JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: O temor dos homens

Objetivos do Programa



Mostrar ao jovem que devemos nos preocupar em agradar a Deus, e não esperar ansiosamente pela aprovação humana.







Pensamento



O temor dos homens enlaça a presa Fé em Deus é a melhor defesa.







Armadilhas no Caminho



Celina sentia-se presa dentro de uma gaiola, cativa pela sua necessidade de agradar a todos o tempo todo. Estava viciada em aprovação e reconhecimento, e se matava na tentativa de consegui-los. Uma escrava do perfeccionismo, ela ia além de seus próprios limites, vez após vez - na escola, nos esportes, mesmo em sua vida "espiritual". Nunca faltava à igreja, era perfeita na sua "hora silenciosa" com Deus, e era líder da mocidade. Sua busca desesperada por aplauso tinha somente um problema: Celina sentia-se miserável. A culpa a perseguia dia e noite, e ela se sentia como o fantoche de todo mundo, até mesmo de Deus. "Vida cristã não pode se resumir a isso. Tem de haver algo mais", ela pensou, enquanto saía correndo para mais uma atividade da igreja.







O Mapa do Tesouro



Aqueles que almejam a aceitação e o reconhecimento de outros, em vez de mergulharem no amor incondicional de Deus, se expõem a uma armadilha fatal:



"Quem teme ao homem arma ciladas, mas o que confia no Senhor está seguro" Provérbios 29:25.



Quem "teme ao homem" vive sua vida preocupado com o julgamento e a opinião dos outros. Vive esperando reconhecimento e aprovação, e conforma suas palavras e ações para ganhar o aplauso do mundo. Torna-se escravo das expectativas dos outros. O temor aos homens anda de mãos dadas com o medo da rejeição - talvez o maior medo na vida de uma pessoa.







Cavando Fundo



De que maneira a compreensão do nosso "status" como filhos de Deus - aceitos, amados, seguros - deve eliminar o poder da opinião de outras pessoas sobre nós?



É necessário desagradar aos homens para agradar a Deus? Compare Provérbios 3:4 com Lucas 2:52. Jesus cresceu em favor diante deDeus e dos homens. Será que esta é a norma para o cristão ou a exceção?



Leia Gálatas 1:10. O que significa procurar agradar a Deus e não ao homem? Você pode imaginar situações em que teria de escolher entre as duas opções?



Abrindo o Baú



Fique atento hoje às situações nas quais será tentado a agradar a homens e não a Deus. Procure sondar seu próprio coração para descobrir por que a aprovação deles é tão importante para você.







Uma Oração



Pai, obrigado pelo teu amor e pela aceitação que encontrei em Cristo Jesus. Perdoa-me por muitas vezes viver conforme as expectativas dos outros, em vez de descansar em teu amor. Amém.







Um Brilhante



Quem teme ao homem arma ciladas mas quem confia no Senhor está seguro. Provérbios




Colaborador: Ação Jovem 1º trim. 2004 - DSA