JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa : Globo e você, agente se ver...

Globo e você, agente se ver por aqui



Boas-Vindas

Você dará as boas vinda e então falará muito bem da TV, diga que você gosta de ver, que é muito educativo, que você aprende muita arte nas novelas e vive emoções que nunca sentiria na vida real, o que é uma dádiva da TV. Bom, daí pra frente, ai encerra as boas vindas, solta o microfone e faz que vai sair. Então você volta e fala que a TV também traz muita enganação e encanta as pessoas, fala que nem tudo na TV é bom, na verdade a maioria não é e explica o objetivo do J.A, que é conscientizar as pessoas sobre os males da TV e instruir sobre como usá-la corretamente.





Falando sobre os efeitos da TV



Prepare a parte como achar melhor.



Fale sobre tudo o que a televisão pode trazer de mal para quem assiste. Violência, sexualidade precoce, modismo, vício, enfim, o poder da mídia...



Tente responder estar perguntas em sua explicação:



Porque devo controlar o que assisto na TV?



Até onde a TV pode me levar caso ela me domine?



Que técnicas posso usar para ter o controle? (Ex.: Se você assiste TV enquanto come e por isso acaba se prendendo na telinha, se alimente com a TV desligada)



A TV pode ser minha “amiga” ou sempre será minha “inimiga”?



O que fazer do tempo que terei disponível quando só assistir o que é bom na TV?



Afinal, como saber o que é bom na TV para mim?





Globo e você tudo a ver

"GLOBO, A GENTE SE VÊ POR AQUI"

Alguns cristãos continuam trocando a oportunidade de participar da comunhão da Igreja, esvaziando nossas reuniões semanais para ficar diante da "telinha".

Isso tem acontecido porque ao invés de virem à casa de oração eles estão atrás de alguma "estrela guia" crendo na beleza de um certo "cristal", negando o único Mediador para adotarem uma "padroeira" acreditando que ela

trará alguma bênção do "porto dos milagres"; esses cristãos se esquecem que isso é obra daquele "anjo que caiu do céu" e que tem um "caldeirão" preparado para todos aqueles que se prendem à "tela quente" até "altas horas", esse é o motivo principal porque alguns desses que preferem a "Grande família" não têm mais forças para resistir a "presença de Anita" em suas vidas que está destruindo a comunhão familiar...; o pior é que cada vez mais vão usar todas as artimanhas, para prender mais cristãos diante da tal "telinha", talvez pensando que é ela inofensiva, "engraçadinha". Fiqueis atentos e não no meio dos "acorrentados", porque "Big Brother" de verdade, só Jesus. Foi ele quem deu tudo por amor a você, mantenha "linha direta" unicamente com ele. Jamais vocês encontrarão o verdadeiro "sabor da paixão" em nenhum "beijo de vampiro". Não perca suas tardes "por amor" a qualquer coisa, ou você quer que sua vida se torne numa "zorra total"?

Quem se vê nesta "telinha" está sendo ludibriado, crendo que esses programas são do estilo "mais você", levando a crer que estas coisas são realmente "normais" e que devem permanecer nesta "malhação" rotineira. Mas graças a

Deus existe um outro plano para sua vida..., fuja deste "planeta" infernal " Brava Gente" , converta o seu "domingão" num dia de consagração e, participe das atividades que Deus está proporcionado a você na sua igreja.



Aumente sua confiança em João 14:1-3. Estudando a bíblia durante uma hora você encontrará muita "esperança", não só as 20h, mas pela vida eterna.



Quem tem olhos, que veja. Quem tem ouvidos, que ouça! e quem é salvo atenda a voz do Espírito Santo.



(Nesta parte, poderia ser preparada um televisão em uma cartolina, e cada programa desses mencionados no texto poderiam ser colados na TV feita em cartolina.. Assim, enquanto uma pessoa lê, a outra vai arrancando os

programas ...)







CANAL 23

Se você gosta de televisão, aqui está a nova versão do salmo 23, a dos telespectadores.



O televisor é meu pastor, meu crescimento espiritual faltará



Ele fez-me deitar-me nos pastos mundanos para levantar-me vazio das coisas de Deus. Faz-me abandonar meus deveres cristãos, porque preciso assisti meus programas prediletos.

Ele renova meus conhecimentos sobre as coisas do mundo e não me deixa estudar a palavra de Deus.

Mesmo estando para morrer, continuarei assistindo meu televisor enquanto ele funcionar , porque ele é o companheiro mais chegado, suas músicas e sua imagem me confortam.

Ele me oferece muita distração trazendo trazendo o mundo para dentro de casa a fim de orientar minha família. Ele enche minha cabeça de coisas suas de modo que meu cálice transborda e eu estou sempre a falar dos meus programas. Falo tanto que a palavra de Deus não tem mais lugar na minha família, na minha casa.

Assim sendo, certamente que o mal e a miséria me seguirão todos os dias de minha vida, porque o meu televisor me faz contrariar a vontade de Deus;

assim não habitarei no lugar preparado para os salvos para todo sempre.



" Irmãos, oremos para que o nosso salmo 23 possa ser o único e verdadeiro, o das sagradas escrituras! E não deixarmos que um simples aparelho nos afaste do nosso maravilhoso Deus!"





Queixas a Hollywood

Faça esta entrevista de forma representada, faça de conta que é um programa de entrevistas.



Gary: Olá, meu nome é Gary Swanson e estamos iniciando mais um Programa do Gary.



