JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa:

I-O QUE É FÉ?



Numa definição mais teórica, o apóstolo Paulo escreveu que “FÉ é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver” (Hebreus 11:1 BLH).

Um grande exemplo de viver a prática desta FÉ pode ser visto na experiência de Jó. Quando ele se encontrava num sofrimento de desgraças extremas ainda pôde dizer: “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” (Jó 19:25-27 RA).

Imagino que talvez você deva estar se perguntando: “mas para que ter FÉ?”, “por que preciso ter FÉ?”



II-PARA QUE SERVE A FÉ?

Para se aproximar de Deus é preciso ter FÉ porque “de fato, sem FÉ é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6 RA). É através desta aproximação que nos tornamos “filhos de Deus”, e isto acontece “mediante a FÉ em Cristo Jesus” (Gálatas 3:26 RA).

Quando pedimos algo para Deus, uma das condições básicas para recebermos as Suas bênçãos é ter FÉ (Tiago 1:6).

A FÉ capacita-lhe a defender-se dos piores males; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno (Efésios 6:16 RA).

“Nos dias do Novo Testamento os dardos frequentemente eram feitos com estopa embebida em substância combustível e então acesos, de modo que os escudos de madeira necessitavam de uma cobertura de couro a fim de extinguir o fogo rapidamente. Paulo sabia que ‘as ciladas do diabo’ incluíam esses dardos inflamados, a saber, as línguas dos homens que agem como flechas, as setas de impureza, egoísmo, dúvida, medo, desapontamento, que são planejadas pelo inimigo com o intuito de queimar e destruir. O apóstolo sabia que somente a dependência de FÉ em Deus podia debelar e anular o efeito de tais armas, sempre que fossem atiradas no cristão” (Francis Foulkes, EFÉsios – Introdução e Comentário – São Paulo: Editora Mundo Cristão, 1963, pág. 145).

Amigo, a vitória sobre tentações, dúvidas, sensualidades, desesperos, provações, rebeliões, culpas, etc, através da FÉ, pode ser tão grande, a ponto de levar a vencer o mundo inteiro! Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé (1 João 5:4 RA).

Mas… a maior finalidade da FÉ é a salvação da nossa alma (1 Pedro 1:9). “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16 RA).













III-PORQUE TER FÉ

Podemos dividir a razão da nossa necessidade de adquirir FÉ em cinco partes básicas:

1) Porque é uma necessidade humana básica. Nós é que precisamos ter FÉ. Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. (Mateus 9:12 RA).

2) Porque tudo que não provém de FÉ é pecado (Romanos 14:23 RA).

3) Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus (Romanos 3:23 RA).

4) Porque precisamos ser salvos do pecado. (Leia: Romanos 7:24 e 25; e Efésios 2 :1-5)

5) Porque é o único meio para alcançar a graça da salvação. Justificados, pois, mediante a FÉ, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; (Romanos 5:1 RA) Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da FÉ. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de tê-la. (Efésios 2:8 e 9 BLH).

Esta é a maior necessidade do ser humano: ser salvo em Jesus e alcançar a vida eterna. Acreditar nisto, é um ato de FÉ. A FÉ é a confiança em Deus, ou seja, a crença de que Ele nos ama e conhece perfeitamente o que é para o nosso bem.



IV- COMO CONSEGUIR FÉ

Você quer ter FÉ?

Imagine alguém que está muito doente e precisa urgentemente de uma receita médica. Esta receita está ao seu alcance, pois o médico encontra-se muito acessível.

Este “enfermo” somos eu e você, e o médico é Jesus (Leia novamente Mateus 9:12).

Segundo o que está escrito na Bíblia, o principal meio de adquirirmos FÉ é aprendendo a Palavra de Deus. “Portanto, a FÉ vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Romanos 10:17 BLH).

Quer ter muita FÉ? O tamanho da sua FÉ é proporcional, também, ao quanto você estuda a Bíblia. Percebe? Que vantagem em estar fazendo este estudo!

A Bíblia também ensina que, quando procuramos fazer a vontade de Deus, a nossa FÉ aumenta. “Veja como a sua FÉ e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações, a sua FÉ se tornou completa” (Tiago 2:22).



V- CONCLUSÃO

Certa vez, um malabarista chamava a atenção de um grande público, por conseguir atravessar uma incrível distância, sobre uma altura mortal, caminhando por cima de uma corda.

Para aumentar o entusiasmo de sua platéia, aquele artista fez um desafio. Ele perguntava se havia alguém ali que acreditava que ele poderia atravessar novamente, mas desta vez, empurrando um carrinho de mão. “Fiéis” e empolgados, todos eles gritavam:

“Nós acreditamos!” “Vai que você consegue!”

Valorizando a confiança nele depositada, o profissional encarou o desafio e venceu.

Foi então que ele perguntou se alguém acreditava que ele poderia atravessar, carregando, no carrinho, uma pessoa. Perto do malabarista, uma senhora, fez alarde de sua FÉ, gritando:

“Não tenho dúvida nenhuma! Você consegue! Vá em frente!”

O artista, olhando para ela, falou:

“Se a senhora crê que consigo, seja você a pessoa que irá comigo. Entre no carrinho!”

Amigo, provavelmente você conclua, para si mesmo, ser alguém que acredita que, pela FÉ, podemos ser salvos em Jesus. Ele desafia-lhe a crer, para receber esta salvação. E ensina que para crer, é preciso dar ouvidos à Sua Palavra. É aprendendo sobre a Bíblia que você “entra no carrinho”.

Aceite a FÉ, dom gratuito oferecido por Deus, continuando a estudar Sua Palavra.

Colaborador: Manuela Alves Ferreira