JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Tesouro escondido

Objetivos do Programa



Mostrar ao jovem que a sabedoria deve ser procurada como um tesouro escondido. Fazendo isto, encontraremos a vontade de Deus para nossa vida.







Introdução



Uma Bíblia... 66 livros... 1.189 capítulos... 31.173 versículos... todos repletos da vontade de Deus para nossa vida. Às vezes



as pessoas falam que querem "descobrir" a vontade de Deus, como se Deus a tivesse escondido de nós. Nada pode estar mais distante da verdade! O propósito da Bíblia em geral e do livro de Provérbios em particular é revelar a vontade de Deus para nossa vida. É um verdadeiro tesouro, e infelizmente um tesouro ainda escondido para muitos. Mas não é este o plano de Deus. "O baú de Deus está sempre aberto!" Um mapa do labirinto da vida... uma bússola que nos orienta quando perdemos a direção... uma lanterna para iluminar nas decisõesdifíceis... um tesouro precioso ao alcance de todos!







O Mapa do Tesouro



Provérbios convida a todos nós para uma vida dedicada à busca da sabedoria:







"Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido, e para inclinares o teu coração ao entendimento, e se clamares por inteligência, e por entendimento



alçares a tua voz, se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus" - Provérbios 2:1-5.







Observe os verbos de "busca" usados nesses versículos: aceitares, esconderes contigo, fazeres atento, inclinares, alçares, buscares, procurares. O resultado da "caça ao tesouro" está no último versículo: então entenderás o temor do Senhor, e



acharás o conhecimento de Deus.







Cavando Fundo



Provérbios 15:14 diz: "Um homem sábio sente fome pela verdade mas os tolos alimentam sua alma com verdadeiro lixo". O que quer dizer sentir fome pela verdade e se alimentar com lixo? Ë Leia Provérbios 7:1-4. O que deve ser feito com a sabedoria uma vez que a achamos? Como?



Leia Tiago 1:2-8. Qual a relação entre a oração e a busca por sabedoria (veja verso 5)? Em que momento, conforme o contexto desses versículos, devemos pedir sabedoria?



Abrindo o Baú



Você é um "caçador de sabedoria"? Está aberto para ouvir os conselhos de Deus e de outros? Preste atenção hoje às críticas e aos conselhos que ouvir, e peça a Deus sabedoria para responder positivamente.







Uma oração



Pai, ajuda-me a colher sabedoria da Tua Palavra e daqueles ao meu redor que te amam. Ensina-me a guardar o que recebo como vindo de ti. Amém.







Um brilhante



"Filho meu, se buscares a sabedoria como a prata, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor, e acharás o conhecimento de Deus" - Provérbios 2:4,5


Colaborador: Ação Jovem 1º trim. 2004 - DSA