Recentemente, o famoso crítico dos meios de comunicação, Michael Medved, surpreendeu à indústria de entretenimento com a publicação de seu livro Hollywood versus América (Hollywood contra América). Medved alega, entre outras coisas, que os filmes são geralmente maus e imorais; talvez até perigosos. Teremos hoje aqui, no Programa do Gary, uma entrevista exclusiva feita com Michael Medved, ele explica porque os cristãos devem ser mais cuidadosos com os atuais meios de comunicação. Chamamos a frente Michael Medved.







Medved:Olá Gary, é muito bom estar eu seu programa, obrigado pelo convite.



Gary: Olá Michael, o prazer é todo nosso.



Em primeiro lugar, como você contestaria a declaração de que a TV e os filmes são o espelho de nossa sociedade?

Medved: É ridículo. Para dar um exemplo, nos filmes, 72% de todas as partes faladas são dirigidas aos homens. Graças a Deus não vivemos em mundo 72% masculino. Na televisão, de acordo com uma recente pesquisa, as referências ao sexo fora do casamento são 13 vezes mais comuns do que o sexo dentro do casamento - isso não reflete a realidade. Setenta por cento dos norte-americanos adultos são atualmente casados.

Na televisão, 40% dos crimes são cometidos por homens de negócios; na vida real isso só acontece em 11%. Se os filmes retratam a realidade, o fazem de forma bem distorcida...



Gary:Por que a indústria do entretenimento produz essa distorção?



Medved: Até certo ponto, o que você vê na tela reflete apenas Hollywood. Há grandes diferenças entre Hollywood e os Estados Unidos; diferenças em termos de prioridades familiares, por exemplo. Você

não encontra na indústria do entretenimento, muitas pessoas que ponham a família em primeiro lugar. Também não são muitas as pessoas leais a uma igreja ou sinagoga, enquanto que metade da população dos Estados Unidos é religiosa.

A indústria do entretenimento resume-se a um pequeno grupo que está simplesmente colocando sua própria versão da realidade em vez de atender o que todos querem, refletindo a realidade geral. Cada vez que você vê membros do clero ou personagens religiosos nos filmes, eles são exibidos como loucos ou malvados, ou ambas as coisas.

Hollywood tradicionalmente vê religiosos como um certo tipo de inimigos.



Gary: Como você responde à insinuação de que atualmente se conspira em Hollywood para apresentar a religião como uma coisa ruim?



Medved: Não acho que seja assim. Se você conhecesse essas pessoas, saberia que são demasiadamente desorganizadas e competitivas para realizar algum tipo de conspiração. O que encontramos, no entanto, é uma comunidade na qual as pessoas, sem pensar, estão elaborando materiais e mandando mensagens para impressionar uns e outros antes de alcançar o público em geral. Isso significa que você recebe certa categoria de mensagens que se repetem vez após vez, mesmo que isso não traga nenhum êxito de bilheteria. Na maioria das discussões sobre Hollywood, as pessoas superestimam grandemente o dinheiro como motivação e subestimam o desejo destas pessoas muito inseguras de obter reconhecimento como artistas sérios e receber o aplauso de seus congêneres.



Gary: O que é mais preocupante na indústria do cinema?



Medved: Não é somente a indústria do cinema. O assunto importante é a televisão. E a mesma indústria - as mesmas companhias que fazem filmes para o cinema também fazem para a televisão, O que mais me preocupa é a ênfase que se dá à violência como solução a todos os problemas e o enfoque irresponsável da sexualidade. Hollywood apresenta o conceito de que qualquer jovem de 15 ou 16 anos

que não seja sexualmente ativo é um fracasso. Essa mensagem é terrivelmente destrutiva.

Assim como as pessoas cuidam cada vez mais com a alimentação e preocupam-se com seu corpo, deveriam ter, no mínimo, o mesmo

cuidado com o que vão introduzir na mente, alma e imaginação. Essas idéias infiltram-se na mente e na alma e ficam ali latentes. A razão pela qual se deveria ser mais crítico e mais cuidadoso é que, como toda pessoa religiosa sabe, em todos os momentos da vida, nos movemos em direção positiva ou negativa e Deus sabe. Em raras ocasiões os filmes nos movem em uma direção positiva; na maioria das vezes são um mal terrível.



Gary: Como os telespectadores podem proteger-se dessas influências malignas?

Medved: A melhor maneira é ser muito crítico como consumidor. A mensagem mais

importante que eu daria é simplesmente

limitar o tempo dedicado à televisão. As pressões que o tempo exerce sobre cada um de nós são tremendas, especialmente para quem está envolvido com assuntos da igreja, e que está tentando viver decentemente. Este é um pequeno segredo que pode ajudar a enfrentar as pressões do tempo com êxito:

limite o tempo dedicado à TV.

Nada de mais vai acontecer se você deixar de ver seu programa favorito. Comigo acontece sempre isso porque não tenho televisão. As pessoas perguntam:

"viu isso?" ou "viu aquilo?" e eu sempre sorrio e digo: "Não, estava ocupado", ou "estava lendo"ou "estava brincando com meus filhos". Na realidade, qualquer coisa que você fizer será mais proveitosa do que ver algum programa na televisão.



Gary: Mas como crítico, com certeza você encontra coisas positivas nos filmes, não é?



Medved: Os filmes só servem de fuga para as pessoas. Eles ajudam o telespectador a passar duas horas afastado dos problemas e das pressões da vida. Os melhores filmes podem oferecer uma perspectiva diferente, mas infelizmente o número de filmes dessa categoria é extraordinariamente pequeno.



Gary: Existem guias que discriminam o conteúdo dos filmes?

