JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Programa Especial: Liderança

1º Sábado



08:40h – Serviço de Cântico

08:55h – Abertura: Bandeiras e Tocha.

08:58h – Música Tema: Fé e Ação

09:03h – Oração

09:05h – Dramatização 1

09:10h – Música Especial

09:15h – Informativo

09:18h – Lição

10:00h – Apresentação das Visitas

10:03h – Música Especial

10:08h – Dramatização 2

10:18h – Encerramento

10:20h – Oração Final



Dramatização 1

Voz Oculta: Há uma diferença entre ser um líder e ser um chefe. Os dois são baseados em autoridade. Um chefe demanda obediência cega; um líder conquista sua autoridade por meio da compreensão e confiança. Sendo assim, como nós podemos ser lideres cristãos?

Entra as duas cenas no clube de desbravadores:

1ª Cena: Conselheiro da unidade ordem unida, onde o desbravador erra o passo e o conselheiro o chama de burro.

2ª Cena: Conselheiro da unidade ordem unida, onde o desbravador erra o passo e o conselheiro ajuda a ajeitar o passo.

Voz oculta: Liderança é inspirar outras pessoas com uma visão clara da contribuição que elas podem oferecer, através do nosso comportamento determinamos que tipo de cristão somos e através do testemunho podemos trazer novos seguidores ou alienados a vida cristã.



Dramatização 2

Voz Oculta: Cristo nos pede para que sejamos líderes assim como ele foi. Ele não esperava os outros fazerem, ele fazia, quando alguém não sabia o que fazer, ele sentava e procurava uma solução. Não era porque ele tinha todo o poder do mundo em suas mãos, que dava de mão beijada, ele auxiliava os seus seguidores nas dificuldades que eles encontravam.

Entra as duas cenas no clube de desbravadores:

1ª Cena: Conselheiro da unidade manda montar barraca, os desbravadores se queixam que as varetas estão quebradas, e ele manda se virar, chega alguns com um moi de gravetos pra acender a fogueira e ele reclama colocando defeitos na madeira e joga no chão e manda buscar outros.

2ª Cena: Conselheiro da unidade manda montar barraca, os desbravadores se queixam que as varetas estão quebradas e ele arranja uma solução, chega alguns com um moi de gravetos pra acender a fogueira e ele encontra defeitos, fala quais são os defeitos e diz como deve ser, chama para ir junto procurar.

Voz oculta: Os melhores líderes cristãos são aqueles que mais bem refletem o caráter do Mestre, podemos ter a fé do mundo, conhecer toda a bíblia, crer na trindade e na salvação, porém, se não arregaçarmos as mangas e ter as atitudes que Cristo teve, de sair, pregar e auxiliar o próximo, de nada vai adiantar está todos os cultos na igreja e não praticar aquilo que o nosso Pai nos ensinou. Seja você um reflexo do Pais.



PROGRAMA DE CADA DIA

19:30h – Serviço de Cântico

19:45h – Boas Vindas

19:48h – Música Tema

19:53h – Oração

19:55h – Clipe/ Jogral/ Video/ Encenação

20:00h – Música Especial

20:05h – Pedido de Oração

20:10h – Mensagem

20:50h – Música Especial

20:55h – Oração Final



2º DIA

Feito um clipe com a história de Samuel!

https://www.facebook.com/adventistas.djr/videos/653598461640057/



3º DIA- Jogral



Voz oculta: Débora, mulher de Lapidote, era profetisa. Era também juíza dos israelitas naquele tempo. Havia uma palmmeira entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim. Débora sentava-se debaixo dela, e os israelitas vinham até ali para que ela julgasse as questões que eles traziam. Ela mandou chamar Baraque, filho de Abinoão, que estava na cidade de Quedes, no território da tribo de Naftali, e lhe disse: — O SENHOR, o Deus de Israel, está lhe dando esta ordem: “Escolha dez mil homens das tribos de Naftali e Zebulom e os leve ao monte Tabor. Eu vou trazer Sísera, o comandante do exército de Jabim, até o rio Quisom para lutar contra você. Ele virá com seus carros de ferro e soldados, mas eu farei com que você o vença.” Então Baraque disse a Débora: — Só irei se você for comigo. Se você não for, eu também não irei. Juízes 4:4-8.



1- Mulher de muita atitude, ousada, sensível, corajosa mais acima de tudo temente a Deus.

2- A vida de Débora é um exemplo de que a coragem independente do sexo e da força física, mas é uma disposição firme de servir a Deus e decidida em suas escolhas.

