JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: O que impede as bençãos

Autor: Rogério Lyra Martinelli - Igreja de Jardim Asteca - Vila Velha - E.S.







Objetivos do Programa



Mostrar aos irmãos que muitas vezes deixamos de receber bênçãos do Céu por não fazermos a nossa parte. Fazer com que as pessoas, antes de se lamentarem pelo que deixam de obter ou pelo que os outros alcançam, enxerguem que devem se esforçar, pois é perfeitamente possível receber aquilo que se pleiteia, já que o Senhor é o mesmo Deus para todos. Provar que o nosso Deus não é injusto e que Ele deseja o melhor para cada um de nós.





Planos para o Programa



A seguir, são relacionados sete itens que podem estar impedindo que as bênçãos dos Céus cheguem até nós. Seria bom que ao final do programa, este material fosse entregue a cada irmão, devidamente xerocado. Se for muita quantidade, produza cópias reduzidas ou talvez publique essas informações no boletim informativo da igreja..







1 - O Comodismo



A Bíblia diz: "Faça bem feita qualquer coisa que você tiver de fazer. Depois da morte, para onde você vai, não se pode fazer planos, nem trabalhar, nem aprender, nem ganhar novos conhecimentos", (Eclesiastes 9:10). Ellen White escreveu: "Não vos deveis contentar com realizações mesquinhas. Aspirai à altura e não vos poupeis de trabalhos para alcançá-la" (Mensagens aos Jovens, p. 36). Com certeza poderíamos alcançar muito mais em nossa vida se nos esforçarmos para conseguir. Devemos estabelecer alvos e lutar para atingi-los.







2 - A Infidelidade



"Bom trabalho, disse o seu patrão. Você é um empregado bom e fiel. Foi fiel com essa



pequena quantia, portanto agora eu lhe darei muito mais" (Mateus 25:23). O Senhor, que sonda nosso coração, sabe até onde podemos ir. Aqui se encaixa perfeitamente a ilustração do copo vazio e do copo cheio. Qual deles é mais fácil de se equilibrar? Muitos, se tivessem posses e recursos aos montes, deixariam de lado sua fidelidade nos dízimos e ofertas e, quem sabe, até



mesmo abandonariam a igreja, por isso não podem ter tudo o que querem. Outros são infiéis no tempo que o Senhor lhes dá. Nunca podem ir à igreja ou estudar a Bíblia, pois estão sobrecarregados de serviço ou estudando em demasia.







3 - O Pecado



"Quem procura esconder seus pecados será sempre um fracasso" (Provérbios 28:13). O pecado acalentado não prejudica somente a vida espiritual. Quantos, por determinados vícios, têm gasto recursos e tempo que poderiam ser empregados em grandes projetos de vida? Quantas de nossas igrejas têm marcado passo, devido ao pecado não abandonado por seus próprios líderes.







4 - A Falta de Fé



As curas que Jesus realizava estavam condicionadas à fé das pessoas. "faça-se conforme a tua fé", Ele dizia, ou: "a tua fé te salvou". Como obter algo, se nós mesmos não acreditamos que iremos conseguir? O primeiro passo é acreditar, confiar.







5 - A Falta de Consagração



"Santificai-vos, porque o Senhor fará maravilhas no meio de vós" (Josué 3:5). Esse verso foi usado na travessia do Rio Jordão pelo povo de Israel, operada miraculosamente pelo nosso poderoso Deus. Hoje ainda Ele pode realizar grandes maravilhas em nossa vida, mas, primeiro, precisamos nos consagrar, nos dedicar à Sua obra. Igrejas inteiras deixam de receber bênçãos devido ao relaxo espiritual.







6 - A Falta de Persistência



Elias orou 7 vezes pedindo chuva. Naamã mergulhou 7 vezes no Rio Jordão para receber a cura. Por que desistir após o primeiro fracasso? Muitos doutores bem-sucedidos só conseguiram aprovação após o segundo, terceiro e até mesmo quarto vestibular. Grandes resultados necessitam de maior preparo. Devemos aprender com os nossos próprios erros e tentar novamente.







7 - A Impaciência e a Precipitação



i"Há tempo para tudo debaixo do Céu". (Eclesiastes 3:1). A maturidade se alcança ao longo da vida. Talvez hoje eu não esteja preparado para algo que desejo muito. Esperar pelo momento certo é uma grande virtude. É preciso evitar as decisões precipitadas no casamento, na escolha de cursos e profissões.




Colaborador: Ação Jovem 1º trim. 2004 - DSA