Medved: Atualmente é publicada, do ponto de vista religioso, uma análise bem detalhada do conteúdo dos filmes. Mas há outras formas de averiguar isso, ainda que a maioria das pessoas não se dê a esse trabalho.



Gary: As recentes reações do público parecem haver Influído até certo ponto na qualidade dos filmes. Esta é uma forma destrutiva de censura?

Medved: Não estamos falando de censura; estamos falando de cidadania. A cultura popular é uma parte muito importante da vida para ser deixada na mão de poucos profissionais da sétima arte. É perfeitamente normal que as pessoas protestem se o material produzido é destrutivo. E correto que as pessoas protestem ao achar que sua família está sendo exposta ao perigo, deixando ouvir suas vozes e pedindo a Hollywood que seja mais responsável e equilibrada em seus enfoques.

Cada ano são registrados no Grêmio Norte-americano de Escritores, vinte e sete mil "scripts". Com eles, Hollywood traduz 600 filmes. O que acontece com os outros 26.400? Não são censurados, apenas são deixados de lado. Nenhum produtor pode dizer que terá garantia de um trato irrevogável com alguma companhia produtora. Quando os estúdios decidem que roteiros comprarão. que histórias narrarão, uma das considerações deveria ser a responsabilidade social: seu impacto na sociedade, além do valor artístico ou comercial. Precisa haver um equilíbrio. Mas acima de tudo as pessoas precisam aprender a perguntar-se sobre a responsabilidade social.

Gary: Obrigado Michael.



Bom, o tempo é muito escasso e precioso e até mesmo um crítico de cinema sugere que a melhor coisa a se fazer é limitar o tempo diante da televisão.

Que Deus nos ajude a fazer um propósito de organizar melhor o tempo, e usá-lo em coisas que oferecerão resultados eternos.





A Televisão



Planos: Tudo acontece em uma sala de TV. Grave o texto abaixo para representar uma novela que a mãe e João assiste e se emociona. Depois tenha o som de algum desenho animado e do Jornal Nacional.



Novela:



Maria Joaquina: Oh, Carlos Eduardo meu amor, agora poderemos ser felizes para sempre.



Carlos Eduardo: Eu não tenho certeza Maria Joaquina.



Maria Joaquina: Por que não? Nada mais pode nos atrapalhar.



Carlos Eduardo: Eu tenho uma revelação a fazer.



Maria Joaquina: Vamos deixar isso pra depois, ficamos tanto tempo separados, agora que estamos juntos quero aproveitar tudo o que posso.



Carlos Eduardo: Maria Joaquina, acontece que...



Maria Joaquina: (com ar de quem não está prestando atenção) O que você acha deste vestido para eu usar amanhã no nosso aniversário?



Carlos Eduardo: É lindo, mas...



Maria Joaquina: Até nisso fomos feitos um para o outro, nascemos no mesmo dia.



Carlos Eduardo: (Voz nervosa) É sobre isso que quero falar. Neste tempo que você esteve no Afeganistão eu descobri que sou filho adotivo e que nós somos irmão gêmeos. Nosso amor não pode continuar.



Maria Joaquina: (gritando) não, isso não pode ser verdade.



Carlos Eduardo: Eu não sei viver sem você.



Maria Joaquina: (grito desesperado) nããããão.



Carlos Eduardo: Não me resta outra saída. (barulho de arma)



Cena- A mãe desliga a TV. João que já estava espionando a sala pela porta, entra assim que a mãe sai e se ajoelha para orar.



João- Senhor, faze de mim um aparelho de televisão para que meus pais me tratem como eles tratam o televisor. Para que eles olhem para mim com o mesmo interesse que olham para a tela de TV.



Especialmente quando minha mãe assiste a Novela favorita e meu pai o seu esporte predileto.



Eu quero falar como aqueles artistas, pois quando eles falam, fica toda a família em silêncio para ouvir bem o que eles têm a dizer.



Eu gostaria de ver mamão se admirar de mim como ela se admira quando vê a última moda na tela.



Eu gostaria que papai risse comigo como ele faz quando os artistas contam suas piadas.



Eu gostaria que meus pais me dessem tanta atenção quanto eles dão ao televisor.



Quando a TV não funciona, imediatamente eles mandam chamar o técnico para consertar.



Eu gostaria de ser um televisor e assim ser o melhor amigo e a pessoa mais importante para meus pais.



Oh, Pai do Céu, se Tu me transformares numa TV, eu novamente teria pais e poderia me sentir feliz!



Pai, faze de mim um televisor!



Amém.



Cena 1 - João levanta e senta. Entram alguns meninos e começam a assistir TV... Brigam pelo controle remoto e comem pipoca a vontade. Então Joãozinho tenta conversar com eles, mas, ninguém lhe dá atenção por causa da TV. Logo os meninos saem.

Cena 2 - Entram algumas meninas e o mesmo acontece. O Joãozinho tenta conversar mas, ninguém o ouve. Até que as meninas também saem.

Cena 3 - Toca a vinheta do Jornal Nacional e com a sala vazia entra o pai do Joãozinho, todo empolgado para assistir. Joãozinho fica ao lado mas, o pai nem percebe. Então nos comercias, o pai percebe a presença de dele.

Pai: Oi meu filho! Senta aqui! Não tinha nem percebido que você estava aí!

E então, como você está? O que fez hoje?

João: Hoje eu fui a escola.

Pai: Ah é? E o que você fez na escola?

João: Hoje fizemos redação!

Pai: Sobre o que?

João: Profissão.

Pai: Que bacana! Então, o que você vai ser quando crescer?

João: Acho que vou ser adulto.

