JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial : Escola Sabatina 12 “A colheita

Escola Sabatina 12

“A colheita e os ceifeiros”





Boas vindas: (Responsável pela Escola Sabatina)

Que bom que você está aqui hoje!

Sábado é um dia especial, é um dia diferente, um dia de alegria, porque estamos na presença do Senhor. Sábado é um dia para juntos estudarmos a palavra de Deus através da lição e é também dia de ouvirmos a voz de Deus através da mensagem.

Estamos terminando mais um trimestre. Tivemos lições maravilhosas sobre discipulado e pudemos aprender muito sobre o que Cristo espera de cada um de nós. Mas antes de entrar nesse assunto, teremos um louvor com a _____________________. (As vezes não tem esse louvor e já pula para a carta)



A carta missionária de hoje nos traz a história da jovem Monsurat que apesar dos obstáculos permaneceu firme.



Carta missionária: _________________







Encenação



Jovem 1: Que pena que a lição da escola sabatina desse trimestre está chegando ao fim. Foram muitas lições que me fizeram entender a importância do discipulado.



Jovem 2: É verdade. Foram temas que me fizeram entender o que Cristo espera de mim, de ver como eu estava equivocada em alguns pontos.



Jovem 3: Aprendemos tanta coisa, mas não adianta viver na teoria, temos que viver na prática cada lição que aprendemos aqui. Deus espera que não sejamos simplesmente membros de uma igreja, Deus espera que sejamos seus discípulos.



Jovem 1: A pergunta que devemos nos fazer é: Se um discípulo é aquele que segue o mestre, como é que se faz um discípulo? Mateus 28:19 e 20 responde: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.



Jovem 2: Este texto apresenta três razões indispensáveis para a formação de um discípulo. 1º buscar as pessoas, 2º batizá-las e 3º ensiná-las o evangelho.



Jovem 1: Quando Jesus é levantado diante dos homens ninguém resiste. Quando amamos Jesus, não podemos ficar calados, precisamos compartilhar fazendo outros discípulos. Não podemos encontrar pessoas para Cristo se não a buscarmos. Mas para que um cristão tenha vontade de buscar outra pessoa e trazê-la ao reino de Deus, é preciso que esta pessoa tenha encontrado Jesus



Jovem 3: Antes de enviar seus discípulos a fazer outros discípulos, Jesus lhes deu autoridade e essa autoridade não é uma autoridade humana, essa autoridade vem de Deus. A autoridade dos discípulos de Cristo é a Palavra de Deus. Portanto devemos respeitar a bíblia, ensiná-la e pregá-la com fidelidade, essa é uma das primeiras lições que o discípulo de Cristo deve aprender.



Jovem 2: Existe hoje uma grande necessidade de termos discípulos que queiram formar outros discípulos, há muita necessidade espiritual no mundo, gente querida, gente que nasce e morre sem nunca ter ouvido as boas novas do evangelho. Os discípulos da igreja primitiva transtornaram o mundo, já os membros do século 21 estão sendo transtornados pelo mundo



Jovem 3: Vamos pensar um pouco, nossa igreja tem _____ membros, se em um ano cada membro fizesse um discípulo, no final do ano haveria mais _________ evangelizados e esse numero cresceria a cada dia.



Jovem 1: O problema é que a maioria dos membros da igreja são isso apenas, membros de igreja, não são discípulos fazendo discípulos. O membro é apenas um membro espectador daquilo que acontece no sábado, julga, avalia o programa do sábado, diz se gostou, se não gostou, aprova, desaprova e contribui com seus dízimos e ofertas, mas infelizmente o membro não esta comprometido com a missão da igreja. Mas o problema maior e já nos tempos de Cristo Ele dizia “A ceara é grande e os ceifeiros são poucos”, temos muitos membros, porém temos poucos discípulos.



Jovem 3: A meta do membro é chegar no céu, a meta do discípulo é levar outros para o céu. A pergunta é: Serei eu um membro ou um discípulo?



Jovem 2: Devemos, portanto, sair da nossa zona de conforto e levar a mensagem às pessoas, independente de sua cor, religião, classe social. Não devemos escolher a quem entregar um livro ou um simples folheto, pois podemos perder uma oportunidade única de evangelizar aquela pessoa que Deus colocou no nosso caminho naquele momento. Que possamos estar atentos, porque Deus ama e quer salvar a todos.





Responsável pela Escola Sabatina:

A lição dessa semana tem como titulo “A colheita e os ceifeiros”.

Agora vamos nos dividir em classes para juntos estudarmos mais uma lição. Veremos como conquistar o coração das pessoas e torná-las discípulas. Nesse estudo falaremos do cumprimento da missão que Cristo deixou para sua igreja e a missão não é simplesmente batizar o maior numero de pessoas não, a missão é fazer discípulos, ou seja, preparar seguidores de Jesus, preparar um povo para encontrar-se com Cristo.



Convido __________ para fazer uma oração e assim dar inicio ao estudo da lição.





(Depois que voltar das classes)

Que lição maravilhosa!

De nada adianta dons e talentos se não andarmos nos passos de Cristo para produzir uma boa safra.

Os desafios que enfrentamos não devem apagar nossos objetivos de ajudar outros a aceitar a Jesus e a se tornarem discípulos.



Jesus trabalhou com homens e mulheres comuns, e prometeu o Espírito Santo para nos ajudar. Cabe a nos buscar poder e humildade para colher corações nessa grande seara espiritual.

O discipulado deve começar onde estamos e avançar ate os lugares mais distantes. Esse era o estilo de Cristo. Jesus mantinha um relacionamento profundo e sincero com as pessoas que Ele discipulava. Ele é nosso maior exemplo.



O que você deseja ser? Discípulo ou membro? Fica a cada um de nós essa pergunta e que possamos escolher ser discípulos. Convido a você a participar conosco da Escola Sabatina do próximo sábado, e não se esqueçam que é o 13º sábado.



E para encerrar a escola Sabatina desse sábado, teremos uma mensagem musical _______________.

Hino para entrada das crianças ___________


Colaborador: Andrea Fabiana Jatobá/Americana