3- Ocupou uma posição a qual Deus a designou, a única juíza profetiza de Israel, sobre uma interessante perspectiva, a da coragem.

4- Débora significa ABELHA e designa uma pessoa que possui uma força de vontade excepcional, ela luta com grande determinação para alcançar seus objetivos.

5- É uma demonstração de que a cultura não se confunde com os desígnios divinos e que devemos sempre discernir o que é cultural do que é divino.

Todos: Deus quer Débora’s contemporâneas. Porque não você? 



4º DIA

Jogral

T- Há inúmeros clamores ao redor do mundo.

1- Um dos maiores clamores é por liderança experiente.

2´- Para os cristãos que acreditam na Bíblia, muito pode ser extraído das experiências de indivíduos que foram chamados para liderar nos domínios cívico e espiritual.

3- A liderança cívica era inteiramente para reis, e a liderança espiritual era para sacerdotes e profetas.

T- Jeosafá foi um rei de Judá.

1- Na cultura hebraica, dar nome a uma criança era uma responsabilidade muito especial.

2- Jeosafá é a combinação de duas palavras hebraicas: Jeo (abreviação de Jeová) e safá

(Ele governa).

3- Portanto, o significado do nome é: Jeová governa.

T- Um líder que temia a Deus

1- Ele permitia que Deus dirigisse sua vida. Por sua vez, ele compartilhou esse estilo de vida com seus subordinados. Por essa razão, quando Acabe suplicou a Jeosafá para se juntar a ele na guerra contra Ramote de Gileade, a resposta dele foi: “Peço-te, consulta hoje a palavra do Senhor”.

T- Um líder que ora

2-Temos um Deus que ouve nossas orações. Ele nos diz: “Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece” (Jr 33:3).

T- Jeosafá, um líder escolhido por Deus!



5º DIA

Personagens

Elizeu –

Elias –

Pai de Elizeu –

Mãe de Elizeu –



Voz oculta: Encontrava-se Elizeu no campo arando o território quando Elias chegou perto dele e jogou sua capa e Elizeu largou o que estava fazendo e disse.

Elizeu: Deixa eu me despedir da minha família, depois irei com você.

Elias: Está bem, pode ir.

Voz oculta: Elizeu sai de encontro a sua família, se despede de cada um deles, e segue de partida com Elias. Precisamos estar dispostos a aprender com O Mestre o verdadeiro sentido do seguir. Peça a Deus que lhe dê um espírito de humildade e obediência para seguir, como Eliseu seguiu Elias, aceitando qualquer tarefa que Deus julgue apropriada para dar a você.



6º DIA

Feito um Video baseado na história de José!

-ROTEIRO-



Personagens:

José –

Um irmão –

Negociante de Escravos-

Potifar –

Mulher de Potifar –

Carcereiro –

Faraó –



1ª Cena – Vendendo José ao comprador

[José amarrado por seu irmão, pedindo que o solte, e o irmão não fala nada com a cara fechada, passa o comprador de escravos e o irmão de José o chama]

Irmão: Ei! Tá comprando escravos?

Negociante: Opa! Qual é? Esse daqui? [pega em José, avaliando]

Irmão: Sim, dá quantas moedas?

Negociante: Aqui não vale nem 10, mas vou dá 25 ciclos.

Irmaõ: Certo, fechado, pode levar!

[Negociante se certifica que José está bem amarrado e continua seu caminho]

2ª Cena – Caminhado para o Egito

[José caminha por uma boa distância com o comprador ~música no fundo~]

3ª Cena – Vendido a Potifar

[José largado no chão a espera de um comprador, chega então Potifar para o comprar]

Potifar: Esse daí tá de quanto?

Negociante: Baratinho, 50 ciclos. Vai levar?

Potifar: Vou sim!

Negociante: Bora, levante! [Empurra José para Potifar]

4ª Cena – Tentação com Rebecca

Encontra-se José Trabalhando em na casa e chega a mulher de Potifar jogando charme. José se nega e corre, ela rasga um pedaço de sua manta. Potifar chega, ela se queixa de José, Potifar vai atrás dele para o levar preso.

5ª Cena – Preso

José é preso.

6ª Cena – Chamado para interpretar o sonho de Faraó e se torna governador.

Faraó: Tive um sonho que ninguém consegue interpretar. Mas ouvi falar que você, ao ouvir um sonho, é capaz de interpretá-lo.

José: Isso não depende de mim, mas Deus dará ao faraó uma resposta favorável.