Pai: (risos) Não meu filho! Adulto você será com certeza. Forte, bonito, inteligente, assim como seu pai, mas, acho que você nem pensou em profissão nenhuma ainda, não é? Então vou mudar a pergunta. Sem ser sobre profissão, O

que você gostaria de ser?

Cena: Joãozinho levanta, olha ao redor, pensa um pouco e se apóia no Televisor



João: Gostaria de ser um televisor!

Pai: Um televisor meu filho? Porquê?



João: Porque todo mundo gosta da TV. Queria que olhassem pra mim com o mesmo interesse com que olham para a tela de TV, especialmente quando minha mãe assiste a novela favorita, e o Sr. o esporte predileto. Eu quero falar como aqueles homens, pois quando eles falam, toda a família fica em silêncio para ouvir bem o que eles têm a dizer e atendem a tudo que eles pedem. Quando este não funciona, imediatamente chamam um técnico para consertá-lo. Essas são umas das várias razões pelas quais eu gostaria de ser um aparelho de TV.

Pai: Oh Meu filho! Estamos dando mais atenção para a TV do que pra você!

Me desculpa!! ( então os dois se abraçam)





Televisão x Educação dos Nossos Filhos



Fale sobre as mensagens trazidas nos desenhos animados e outros programas que as crianças freqüentemente assistem.



Tente em sua explicação responder perguntas como:



Devemos controlar o que nossos filhos assistem? Porque?



Como saber se o que vêem é bom ou não? As vezes os pais tem pouco tempo, isso é desculpa?



Será que não é melhor meu filho estar em frente à TV ao invés de estar na rua com pessoas más?



Quanto tempo uma criança deve passar em frente à TV todos os dias?



Como posso fazer para ajudar meu filho a se livrar do vício de assistir TV?







Então é aberto um debate com a igreja... "Você tem acompanhado o que seu filho assiste?" E os pais começam a falar sobre o que fazem para não deixar seus filhos assistirem certos programas. Divida a igreja em grupos, estes também serão necessários para a próxima parte.





Alguns Filmes de Televisão cometem excessos!



(Peça ao grupo que citem as palavras ou frases pedidas nos parênteses, e somente depois, 2 pessoas lerão o texto todo)



A. ________________(algo que se diz ao cumprimentar alguém) e dar-lhes as Boas Vindas à nossa Sessão Especial. Estamos muito ________________ (um estado emocional) por usa presença aqui conosco.

B. Hoje iremos criticar 3 novos filmes. O primeiro intitula-se _________________(ato de destruição terminado em ando) PESSOAS INOCENTES COM UM/UMA _____________(um tipo de arma). Este filme é tão _________(um adjetivo) que depois de assistir a ele vocês dirão: "____________________(uma exclamação)!

A. Concordo. Há cerca de ______(um número) assassinatos,_____(um número) bombardeios e _____(um número) cenas de briga. Minha cena favorita é quando o/a ___________(algo vivo) é _______________(ato de destruição, verbo no passado) por um/uma _______________(objeto).

B. O segundo filme é uma comédia romântica intitulada: "____________(nome de homem) e ______________(nome de mulher) Vão _________ (verbo de ação) Juntos". Numa escala de 1 a 10, eu daria nota ___(um número de 1 a 10) ao filme. Numa cena, o ator principal, que é __________(um adjetivo), beija o/a _______ (parte do corpo) da atriz por ______ (um número) _______ (unidade de tempo) na/no ____________(um local). Essa deve ser a ___________(adjetivo superlativo) cena de amor já descrita num filme. Há muitos palavrões no filme, como, por exemplo, quando um cara deixa cair um/uma __________(objeto) no seu/sua ____________(parte do corpo). Mas a vida é assim mesmo, não e?

A. Certo. O último filme intitula-se "________________(um dia da semana) _____(um número de 1 a 31), Parte ____(um número)". É um filme mais aterrorizante que ______________(algo que causa medo). Puxa! Cheguei a ___________(uma reação). Tive que fechar meu/minha ____________(algo que se fecha) e pôr as mãos na/no___________(parte do corpo) quando o/a_____________(uma pessoa) disse: "__________________ ___________(um ditado popular) para a mocinha e ela__________(verbo no passado). Esse filme dá mais medo que encontrar o/a ____________ (uma pessoa nesta sala) num beco escuro.

B. Fico arrepiado só de pensar. Bom, aqui termina nossa Sessão Especial. Foi mais divertido que uma arca cheia de ____________(animais). Até a próxima semana, e guardem um ________(adjetivo) lugar para nós.



Divida os jovens em grupos (de 4 a 7 pessoas), e distribua estas perguntas para uma avaliação:

1 - O que torna um filme ou programa de TV interessante?

2 - Por que há tantos filmes e programas de TV cheios de violência, sexo, terror e palavrão?

3 - Criem 3 perguntas que um jovem cristão deveria fazer p/ se avaliar um filme ou programa de TV.



(Extraído de: Hot Topics Youth Electives. Por: Ministério Jovem - União Sul Brasileira)





Considerações Finais

Peça ao pastor ou ancião da igreja fazer uma conclusão depois distribua para as pessoas que levantarem no apelo onde se comprometem a fazer o possível para selecionar o que verão na TV, um adesivo deve ser colado na TV e o outro no controle. As pessoas durante o apelo não ficarão em pé, mas sim ajoelhados, pedindo a Deus que os ajude a deixar os maus hábitos e criar bons. As pessoas podem fazer isso enquanto alguém canta o hino "O Céu é aqui" dos Arautos do Rei.









