JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Discipulando os enfermos

Fiz na escola sabatina, mas pode ser adaptado para o culto jovem.



Escola Sabatina 5

“Discipulando os Enfermos”





Boas vindas: (Responsável pela Escola Sabatina)

Que bom que você está aqui hoje!

Sábado é um dia especial, é um dia diferente porque estamos na presença do Senhor. Podemos notar essa diferença quando chegamos à igreja para juntos, em um mesmo propósito adorar ao Senhor de nossas vidas.

Sábado é o dia da alegria, é o dia que Jesus nos pede para discipular com maior intensidade.

Nesse momento, procure alguém que você ainda não cumprimentou e deseje-lhe um feliz sábado.



E para dar inicio ao nosso culto de louvor a Deus, teremos uma mensagem musical com a _____________.







A carta missionária de hoje nos traz a história de _____________ (fazer breve resumo).



Carta missionária: _______________







Encenação



Emerson: A lição da escola sabatina desse trimestre está muito legal. Eu estou amando e aprendendo muito a cada estudo da lição.



Simone: Mas porque você acha isso? Escola Sabatina é tão sem graça, a gente estuda, chega aqui na igreja e recapitula a lição e depois passa para outro tema e assim vai, não muda nunca...



Emerson: Não muda NÃO é porque a escola sabatina é sem graça, e sim por nós mesmos que não colocamos em prática aquilo que aprendemos através do estudo.



Simone: Isso é verdade. Mas o que podemos fazer pra mudar isso? Como tornar a escola sabatina mais real em nossas vidas?



Emerson: Eu tenho uma idéia. Com o estudo da lição dessa semana que tem o tema “Discipulando os enfermos” eu refleti em algo que eu nunca tinha refletido antes.



Simone: Em que?



Emerson: Nós como igreja estamos muito preocupado em trazer pessoas para igreja, em fazer programas para os membros e estamos esquecendo o principal.



Simone: Tem um verso na bíblia que gosto muito e transmite exatamente isso o que você está dizendo. Está em Mateus 25: 34 a 40. (se dirigir a igreja e pedir pra alguém ler)



“Então o Rei dirá aos que estiverem a sua direita: Venham, benditos de meu Pai. Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Pois eu tive fome e vocês me deram de comer; tive sede e vocês me deram de beber; fui estrangeiro e vocês me acolheram; estive enfermo e vocês cuidaram de mim; estive preso e vocês me visitaram. Então os justos lhes responderão: Senhor, quando te vimos como fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar? O rei responderá: Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a Mim o fizeram”.





Emerson: Quando levamos amor a uma pessoa que está triste, abandonada, doente transmitimos Jesus e seu amor. Esse é nosso papel como igreja.





Simone: E essa doença nem sempre é física, muitas vezes a pessoa não vem na igreja porque está desanimada e nós simplesmente ignoramos isso. Jesus não fazia acepção de pessoas, ele não escolhia quem Ele curar, Ele amava todos e estendia sua mão a todos os que os buscavam. Acima de tudo, nosso Deus nos ama, e que está conosco em todas as circunstâncias.





Emerson: Jesus conquistou multidões com sua forma simples de pregar o evangelho, isso porque Ele sabia o que elas precisavam. Jesus alcançou multidões e não usou nenhuma tecnologia pra isso. Podemos fazer o mesmo e ainda com essa ferramenta. Eu aceito esse desafio. Quero ser um discípulo e só serei se trabalhar pra isso.





Simone: Eu também aceito (olha pra igreja e pergunta). E vocês, aceitam?





(saem de cena)





(Entra apresentador I e II)





















Apresentador I: A igreja adventista tem feito muito bem a sua parte em relação a isso. Temos mais 570 hospitais, clinica, centro de saúde e orfanatos, além de 10 lanchas e aviões missionários, mas e quanto a nós? O que temos feito para contribuir no evangelho?





Apresentador II: O desafio maior é que cada membro da igreja leve as pessoas necessitadas e aos doentes, alivio, cumprindo a missão de fazer discípulos. Se Jesus é nosso modelo, devemos agir como Ele agiu.





Apresentador I: Durante Seu ministério, Jesus dedicou mais tempo a curar os enfermos do que a pregar. Seus milagres testificavam da veracidade de Suas palavras, e multidões se tornaram uma poderosa testemunha de Jesus.





Apresentador II: Jesus conquistou muitas pessoas através de seu amor, de sua pregação simples, sua bondade e compaixão para os necessitados. E nós que afirmamos ser discípulos, afirmamos ser a igreja remanescente, o que temos feito sobre isso?





Apresentador I: As chaves para o evangelismo eficaz não estão em técnicas de marketing e em elaboradas estratégias promocionais, mas sim no simples exemplo de Cristo. Como podemos ser mais eficientes em levar outros ao Senhor?





Apresentador II: As pessoas estão sedentas de carinho, de amor, de um gesto de sinceridade e Jesus agia dessa forma, Ele não poupava esforços quando se deparava com uma oportunidade. Esse é o segredo.







Louvor Final: Estende a sua mão (toda a igreja) ou Volnei com a igreja

http://www.youtube.com/watch?v=ee7VT5XOUgQ





Responsável pela Escola Sabatina: Com esses pensamentos vamos nos dividir em classes (fala alguma coisa e faz a oração).



Oração:








Colaborador: Andrea Fabiana Jatobá/Americana