Faraó: Sonhei que estava em pé, à beira do Nilo, quando saíram do rio sete vacas, belas e gordas, que começaram a pastar entre os juncos. Depois saíram outras sete, raquíticas, muito feias e magras. Nunca vi vacas tão feias em toda a terra do Egito. As vacas magras e feias comeram as sete vacas gordas que tinham aparecido primeiro. Mesmo depois de havê-las comido, não parecia que o tivessem feito, pois continuavam tão magras como antes. Então acordei. Depois tive outro sonho. Vi sete espigas de cereal, cheias e boas, que cresciam num mesmo pé. Depois delas, brotaram outras sete, murchas e mirradas, ressequidas pelo vento leste. As espigas magras engoliram as sete espigas boas. Contei isso aos magos, mas ninguém foi capaz de explicá-lo.

José: O faraó teve um único sonho. Deus revelou ao faraó o que ele está para fazer. As sete vacas boas são sete anos, e as sete espigas boas são também sete anos; trata-se de um único sonho. As sete vacas magras e feias que surgiram depois das outras, e as sete espigas mirradas, queimadas pelo vento leste, são sete anos. Serão sete anos de fome. Deus mostrou ao faraó aquilo que ele vai fazer. Procure agora o faraó um homem criterioso e sábio e coloque-o no comando da terra do Egito

Faraó: Uma vez que Deus lhe revelou todas essas coisas, não há ninguém tão criterioso e sábio como você. Você terá o comando de meu palácio, e todo o meu povo se sujeitará às suas ordens. Somente em relação ao trono serei maior que você. Entrego a você agora o comando de toda a terra do Egito

[Em seguida o faraó tirou do dedo o seu anel-selo e o colocou no dedo de José. Mandou-o vestir linho fino e colocou uma corrente de ouro em seu pescoço]







7º DIA

Um Clipe:

https://www.facebook.com/adventistas.djr/videos/656142651385638/



8º DIA

Sábado (28/07/2018)

08:45h – Serviço de Cântico

09:00h – Boas Vindas

09:02h – Música Tema

09:07h – Oração

09:10h – Músicas sobre Fé e Ação

09:20h – Informativo

09:23h – Lição

10:03h – Apresentação das Visitas

10:05h – Música Especial

10:10h – Cordel e Encerramento

10:20h – Oração Final



CORDEL

Foi feito a leitura do cordel, e a cada rima do personagem ele entrava.



Cordel

Eu vou contar a vocês

Como se foi a semana

Começou com Josué, cabra macho

Não era nenhum “banana”

Sua missão era difícil

Com muito suor e sacríficio

Levar o povo reclamão

A terra prometida pelo Deus de Abraão

O mesmo que chamou Samuel

Enquanto ele dormia

Só respondeu na quarta vez

Porque a voz do Senhor não conhecia

Viu muita coisa errada, que a Deus não agradava

Mas como foi fiel ao Senhor, ele o recompensou

Teve a honra de ungir o rei escolhido pelo grande Eu sou.

E nessa história toda, só entrou uma mulê

Ow bicha arretada, aquela Débora a juíza que dominava.

Uma guerra se gerou, o povo todo se abalou

Como mulher forte do Senhor, a todo o povo acalmou.

Foi a frente da batalha, com maestria comandava

O exército regozijava, pois o Senhor ia a frente, derrotando quem chegava.

Agora é o rei Josafá

Que muito orando sem cessar

Nem uma espada precisou levantar

Pois só com a oração a vitória conseguiu conquistar

Algo bem esquisito aconteceu

Com o nosso amigo Elizeu

Tava lá trabalhando

No seu campo arando

Escutou alguém chegando

Uma capa apareceu voando

Era Elias lhe chamando

Pra ser estagiário no período de alguns anos.

Vou contar agora o que parece um drama

Um jovem rapaz que foi vendido pelas pessoas que ama

Foi escravo de um chefão, fazia de tudo um pouco

Logo foi promovido pra comandar a casa num todo

De mansinho foi chegando

No ouvido buzinando

A mulé de Potifar, pronta pra atacar

Quando a tentação bateu

O esperto José então correu.

Por ser temente a Deus esse pecado não cometeu

Mas infame não aceitou ser rejeitada pelo humilde sonhador

Ce

Graças a sua revelação

O Faraó o tornou governador daquela Nação

(PARA A VERSÃO COMPLETA ME PROCURE NO GMAIL: ivoa95@gmail.com)

Colaborador: Ivo Araújo