--------------------------------------------------------------------------------







ÁRVORE DOS PROBLEMAS



Planos para o programa: Prepare uma árvore, ou seja, um galho de uma árvore, "plantada" dentro de um vaso grande e ponha da frente da igreja.

Recepcionista com papel e caneta para que as pessoas escrevam seus problemas







SERVIÇO DE CÂNTICOS



HINO INICIAL: Sorria



ORAÇÃO INICIAL:



JORNAL J.A



MEDITAÇÃO: São João 14 1 a 3



(Coloque um fundo musical e já deixe a pessoa que vai cantar a postos, só então, ao som do fundo musical, peça a um jovem dinâmico para apresentar a meditação, em seguida, sem anunciar, a pessoa que vai cantar entra).



MÚSICA ESPECIAL - sobre o tema



DEBATE SOBRE O TEMA - Diretor (explicar que todos temos problemas, mas que este programa vamos descobrir onde colocá-los e viver despreocupados).



MENSAGEM:



Um dia aprendi a diferença entre ser e ter

Aprendi que, por pior que seja um problema ou uma situação, sempre existe uma saída.

Aprendi que, é bobagem fugir das dificuldades.



Mais cedo ou mais tarde, será preciso tirar as pedras do caminho para conseguir avançar.

Aprendi que, perdemos tempo nos preocupando com fatos que muitas vezes só existem na nossa mente.

Aprendi que, é necessário um dia de chuva, para dar valor ao Sol.



Mas se ficar exposto muito tempo, o Sol queima.

Aprendi que , heróis não são aqueles que realizaram obras notáveis.



Mas os que fizeram o que foi necessário e assumiram as conseqüências dos seus atos.

Aprendi que, não vale a pena se tornar indiferente ao mundo e as pessoas.

Vale menos a pena, ainda, fazer coisas para conquistar migalhas de atenção.

Aprendi que, não importa em quantos pedaços meu coração já foi partido.

O mundo nunca parou para que eu pudesse consertá-lo.

Aprendi que, ao invés de ficar esperando alguém me trazer flores,

é melhor plantar um jardim.

Aprendi que, amar não significa transferir aos outros a responsabilidade de me fazerem feliz.



Cabe a mim a tarefa de apostar nos meus talentos e realizar os meus sonhos.

Aprendi que, o que faz diferença não é o que tenho na vida, mas QUEM eu tenho.



E que, boa família são os amigos que escolhi.

Aprendi que, as pessoas mais queridas podem as vezes me ferir.

E talvez não me amem tanto quanto eu gostaria, o que não significa que não me amem muito, talvez seja o máximo que conseguem.



Isso é o mais importante.

Aprendi que, toda mudança inicia um ciclo de construção.

Se você não se esquecer de deixar a porta aberta.

Aprendi que, o tempo é muito precioso e não volta atrás.



Por isso, não vale a pena resgatar o passado.

O que vale a pena é construir o futuro.



O meu futuro ainda está por vir.

Foi, então, que aprendi que, devemos descruzar os braços, vencer o medo de tentar partir atrás dos sonhos.

A vida tem valor e você tem valor diante da vida.







MÚSICA ESPECIAL



APRESENTAÇÃO DA ÁRVORE - Coloque uma música de fundo e peça às pessoas que olhem o que escreveram no papel... qual o tipo de problema que está enfrentando e medite um pouco nele...

Agora peça que virem o papel e escrevam uma solução para o problema... o que gostariam que acontecesse para resolver...

E agora peça para que se levantem e pendurem o papel na árvore que está na frente da igreja.



DEVOCIONAL - Pastor ou alguém que anime os irmãos a ter paciência e firmeza diante das lutas.



HINO FINAL - Não Desistir (HASD 150)



ORAÇÃO FINAL - pelos pedidos e pelas soluções desejadas.



SAÍDA - Leve a árvore para o pátio e queime os papéis, todos cantando um hino bem bonito.













--------------------------------------------------------------------------------







O SEMEADOR



Entra um homem jogando algumas sementes sem olhar ao certo para o local em que as sementes caem. Derrepente olha para o aspecto negativo do local em que suas sementes caíram e começa a reclamar:

- Hoje eu não devia nem ter saído de casa, está tudo dando errado! Olhem onde fui jogar as minhas sementes!! Pedras, Espinhos... E para completar até na beira do caminho tem semente! E essas servirão de comida para os pássaros.

Nesse momento o homem se senta, tira do seu embornal uma bíblia velha... abre e começa a ler (Mateus 13:01-11).

- Num tô dizendo, até isso pra me atrapalhar, resolvo ler a bíblia e não entendo nada, e ainda por cima está escrito aqui que não é pra entender mesmo. Não vou nem tentar, Jesus mesmo é quem está dizendo que eu não vou entender... aliás eu nem sei porque isso está escrito aqui!

Narrador: Indignado acaba dormindo e teve um sonho...

Entra uma "bicicleta de som" fazendo uma propaganda:

Atenção comunidade de , hoje às 17:30 haverá um programa jovem na IASD de , não percam...

Um grupo de pessoas entra na igreja fazendo barulho e conversando:

- Vamos a esse programa?? (Pessoa 5)

- Vamos, não temos nada para fazer mesmo. (Pessoa 6)

(Todos conversando entre si sentam no banco da frente da igreja e assistem ao programa).





PESSOA 1: - Nossa! Que mensagens lindas ! Eu vou freqüentar essa igreja!



PESSOA 3: - Bom, eu tenho que estudar um pouco, não vou tirar conclusões precipitadas!!

PESSOA 2: - É, mas eu não estou entendendo nada, vou embora.

