudar o mundo, mas pode fazer a diferença na sua igreja, na escola, no trabalho, no bairro onde mora. Sozinha, de fato, não podes fazer nada, mas, se colocares ao seu Deus em primeiro plano na sua vida, podes fazer qualquer coisa, pois Eu te darei forças para suportar as dificuldades que você encontrará na sua jornada.



Moça: Senhor vou testemunhar do seu amor, aceito o seu chamado. "Tudo posso Naquele que me fortalece", eu confio nessas palavras.



(nesse momento canta uma estrofe da música Testemunhar do amor – “Pois enquanto eu viver, Vou testemunhar do amor, Que minha vida seja prova da existência do Senhor, Cada passo que eu der seja oferta de louvor, Pois enquanto eu viver vou cantar do Seu amor”. http://www.youtube.com/watch?v=mMdfnOlGmvY





Deus: Que bom que você entendeu o que queria te mostrar, filha. Abra os olhos das pessoas, da mesma forma que eu abri os teus. Mostre a elas que para trabalhar para Mim basta ter um coração aberto e vontade de servir. Fale do compromisso comigo, pois vocês são os meus discípulos na terra e preciso de vocês para levar a verdadeira mensagem.



Moça: Deus chama a mim e a você a ser discípulos, Ele nos chama imperfeitos como somos, com nossas falhas e limitações. Ele não procura alguém intelecto e incomum, e nem esta buscando alguém só para ser mais um, embora chame a muitos, bem poucos querem vir, venha então você servir. Você poderia dizer não a Jesus?



Responsável pela Escola Sabatina: Com esses pensamentos vamos nos dividir em classes (fala alguma coisa e faz a oração).











Responsável pela Escola Sabatina:



Deus pode usá-lo



A próxima vez que você pensar que Deus não pode usá-lo, lembre-se que...



Abraão era velho demais.

Isaque era um sonhador.

Jacó era um mentiroso.

Moisés tinha um problema de gagueira.

Gideão estava com medo.

Sansão tinha cabelo comprido, e era um mulherengo!



Raabe era uma prostituta!

Jeremias e Timóteo eram jovens demais.

Davi teve um romance adúltero e foi um assassino.

Isaías pregou sem roupa.

Jonas fugiu de Deus.

Noemi era uma viúva.

Jó faliu.

João Batista comia gafanhotos

Pedro negou a Cristo.

Os discípulos caíram no sono enquanto oravam.

Marta se preocupava com tudo.

Maria Madalena foi prostituta.

A mulher samaritana tinha se divorciado... e muito mais de uma vez!

Zaqueu era pequeno demais.

Paulo era religioso demais.

Timóteo tinha uma úlcera.

E Lázaro estava morto!



Agora, você não tem mais desculpas. Deus está esperando usar todo o seu potencial. Eu acredito que Ele pode e vai usar. Você poderia dizer não a Jesus?



Louvor com o quarteto do mollon: “Venha Servir” do Arautos do Rei


Colaborador: Andrea Fabiana Jatobá/Americana