JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa: Sal da terra

Logo no inicio do culto na porta de entrada entregue para cada irmão um saquinho com um pouquinho de sal de preferência sal grosso por ser natural e uma pequena vela. Para que sejam usados no momento da escola sabatina.

Abertura:

DIRIGENTE 1: Deus nos chama para a Sua obra e nos capacita para que tenhamos as condições necessárias para realizá-la. A nossa maior obra é a glorificação do Nome de Deus. Uma das formas de fazermos isso é levando ao mundo o amor de Deus, o mesmo amor que nos alcançou e que quer alcançar toda a humanidade (João 3:16). Nós somos os mensageiros do amor de Deus, os pregadores das boas novas da salvação em Cristo Jesus.

DIRIGENTE 2: Como ministros do Reino de Deus, Jesus nos comparou com dois elementos indispensáveis à vida humana: o sal e a luz. Ele afirmou que nós somos o sal da terra e a luz do mundo, isto é, estamos aqui para fazer a diferença, para tornar conhecido o amor com que Ele nos amou. Mas o que é ser sal e luz? Que atitudes precisamos tomar para salgarmos e iluminarmos o mundo?

Sal

Para entendermos o nosso real papel no mundo precisamos conhecer algumas características do sal. (Peçam aos irmãos que coloque na palma da mão o saquinho de sal que receberam.)

Dirigente 1- O sal provoca sede. Assim como o sal a nossa vida cristã precisa provocar sede nas pessoas. Elas precisam olhar para nós, para o nosso testemunho e a nossa pregação e desejar receber cada vez mais.

Dirigente 2 - O sal também da sabor às coisas. As pessoas sem o real conhecimento de Deus estão tristes, desesperadas, perdidas, em depressão, indo pro inferno. Como filhos do amor de Deus, precisamos colocar um pouco de sabor à vida das pessoas, mostrando através do nosso santo proceder que é possível ser diferente, sempre mantendo um caráter cristão irrepreensível.

Dirigente 1 - O sal preserva. A nossa sociedade está se deteriorando moralmente a cada dia. Precisamos fazer a nossa parte, evitando que a nossa sociedade se degrade ainda mais, ensinando e vivendo os princípios da Palavra de Deus contra os males e pecados sociais. Por que Jesus disse:

(se possível uma pessoa trajada de Jesus entra recitando o verso abaixo)

JESUS: Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.

Luz – peçam a todos que acendam suas velas

1 - Somos luz porque Jesus brilha através de nós, uma vez que por Ele fomos iluminados (Efésios 1:18). Mas o que é a luz e o que ela faz?

2 - A luz torna as coisas visíveis e nos ajuda a enxergá-las como elas realmente são. As pessoas estão perdidas nas trevas do pecado e nós, como embaixadores da graça de Deus, devemos levar-lhes a luz do Senhor Jesus, pois nós mesmos estávamos em trevas e fomos resgatados (Efésios 5:8; 1 Pedro 2:9).

Nós somos a luz do mundo, mas não a NOSSA luz, e sim a luz de Jesus Cristo. A nossa luz não pode estar encoberta, mas devemos conhecer profundamente os objetivos da mensagem de Deus e verbalizá-la. Pois disse Jesus:

( Jesus sai pela porta da frente recitando os versos abaixo).

JESUS - Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.

Canta com toda a igreja o hino sal da terra ou outro parecido.

Encerramento:

O crente precisa assumir uma postura diferente na sociedade. Assim como Noé, ele precisa ser justo e temente a Deus. Quando nos distanciamos de Deus e do ideal do Seu Reino de amor, perdemos a nossa capacidade de salgar e de iluminar o mundo e nos tornamos imprestáveis. Somos como o sal que jamais deixa o saleiro, ou como a luz que se acende em lugares escondidos, onde não há ninguém. Quando salgarmos, o sabor que devemos levar às pessoas é o sabor da vida abundante que Deus nos deu; quando iluminarmos, a nossa luz precisa ser o evangelho da salvação.

Autora: Dilza Moreira

Apresentado na igreja de Guaratinga-Bahia

Colaborador: Dilza