(Todos insistem para ela ficar, mas mesmo assim ela vai embora)



Narrador: Jovem fique atento a parábola do semeador, todas aquelas pessoas que ouvem a palavra de DEUS e não compreendem, vem o maligno e leva o que foi semeado no coração. Este é o que foi semeado a beira do caminho.



PESSOA 3: - Eu estou gostando tanto dessa programação.Vamos voltar no próximo sábado na Escola Sabatina ??

- Eu acho que não, sábado que vem deve fazer sol e eu vou à praia... se bem que já esta fazendo sol agora, então eu vou à praia agora mesmo. Tchau!! (Pessoa 1)

(Todos insistem para ela ficar, mas mesmo assim ela vai embora)



Narrador: Vocês se lembram da ? Ela parecia tão animada com as atividades da igreja. Essa moça representa aquelas sementes que caíram em solo rochoso, recebem a palavra de DEUS com muita alegria, mas não tem raiz própria e com a vinda dos problemas logo se decepciona e sai da igreja.



- arrumei um emprego! (Pessoa 4)

- Amém! DEUS ouviu as nossas orações! (Pessoa 3)

- Bem... Não é bem assim. (Pessoa 4)

- Como? (Pessoa 3)

- Você sabe, eu estou precisando muito de trabalho e... Tenho que trabalhar aos sábados, estou deixando a igreja. (Pessoa 4)

- Venha então nos cultos de 4ª e Domingo à noite. (Pessoa 3)

- Não eu não quero ser pressionado... (Pessoa 4)

(Ele sai da igreja mesmo com todos insistindo para ele ficar)



Narrador: Esse é um exemplo típico das sementes que caíram entre os espinhos. Ele ouviu a palavra de DEUS, porém as coisas que o mundo oferece, a fascinação pela riqueza sufocaram tudo o que ele aprendeu e sua vida se tornou infrutífera.





Narrador: Jovens as sementes que caíram em boa terra cresceram.. E de cada uma delas outros nasceram tornado o jardim de DEUS ainda mais colorido e bonito! O que estamos fazendo para contribuir com o colorido desse jardim?

DEUS espera que sejamos solos férteis, e em nossos corações possam brotar a paz, a alegria da salvação, a bondade, a benignidade, a caridade a vida e o amor necessário para contagiar a outros e assim concluirmos a obra que ELE nos confiou.

(O semeador acorda do sonho e faz a reflexão)













--------------------------------------------------------------------------------







A CURIOSIDADE



Introdução



Boa Tarde!



Você é curioso?



Bom, se não fosse não estaria aqui, né?!



Preparamos pra você muitas curiosidades bíblicas e no decorrer do programa vamos mostrar ou falar sobre elas.



Você vai aprender um pouco mais sobre o cotidiano das pessoas no tempo da Bíblia. Vai saber como eram os esportes, a música, comida, construções e também como eram comemoradas as datas especiais.



Apesar da barraca aqui a frente este não é um programa dos desbravadores e sim do Ministério da Criança. Como no dia das crianças muitos viajam resolvemos antecipar a festa.



Espero que todos gostem e se divirtam.







Vocês trouxeram o guardanapo? Ah, essa parte é pro final.



Vamos fazer uma oração e pedir a Deus que torne esse J.A uma verdadeira benção e fonte de conhecimento para todos vocês.









1 Curiosidades



Dias Especiais



Festa dos Tabernáculos



(Uma criança que já estará na barraca desde o início do serviço de cânticos abrirá a porta de uma barraca que deverá estar armada dentro da igreja, então falará ainda de dentro da barraca para a igreja)



Oi, hoje é um dia especial para mim, afinal hoje é sábado.



No tempo da Bíblia também haviam datas especiais, e festas também.



(deste ponto em diante pode ser lido)



A Festa dos Tabernáculos era um festival como um grande acampamento! após escaparem dos Egito, o povo de Deus andou sem destino fixo no deserto por 40 anos!



Durante a Festa dos Tabernáculos, eles moravam em tendas feitas de folhas de palmas e salgueiros, para relembrar dos abrigos que eles fizeram quando estavam no deserto. Talvez se hoje em dia nós comemorássemos esta festa, como eles faziam, nós armaríamos barracas como estas em nossos quintais.



Outro dia especial era a cerimônia realizada na sinagoga para os meninos de 13 anos. Essa cerimônia mostrava que o menino havia se tornado um filho da lei, em outras palavras, um adulto.



Uma outra festa interessante era a Festa das Semanas. Todo ano no final da colheita, o povo de Deus trazia presentes de comida para oferecer como sacrifício a Deus. Durante este feriado as pessoas lembravam quando Moisés recebera as tábuas da Lei de Deus no Monte Sinai.



Ainda tem muitas outras festas e festivais e se agora você está pensando em quão interessante seria participar deles, lembre-se que ainda temos alguns hoje, como a Páscoa por exemplo.









Curiosidades



Construções



(Uma criança vai a frente e senta em uma mesa ou coisa parecida onde os seus pés fiquem longes do chão e ela possa até balançá-los enquanto fala, para parecer mais natural. Coloque em volta da mesa e perto dos pés da criança animais de brinquedo para parecer que ele sentou na mesa para fugir dos animais.)



(Estenda um edredom ao lado da mesa e coloque almofadas embaixo de uma coberta para parecer que há pessoas deitadas, se preferir peça para que algumas pessoas deitem no colchão enquanto a criança fala seu texto, ficará melhor e mais fácil.)



