JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial: A promessa do Messias

JA – A promessa do Messias

Louvor

Abertura

Parte 1 -

Música Especial

Parte 2

Momento de Oração

Parte 3

Vídeo

Parte 4

Música Especial

Sermonete

Oração



Abertura



Parte 1

A vinda do Salvador foi predita no Éden. Quando Adão e Eva ouviram pela primeira vez a promessa, aguardavam-lhe o pronto cumprimento. Saudaram alegremente seu primogênito, na esperança de que fosse o Libertador. Mas o cumprimento da promessa demorava. Aqueles que primeiro a receberam, morreram sem o ver. Desde os dias de Enoque, a promessa foi repetida por meio de patriarcas e profetas, mantendo viva a esperança de Seu aparecimento, e, todavia, Ele não vinha. A profecia de Daniel revelou o tempo de Seu advento, mas nem todos interpretavam corretamente a mensagem. Século após século se passou; cessaram as vozes dos profetas.

Mas, como as estrelas no vasto circuito de sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem tardança. Era necessário que o mundo passasse por alguns momentos e transformações, antes da vinda do Messias. Assim, nos divinos conselhos fora determinada a hora da vinda de Cristo. Quando o grande relógio do tempo indicou àquela hora, Jesus nasceu em Belém.

Extraído e a adaptado do “Desejado de Todas as Nações” – Ellen White.

Parte 2

Com base no que ouvimos anteriormente podemos ficar com um questionamento: “Por que o Jesus nasceu somente a pouco mais de 2000 anos? Por que não antes ou depois?”

Sobre isso, Ellen White comenta:

A Providência havia dirigido os movimentos das nações, e a onda do impulso e influência humanos, até que o mundo se achasse maduro para a vinda do Libertador. As nações estavam unidas sob o mesmo governo. Falava-se vastamente uma língua, a qual era por toda parte reconhecida como a língua da literatura. De todas as terras os judeus da dispersão reuniam-se em Jerusalém para as festas anuais. Ao voltarem para os lugares de sua peregrinação, podiam espalhar por todo o mundo as novas da vinda do Messias.

Por essa época, os sistemas pagãos iam perdendo o domínio sobre o povo. Os homens estavam cansados de aparências e fábulas. Ansiavam uma religião capaz de satisfazer a alma. Conquanto a luz da verdade parecesse afastada dos homens, havia almas ansiosas de luz, cheias de perplexidade e dor. Tinham sede do conhecimento do Deus vivo, da certeza de uma vida para além da morte.

Fazia séculos que as Escrituras haviam sido traduzidas para o grego, então vastamente falado no império romano. Os judeus estavam espalhados por toda parte, e sua expectação da vinda do Messias era, até certo ponto, partilhada pelos gentios. Entre aqueles a quem os judeus classificavam de pagãos, encontravam-se homens que possuíam melhor compreensão das profecias da Escritura relativas ao Messias, do que os mestres de Israel. Alguns O esperavam como Libertador do pecado. Filósofos esforçavam-se por estudar a fundo o mistério da organização dos hebreus. A hipocrisia destes, porém, impedia a disseminação da luz. Com o fito de manter a separação entre eles e as outras nações, não se dispunham a comunicar o conhecimento que ainda possuíam quanto ao serviço simbólico. Era preciso que viesse o verdadeiro Intérprete. Aquele a quem todos esses tipos prefiguravam, devia explicar o sentido dos mesmos.



Parte 3

Como podemos ter a convicção de que a promessa da vinda do Messias foi cumprida em Jesus?

É interessante notar que cada profecia descrita no Antigo Testamento é satisfeita na vida de Jesus. Desde do modo e local seu nascimento, propósito e missão de vida, até a sua traição e morte, é um relado e cumprindo fielmente. Vejamos algumas dessas profecias:

(Selecione algumas das profecias abaixo. Pode ser dado alguns dos textos bíblicos entre os que estão na igreja)





EVENTO PROFECIA CUMPRIMENTO

Lugar de Nascimento Malaquias 5:2 Mateus 2:1

Quando nasceria Daniel 9:25 Lucas 1:5

Que nasceria de uma Virgem Isaias 7:14 Lucas 1:34,35

A matança dos meninos Jeremias 31:15 Mateus 2:16-18

A Fuga para o Egito Oséias 11:1 Mateus 2:19-23

Seu ministério na Galileia Isaias 9:1:1 Mateus 4:23

O desprezo dos judeus Isaias 53:3 João 19:14-16

Sua entrada em Jerusalém Zacarias 9:9 João 12:12-15

Traído pelo amigo Salmos 41:9 Lucas 22:3-6; João 18: 2-5

Vendido por 30 dinheiros Zacarias 11:12 Mateus 26:14-16

Falsos acusadores, falsas acusações Salmos 27:12 Mateus 26: 59;60

Humilhado, torturado Isaias 50:6 Lucas 22:63-65

Odiado Salmos 69:4 Lucas 23:21-23

Sofrimento por Amor Isaias 53:4 Lucas 23:34; João 3:16

Morto como um criminoso Isaías 53:12 Lucas 23:33

Pés e Mãos transpassados Salmos 22:16 João 20:25-28

Jogariam em suas vestes Salmos 22:18 João 19: 23 e24

Sepultamento em local reservado a pessoas ricas Isaias 53:9 Lucas 23: 50-53

A Ressureição Salmos 16:10 Marcos 16:5,6.

A Ascensão Salmos 68:18 Marcos 16:19; Atos 1:6-11



Parte 4

Jesus realmente cumpriu várias profecias em sua primeira estada nesta terra, como visto nos textos que citados anteriormente. Mas as maiores profecias sobre Jesus ainda não se cumpriram. São as que tratam da sua volta.



\\\\\\\"Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse eu vos teria dito. Vou preparar-vos lugar e quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos receberei para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vós também.\\\\\\\" (João 14:1-3)



\\\\\\\"Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi recebido no céu, assim virá do modo como O vistes subir\\\\\\\" (Atos 1:11)



\\\\\\\"Eis que o Senhor Deus virá com poder, e o Seu braço dominará; Eis que o Seu galardão está com Ele, e diante dEle, a Sua recompensa\\\\\\\". (Isaías 40:10).



\\\\\\\"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e por fim Se levantará sobre a terra. Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos O verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro em mim.\\\\\\\" (Jó 19:25-27)



\\\\\\\"Quando vier o filho do homem na Sua majestade e todos os anjos com Ele... então dirá: Vinde benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo\\\\\\\" (Mat. 25:31 e 34).



\\\\\\\"Porquanto o Senhor mesmo, dada a Sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor\\\\\\\" (I Tess.4:16 e 17)



\\\\\\\"Eis que venho sem demora.\\\\\\\" (Ap. 22:20)



Bem, poderia citar-se outros textos, mas penso o foco principal é a certeza de que, se as profecias da primeira vinda se cumpriram, podemos entender que as da segunda também se cumprirão.



\\\\\\\"Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois, quem fez a promessa é fiel.\\\\\\\" (Hebreus 10:23)



Sermonete



Procure falar sobre a promessa da Volta de Jesus. Foque na questão de se Ele cumpriu toda a primeira promessa, por que não cumpriria a segunda?

Colaborador: Victor Wesley Santos Macedo