JA-Online

http://www.ja-online.net.br

Peça: A representação de Natal

Lucas 2



1 a 5. Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os cidadãos do Império se registrarem, a fim de ser feita uma contagem da população. Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. Então todos doram se registrarm cada um na sua própria cidade. Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamda Bélem, onde tinha nascido o rei Davi. José foi lá porque era descendente de Davi. Foi registrar-se com Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida.



6 e 7 E aconteceu que, enquanto estavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho, Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão.



8. Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos.



9. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou sobre os pastores. Eles ficaram com muito medo.



10 a 12. Mas o anjo disse: Não tenham medo! Estou aqui para trazer uma boa notícia a vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje, na cidade de Davi, nasceu o salvador de vocês - o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.



13 e 14. No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fossem um exército celestial. Eles cantavam hios de louvor a Deus, dizendo: Glória a Deus nas maiores alturas do céu! E paz na terra para as pessoas a quem ele que bem!



15. Quando os anjos voltaram para o céu, os pastores diziam uns aos outros: Vamos até Belém para ver o que aconteceu, para ver aquilo que o Senhor nos contou.



16 a 19. Eles foram depressa, encontraram Maria e José e viram o menino deitado na manjedoura. Então contaram o que os anjos tinham falado a respeito dele. Todos os que o que os ouviram os pastores diziam ficaram muito admirados. E Maria ficou lembrando todas essas coisas; pensava muito nelas e ia guardando tudo no coração.



20. Então os pastores voltaram para os campos, cantando hinos de agradecimento a Deus pelo que tinham ouvido e visto. E tudo era justamente como o anjo havia falado.



Mateus 2



1 a 9 Jesus nasceu na cidade de Belém, na região da Judéia, quando Herodes era reu da terra de Israel. Nesse tempo alguns homens que estudavam as estrelas vieram do Oriente a Jerusalém, e perguntaram: "Onde está o menino que nasceu para ser o rei dos judeus? Nós vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo." Quando o rei Herodes soude disso, ficou muito preocupado, e todo o povo de Jerusalém também. Ele reuniu os chefes dos sacerdotes e os professores da Lei e peguntou onde devia nascer o Messias. Eles responderam: "Na cidade de Belém, na região da Judéia, pois foi isto o que o profeta escreveu:Você, Belém, que fica na terra de Judá, de modo nenhum é a menor entre as principais cidades de Judá, pois de você sairá o líder que guiará o meu povo de Israel. " Então Herodes chamou os visitantes do Oriente para uma reunião secreta e perguntou qual o tempo exato em que a estrela havia aparecido. Depois os mandou a Belém com a seguinte ordem: "Vão e procurem informações bem certas sobre o menino. E, quando o encontrarem, me avisem, para eu também ir adorá-lo." Depois de receberem as ordens do rei, os visitantes foram embora. No caminho viram a estrela, a mesma que tinham visto no Oriente. Ela foi adiante deles e parou acima do lugar onde o menino estava.



10 a 12. Eles ficaram muito felizes e contentes quando viram a estrela. Entraram na casa e encontraram o menino com Maria, a sua mãe. Então se ajoelharam diante dele e o adoraram. Depois abriram as suas caixas e lhe ofereceram presentes: ouro, incenso e mirra. E num sonho Deus avisou os visitantes do Oriente para não voltarem ao lugar onde Herodes estava. Por isso eles voltaram para a sua terra por outro caminho.


Colaborador: JA-Online