(Fala esta parte:)



PARTICIPANTE 1:



- Opa! Tem gente me olhando estranho, só porque eu sentei aqui. Olha, eu estou sentado aqui porque vou explicar pra vocês um pouco sobre como eram as construções nos tempos da Bíblia.







(Deste ponto em diante pode ser lido:)



Para trabalhar - e se ver livres dos animais (aponta para os animais)- as pessoas sentavam em uma plataforma elevada, como esta, e não em cadeiras, como hoje em dia.



Nos países da Bíblia, a maioria das casas e lojas eram bem simples. Não havia muita madeira, por isso as construções eram feitas de pedra e lama.



Em Roma as pessoas viviam em casas pobremente construídas, que as vezes desmoronavam! Talvez fosse como as favelas que existem hoje.



Muitas comunidades eram cercadas com fortes muros e tinham portões que eram trancados a noite. Estes muros protegiam o povo de ataques de exércitos e foragidos.



PARTICIPANTE 2:



(uma criança que está na ponta da cama ao lado do participante 1 vai falando enquanto levanta da cama)



A maioria das pessoas moravam em casas de um só quarto. No inverno as pessoas traziam suas ovelhas, cabras e galinhas para dentro de casa também! As famílias inteiras dormiam sobre um grande colchão. (aponta para a cama)



Os telhados eram esburacados porque eram feitos com camadas de bambu e lama, eles eram retos. Os telhados eram também movimentados! As pessoas podiam andar de um telhado para outro. Com tempo bom, as pessoas cozinhavam, comiam e até dormiam sobre eles. (aponta novamente para a cama ao lado)



As escadas que davam no telhado eram construídas fora da casa.



(Todos saem, inclusive quem estava na cama.)





Concurso



(Esta leitura é feita para falar ainda sobre construções e na parte sublinhada não se lê nada, simplesmente pula a parte sublinhada, dando uma pequena pausa. Depois de terminar a leitura, quem ler pergunta para a congregação se alguém notou algum erro no texto que acabou de ler e depois pergunta para quem percebeu o erro qual foi o erro e o que estava faltando. Quem acertar primeiro ganha um prêmio)



O Templo Famoso



O Rei Salomão construiu o primeiro templo em Jerusalém. Quase tudo que se encontrava dentro dele era coberto de ouro. O Rei Herodes mais tarde reconstruiu o templo. Dez mil homens trabalharam para reconstruí-lo. Herodes usou muito mármore branco e ouro. O templo reluziu tão brilhantemente no sol que era difícil olhar para ele! O templo possuía pregos de ouro no telhado pra manter os pássaros afastados. Parte de uma das paredes deste templo ainda está em pé hoje em dia. Essa parte é chamada de Muro das Lamentações, e muitas pessoas vão lá para olhar.







3 Curiosidades



Comida



(Colocar na frente da igreja uma grande toalha redonda, então 6 pessoas irão sentar em volta da a toalha e comerão da cesta de pães que estará no meio dela, uma dessas pessoas levará o microfone e de forma revezada, sentados caso queiram, falarão para a igreja. Se possível também leve um pode de sal e alguma vasilha coberta de couro para colocar leite. Todos devem orar antes de comer, logo após sentarem.)



PARTICIPANTE 1: As pessoas nos países da Bíblia comiam bem, a menos que uma estiagem ou insetos arruinassem as plantações. Os fazendeiros cultivavam grãos, verduras, legumes, frutas, nozes, temperos e ervas. Havia também peixes, leite, manteiga e queijo para comer. O povo de Deus seguia leis especiais sobre comer carne e as pessoas comiam carne apenas em ocasiões especiais, o que não é muito diferente de hoje em dia.



PARTICIPANTE 2: Ao invés de uma mesa, a comida era colocada no chão sobre um pano de couro ou sobre uma pele. E as pessoas sentavam no chão, não em cadeiras. Assim como nós estamos aqui.



(Agora pega a vasilha de leite e se serve, pode ser quem esta falando ou alguma outra pessoa que esteja bem visível)



PARTICIPANTE 3: As pessoas guardavam o leite em uma garrafa feita de pele de cabra. Mas não podiam guardar o leite por muito tempo, porque não tinham geladeiras.



PARTICIPANTE 4: Uma comida bastante usada era o mel, os escravos extraíam o mel das colméias colocando fumaça e fazendo-as sair primeiro.



PARTICIPANTE 5: O pão era a comida mais importante em cada refeição, e as mulheres assavam pão quase todos os dias. A maioria das pessoas usava cevada, que era mais barata. Apenas pessoas ricas utilizavam trigo.



(Olhando para o público)



Todos vocês receberam seus pães do tempo da Bíblia e o que vocês receberam é um pão de ricos.(Pega um pão na cesta, come e após comer eles fazer novamente uma oração.)







(Fala voltado para o público)



PARTICIPANTE 6: O povo judeu agradecia antes e depois de uma refeição.



(levantando como quem vai sair do palco pega uma pasta dental do bolso e fala)



Ah, a pasta dental era feita de conchas de ostras do fundo do mar e mel!











Concurso



Comida



1) Nos tempos da Bíblia havia um condimento que era usado para muitas coisas. O Mar Morto estava cheio dele. As pessoas temperavam a comida com ele e selavam promessas compartilhando-o. Também o esfregavam em bebês recém nascidos para matar os germes. Sobre o que estou falando? Sal







2) Este alimento era quase tão importante quanto o pão. Já que eles não tinham geladeiras, as pessoas o conservavam salgando e secando ao sol. Se não fizessem isso logo apodreceria. Estou falando sobre o... Peixe



PISTAS: 1. É um animal aquático;



2. Alguns afirmam que sua carne é a menos prejudicial;



3. Comemos os que tem escamas e barbatanas.











4 Curiosidades



Música



PARTICIPANTE 1:



A vida diária nas épocas bíblicas era de trabalho árduo, mas as pessoas tinham tempo de folga e gostavam de se divertir assim como nós hoje em dia.



Eles tocavam músicas quando celebravam eventos especiais, quando obtinham vitórias em batalhas, quando estavam tristes e quando as mães estavam tendo bebês! A música também era uma parte importante na adoração, uma vez que as pessoas a usavam para expressarem seus agradecimentos e alegria a Deus.



As primeiras trombetas chamadas de "shophars" eram feitas de chifres de carneiros. Cada manhã os sacerdotes judeus tocavam suas trombetas, e os grandes portões do templo eram abertos - um chamado para acordar a cidade inteira!



PARTICIPANTE 2:



(entra com uma pequena harpa ou cartaz com o desenho de uma)



A harpa era um instrumento pequeno. Então os músicos descobriram que podiam obter um som maior construindo a harpa maior. Ela se tornou tão grande que o harpista tinha que sentar para tocá-la. É bom lembrar que Davi tocava sua harpa para afugentar um espírito mal que atormentava Saul.



O Rei Salomão gostava de escrever canções. Ele gostava tanto que escreveu 1005 delas!



Pandeiros eram instrumentos muito populares nos festivais e durante certos festivais os homens dançavam a noite inteira no templo. Vale lembrar que homens e mulheres dançavam separadamente durante os tempos bíblicos. Dançar era geralmente uma parte da adoração.



Assim como nós eles também gostavam muito de cantar, mas apenas homens da tribo de Levi cantavam no coro do Templo!



Vamos ouvir agora uma mensagem musical em louvor a Deus.





Concurso



Música



Quantos aqui gostariam de cantar belamente a Deus? Bom nós hoje vamos realizar o seu sonho. Por favor 2 voluntários venham a frente.



Agora vocês tem 6 opções de músicas e devem escolher uma.



Parabéns, vocês fizeram boas escolhas, cada um agora vai dublar a música que escolheu e depois eles(aponta para a congregação) vão decidir quem vai ganhar o prêmio. E olha, é um belo prêmio.



(Dê o mesmo prêmio para os dois participantes)





5 Curiosidades



Esportes



Os jogos também faziam parte da vida nos tempos da Bíblia. O povo judeu gostava de luta corpo-a-corpo e as crianças faziam brincadeiras que ainda são praticadas nos dias de hoje.



(Pega um pião o solta no chão ou em uma mesa) Piões e bambolês eram os brinquedos favoritos entre as crianças no Egito.



Amarelinha e cabra-cega eram brincadeiras populares no tempo da Bíblia.



Os meninos, assim como hoje, gostavam de brincar de bola. Eles brincavam de apanhar uma bola de couro. Estilingues também eram brinquedos populares, mas eles tinham que ser manuseados com cuidado porque na verdade eram armas!



Os romanos apreciavam assistir aos gladiadores e às corridas de carruagem. Uma corrida de carruagem geralmente tinha 9km e meio de distância e o vencedor ganhava um prêmio especial. Os judeus não gostavam destes esportes violentos. O povo judeu não aprovava os jogos gregos, porque os gregos dedicavam seus esportes a deuses pagãos.



As pessoas também se divertiam muito fazendo jogos de adivinhação nos tempos bíblicos. Sansão até mesmo chegou a perguntar charadas em seu casamento. E agora quero ver se vocês também são bons em adivinhação, ou melhor, quero saber como anda o raciocínio lógico de vocês. Agora o(a) _______ vai fazer um teste com vocês.





Concurso



Chegou a hora de todos os que prestaram atenção no J.A participarem.



Eu vou fazer um concurso de perguntas e respostas sobre o que foi dito hoje no J.A, quem souber levanta e responde. Se acertar vem aqui na frente, recebe um prêmio e não pode participar das outras perguntas, assim cada um tem mais chances de ganhar.



1. De que eram feitas as construções no tempo da bíblia?



Pedra e lama.



2. Quando os portões do murro das cidades era fechado?



A noite.



3. Onde eram construídas as escadas para o telhado das casas?



No lado de fora das casas.



4. De que os meninos gostavam de brincar?



Gostavam de brincar de bola.



5. No tempo da bíblia onde era guardado o leite?



Em uma garrafa feita de pele de cabra.



6. Qual era a comida mais importante de cada refeição?



O pão.



7. Quantas canções o rei Salomão escreveu?



1005.



8. Quem podia cantar no coro do Templo?



Apenas homens da tribo de Levi.



9. Havia um tipo de jogo muito popular no tempo da bíblia. Sansão chegou a usá-lo em seu casamento. Eu estou falando do jogo de...



Adivinhação.



Encerramento



Muito obrigado pela participação de todos vocês.



Eu estou muito feliz por este J.A, espero que todos tenham aprendido muito.



Se você não ganhou prêmio nenhum, não fique triste, temos algo pra você na saída.



Vamos encerrar nosso culto jovem cantando o hino Jesus e Eu.



(após o hino faça a oração e então diga)



Pessoal, chegou a hora de usarmos os guardanapos. Todos trouxeram? Então peguem eles e tenham em mãos.



Bom, agora que todos estão enlambuzados de prêmios, aposto que satisfeitos com este deliciosos culto jovem e babando de tanta informação... Tá na hora de limpar a boca. (Pega seu guardanapo, limpa a boca e ri enquanto sai.)












Colaborador: Edna